Conteúdo Evergreen: por que é tão importante criar materiais perenes?

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Publicado: 20 de abril de 2023 | Atualizado: 27 de abril de 2023.

Conteúdo Evergreen, ou perene, é um material otimizado para os mecanismos de busca para se manter relevante por um longo período. Mesmo anos após sua publicação, um conteúdo evergreen pode se tornar o carro-chefe do seu tráfego.

Conteúdos não conquistam autoridade e posicionamento do dia para a noite. O ranqueamento envolve diversos fatores que levam tempo para gerar resultados, como a otimização para os mecanismos de busca (SEO).

Pensando nisso, criar materiais que mantêm a relevância por um longo tempo deve fazer parte da estratégia de Marketing de Conteúdo. Esses materiais são excelentes ativos para aumentar suas chances de obter sucesso nos mecanismos de busca.

É aí que entra o Conteúdo Evergreen, materiais pensados para continuar gerando bons resultados até mesmo anos depois de serem publicados.

Quer saber o que são e por que você deve conteúdos atemporais? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

O que é Conteúdo Evergreen?

Duas pessoas, um homem e uma mulher, escrevem em um notebook, uma de frente para a outra em uma mesa. Vistos de cima é possível ver, além dos computadores, os objetos jogados em cima da mesa, como celulares

Conteúdo evergreen (ou “sempre verde”, em tradução livre) é um material que trata de um assunto atemporal, ou seja, que não perde relevância com o passar do tempo.

Ele é mais amplo do que uma notícia ou atualização, que por mais importantes, deixam de agregar valor ao leitor após determinado período.

Conteúdos perenes posicionam e geram tráfego por anos e anos, desde que você os mantenha atualizados. Jamais abandone seus materiais após publicá-los!

Para além de ser atemporal, você consegue se aprofundar muito mais em uma produção evergreen. É possível enriquecer a peça com detalhes, ferramentas, fatos e contextos mais bem elaborados para gerar um valor maior à leitura.

Isso ajuda não só a oferecer um conteúdo mais qualificado ao usuário, como também potencializa bons resultados nos buscadores. Até porque Google, Bing e outros mecanismos dão prioridade a materiais bem produzidos.

Pense em um conteúdo sobre Marketing, por exemplo. Trata-se de um tema atemporal, já que seu conceito não irá mudar com o passar do tempo.

Claro que as ferramentas e aplicação dos conhecimentos de marketing estão sempre evoluindo, mas a ideia principal já foi estabelecida.

Com isso, você pode ter feito um artigo com essa palavra-chave há vários anos e estar nas primeiras posições do Google até hoje.

Nem todo o seu conteúdo precisa ser perene, já que publicações sazonais também são bem-vindas. No entanto, sua estratégia de Marketing de Conteúdo tem muito a ganhar com o Evergreen Content.

Os materiais noticiosos podem, sim, gerar resultados imediatos, mas têm uma vida útil bastante curta.

Já os conteúdos evergreen podem dar sustentação ao seu tráfego e geração de leads por tempo indeterminado.

Como evitar que seu conteúdo perca relevância?

A forma com que um conteúdo é escrito pode prendê-lo a um período de tempo e impedir que ele seja verdadeiramente perene.

Saiba dialogar com a sua audiência de modo que suas produções continuem frescas e relevantes pelo maior tempo possível.

Para isso, você pode usar datas específicas e contextualizar períodos de forma concreta. Em vez de “atualmente”, dê uma informação, como “com o aumento da importância de produzir conteúdos originais […]”.

Ou, no lugar de “ontem” ou “há algumas semanas”, use “no dia 23 de abril de 2023”, por exemplo.

Dessa forma, o leitor absorve as informações com um direcionamento claro, sem que nada fique solto no decorrer do texto.

Como gerar ideias de conteúdo perene?

Gerar ideias de conteúdo perene pode parecer um grande desafio, mas não é. Basta seguir algumas “fórmulas” simples, que falaremos a seguir.

Identifique tendências de mercado

O objetivo de um conteúdo evergreen é manter a relevância por muito tempo. Logo, saber o que é tendência no seu nicho de mercado é uma das melhores formas de pensar em temas para estes textos.

Dessa forma, você não só produz um material perene sobre um tema importante, como faz isso antes da concorrência, tendo mais tempo para posicionar e gerar tráfego.

Pense em conteúdos conceituais

Este artigo que você está lendo é um bom exemplo de conteúdo conceitual, ou seja, evergreen.

Para gerar temas como este, você pode se basear em alguns exemplos de títulos pré-prontos, como:

  • “O que é…”
  • “Conheça de vez o…”
  • “Guia definitivo sobre…”
  • “Tudo que você precisa saber sobre…”

Pensando na produção, aborde os conceitos e conhecimentos mais importantes que o leitor precisa aprender sobre o tema.

Lembre-se que não precisam ser conteúdos enormes, mas a densidade tende a se fazer presente em boa parte deles.

Aposte em guias práticos

Outra modalidade muito utilizada para conteúdos perenes é a dos materiais práticos, com dicas, guias, passo a passo e mais. Alguns exemplos de títulos são:

  • “Como fazer…”
  • “9 exemplos de… para você se inspirar”
  • “Guia prático de como…”
  • “5 passos para fazer…”

Vale dizer que as listas são excelentes tanto para materiais práticos quanto conceituais, além de terem muito potencial para posicionamento na primeira página da SERP.

Confira alguns exemplos de listas que nós mesmos preparamos e que se configuram como conteúdos perenes:

É preciso reforçar a importância de revisitar esses conteúdos de tempos em tempos e garantir que as dicas, passos e ferramentas sejam as melhores possíveis.

