As 6 melhores dicas de como criar conteúdo para LinkedIn
Criar conteúdo para Linkedin é importante para divulgar um perfil pessoal e profissional na plataforma. Acompanhe o artigo e aprenda a se destacar na rede de forma eficiente.
O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, presente em 200 países e com mais de 850 milhões de usuários. Lançada em 2003, a plataforma é referência quando o assunto é networking entre profissionais de diferentes áreas.
Na rede, usuários compartilham experiências, trocam recomendações e buscam por novas oportunidades no mercado.
É aí que a produção de conteúdo para LinkedIn se torna uma atividade importante tanto para potencializar perfis pessoais quanto de empresas que buscam por colaboradores qualificados.
Confira as principais dicas para criar um conteúdo para LinkedIn que engaje e eduque o leitor.
Por que produzir conteúdo para LinkedIn?
Além dos mais de 850 milhões de usuários na rede, o LinkedIn conta com 58 milhões de empresas registradas. Esses números mostram o alcance que a rede tem e dá um gostinho do que o criador de conteúdo pode conquistar.
Por meio de conteúdo de valor, um profissional ou empresa é capaz de se divulgar para pessoas com um perfil interessado em saber mais sobre elas.
Isso porque, no LinkedIn as pessoas estão ativamente em busca de novas oportunidades e abertas a conhecer melhor suas conexões.
Para profissionais, é um ótimo espaço para mostrar seus conhecimentos e contribuir com artigos, materiais ricos e opiniões sobre sua área de atuação. Já para as empresas, é o lugar ideal para encontrar novos candidatos para vagas.
Dicas de produção de conteúdo para LinkedIn
Cada rede social possui um público específico, portanto é necessário produzir um conteúdo que dialogue com a pessoa que o está consumindo.
A partir disso, é possível escrever de forma engajadora e assertiva. Confira as principais dicas para conteúdo e potencialize seu perfil:
Crie conteúdo de valor
Um conteúdo de valor é a produção que responde a uma dor que a persona tem. Por exemplo, um estudante que está em busca de uma oportunidade de estágio procura por conteúdos que falam sobre isso.
Para criar bons conteúdos para LinkedIn é preciso lembrar que a rede é uma plataforma profissional, portanto publicações que saiam dessa esfera não são recomendadas.
Sendo assim, foque em compartilhar materiais que condizem com o mercado e deixe as atualizações do dia a dia para outras redes sociais.
Tenha um calendário de publicação
Uma cadência de publicações bem definida é uma aliada forte do algoritmo e criar um calendário editorial ajuda, e muito, a conquistar mais leitores.
Para isso, vale usar ferramentas como Trello ou Notion para visualizar as pautas com mais facilidade e organização. Além disso, vale definir dias e horários específicos para publicar novos conteúdos.
Produza em diferentes formatos
Publicar conteúdo em diferentes formatos é uma forma de garantir que os usuários interajam mais. Portanto, faça bom uso de vídeos, enquetes e artigos para oferecer um conteúdo mais simples de ler.
Para identificar o tipo de formato favorito dos leitores, observe quais publicações já feitas tiveram um maior número de comentários, curtidas e compartilhamentos. Dessa forma, é possível focar em entregar exatamente o que o público deseja.
Faça boas recomendações
O LinkedIn é a rede ideal para compartilhar experiências e fazer recomendações aos seguidores. Isso porque, é um público com um perfil que busca por inovações e novidades do mercado.
Sendo assim, vale criar publicações que falem sobre materiais como:
- Artigos;
- Livros;
- Cursos;
- Perfis de outros usuários.
Interaja
A interação é a chave para o sucesso em qualquer rede social. Isso mostra ao algoritmo que o perfil está ativo e impulsiona as postagens para que mais pessoas a vejam.
Para instigar mais comentários, compartilhamentos e curtidas, utilize o copywriting como aliado. Adicione perguntas ao final dos posts e responda os comentários para continuar uma conversa com o usuário.
Além disso, é importante produzir conteúdo compartilhável. Ou seja, publicações de valor, com boas imagens, textos claros e coesos, fontes confiáveis e informações relevantes.
Utilize as funções da plataforma
O LinkedIn oferece inúmeros recursos que devem ser explorados na produção de conteúdo. Já citamos anteriormente as possibilidades de diferentes formatos de publicação, como imagem, vídeo, texto e etc.
Para criadores de conteúdo, a plataforma possui a opção Modo de Criação, que permite o uso de hashtags, interesses a serem descoberto e a possibilidade de que os usuários apenas sigam a conta.
Além disso, a métrica Social Selling Index (SSI) calcula a força de um perfil ao atribuir uma nota. Com ele, é possível conferir pontos de melhoria no perfil e identificar novas oportunidades na rede.
Produza conteúdo para LinkedIn e potencialize seu perfil
Criar conteúdo de valor e engajador para LinkedIn é uma estratégia essencial para se destacar na maior rede profissional do mundo.
Isso porque, ao produzir materiais de valor que abordem as necessidades e interesses de sua audiência, os profissionais e empresas podem fortalecer sua presença e atrair novas oportunidades de trabalho e colaboradores qualificados.
Portanto, não deixe de inserir o LinkedIn em suas estratégias de produção de conteúdo e explore seus recursos exclusivos. Com isso, seu perfil se destaca e você conquista ainda mais espaço na plataforma.
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