Temos novas práticas e ferramentas surgindo constantemente. Logo, é natural que você precise incluí-las em conteúdos práticos para mantê-los atualizados.

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4 dicas para você produzir conteúdo evergreen

Ao escrever conteúdo evergreen, é natural que você cometa alguns deslizes sem perceber. Eles podem reduzir a longevidade da relevância do material, fazendo com que ele fique datado após um tempo.

Para evitar essas armadilhas, separamos 4 dicas que vão te ajudar a fazer conteúdos perenes:

1 – Priorize o topo do funil

A maior parte dos conteúdos atemporais está no topo do funil de vendas, a fase do aprendizado.

Neste momento, eles estão apenas começando a reconhecer um problema, sem ter ideia de como solucioná-lo.

Por esse motivo, o conteúdo evergreen é ideal para introduzi-lo a um assunto mantendo sempre sua relevância.

Como dissemos, é possível se aprofundar melhor nos temas e disponibilizar um material de grande relevância ao leitor.

2 – Foque em conhecimentos comprovados

Pense em assuntos que não deixem margem para dúvida ou refutação no futuro. Claro que você deve ficar atento às tendências e novidades do mercado, mas isso precisa ser deixado para os conteúdos sazonais.

Nos atemporais, é mais adequado usar informações comprovadas e estabelecidas para garantir um conteúdo sólido e de relevância estendida.

3 – Aproveite os links internos

O link building é um dos grandes fundamentos do SEO, já que impulsiona a autoridade de páginas estratégicas do seu site – ou seja, SEO on-page.

Em se tratando de conteúdo evergreen, ou seja, materiais que mantêm acessos e posicionamento por muito tempo, é natural usá-los para ancorar outros materiais do seu blog.

Dessa forma, você aprimora a experiência do usuário com textos relevantes para ele se aprofundar sobre determinados assuntos.

Além disso, estimula o tráfego (e, por consequência, o posicionamento) de outras páginas do site.

4 – Use URLs simples

Conteúdos perenes costumam abordar conceitos e práticas, o que facilita a criação de URLs simples.

Fazer links curtos e diretos ajuda no compartilhamento e, de quebra, é um importante fator de rankeamento nos mecanismos de busca.

Isso porque, ao fazer um texto sobre Marketing Digital, por exemplo, os crawlers do Google e demais ferramentas buscam por URLs que correspondam ao tema.

Logo, o ideal é que o endereço seja “idealmarketing.com.br/blog/marketing-digital”, e não “[…] o-que-e-marketing-digital-entenda-o-conceito”.

As vantagens de produzir Conteúdo Evergreen

O principal benefício de produzir conteúdo evergreen é que ele tem grandes chances de permanecer relevante, gerando visitas e disputando as primeiras posições dos buscadores por um longo período.

É natural encontrarmos posts criados em 2015 e 2016 na primeira página de algumas palavras-chave com grande volume de busca.

Em todos os casos, o conteúdo foi criado para permanecer relevante o máximo de tempo possível, sendo ajustado aqui e ali quando necessário.

O importante é corresponder à intenção de busca do usuário, seja como for. O internauta que pesquisa por “marketing” hoje quer saber o mesmo que quem fez a mesma pesquisa há 5 ou 10 anos.

E é muito provável que, daqui a 5 ou 10 anos, a intenção continue a mesma. Logo, ter um conteúdo perene sobre o assunto permite que você consiga se posicionar durante todo esse tempo.

Além disso, esse tipo de produção é um dos meios mais eficazes de se construir autoridade na internet.

Pense em todo o tempo que seu texto pode ficar em evidência, ganhando menções, sendo compartilhado e recebendo links externos.

Tudo isso ajuda a colocar seu nome “na boca do povo”, como alguém que possui uma produção de conteúdo qualificada – ou seja, que sabe do que está falando.

Por que atualizar conteúdos antigos é importante?

Um homem segura um tablet na mão esquerda. Na mão direita ele checa alguma coisa no celular. Por cima da imagem há uma edição de foto que mostra os conteúdos projetados em cima dos aparelhos

Lembre-se sempre que o conteúdo evergreen não é imutável. Mesmo que, em alguns casos, não seja necessário fazer alterações por um bom tempo, eles podem prejudicar sua estratégia com o passar dos anos.

Por isso, fique atento aos novos fatores de rankeamento que surgem constantemente. Temos o Google Core Update, por exemplo, que é uma atualização na Pesquisa Google
realizada sazonalmente pela empresa.

Ela altera o entendimento do algoritmo do que é um conteúdo relevante, passando a levar outros recursos em consideração para determinar as primeiras posições de uma palavra-chave.

Você pode, por exemplo, criar planilhas para mapear todos os seus conteúdos perenes e realizar as alterações necessárias quando chegar a hora.

Atualizar um conteúdo antigo é melhor que criar um novo, já que ele ainda terá de ser indexado e começar o processo de gerar tráfego e posicionamento.

Um material estabelecido já possui um nível de autoridade e reconhecimento. Logo, atualizá-lo permite que você gere resultados melhores em menos tempo.

Construa autoridade com conteúdos atemporais

Agora você já pode começar a construir sua autoridade na internet com o conteúdo evergreen!

Aproveite os insights que utilizamos no decorrer do artigo para implementar a prática de escrever textos atemporais para o seu blog.

Com isso, você se coloca em posição de aproveitar os inúmeros benefícios dessa estratégia, gerando tráfego e posicionamento sustentável por anos e anos.

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