O que é Consumer Insight e como ele pode te ajudar a estreitar relações com seu público?
Consumer Insight é um processo de coleta de dados que busca entender e decifrar os consumidores através de suas preferências. Compreender suas necessidades e desejos é essencial para revolucionar o seu negócio.
Você já pensou quantas vezes pesquisou sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo? Procurar entender as condições de uma mercadoria é essencial na hora da decisão de compra.
Para oferecer o produto certo e atender o consumidor da melhor forma, as empresas podem recorrer ao Consumer Insight. Isso é, utilizar de um recurso a fim de entender mais profundamente quem são seus consumidores e como chegar até eles.
Ficou curioso? Quer saber mais sobre como esse processo funciona e qual a sua importância no mercado? Continue lendo, que a gente te explica.
O que é Consumer Insight?
Para entender como esse processo funciona, primeiro precisamos aprender de onde vem esse termo. A palavra “insight” não possui uma tradução exata para o português, mas de forma simplificada, significa a compreensão repentina de uma ideia.
Dessa forma, o Consumer Insight nada mais é do que um processo de coleta de dados relevantes que ajudam a compreender como os clientes pensam, quais são suas opiniões, sentimentos e desejos.
Quando navegamos pela internet deixamos rastros e pegadas por onde passamos. Sites que entramos, pessoas com quem interagimos e conteúdos que lemos.
É através do levantamento, análise e interpretação desses dados que o Consumer Insight faz o seu papel.
A ideia é entender e prever o comportamento de compra do seu consumidor a fim de traçar estratégias mais assertivas para atender suas expectativas.
Por que o Consumer Insight é importante?
Com a ajuda dessa estratégia é possível compreender o que atrai e retém os clientes certos. O objetivo é beneficiar ambos os lados: tanto os clientes que buscam ter suas demandas atendidas, quanto as empresas que podem ser a solução.
Vale lembrar que o Consumer Insight não funciona como as pesquisas de mercado.
Enquanto as pesquisas coletam dados específicos e que acabam em um relatório, essa é uma estratégia que levanta informações sobre as motivações dos problemas apontados pelos clientes e interpreta esses dados em um contexto e narrativa para que possam ser úteis.
Unir conceitos como branding e persona pode te ajudar ainda mais a entender seu público. É interessante coletar dados em redes sociais, e-commerces e em pesquisas de mercado sobre quem sua audiência realmente é. Você pode buscar informações como:
- Idade;
- Geolocalização;
- Hábitos de consumo;
- Processos de compra;
- Preferência de pagamento.
Como colocar o Consumer Insight em prática?
A Internet se torna uma grande aliada quando falamos em coleta de dados. Através das redes sociais e rastros em navegadores como o Google, fica fácil de encontrar as informações certas.
Para coletar os Insights necessários, seguimos uma ordem de etapas.
Esses passos são o caminho para melhores campanhas de marketing, ações mais certeiras, otimização de produtos ou serviços e para uma experiência do cliente mais completa, são eles:
Identificar
O primeiro passo é estabelecer um objetivo. Antes de começar uma pesquisa, precisamos entender qual é o problema que enfrentamos e quais são as perguntas certas a serem feitas para obtermos a resposta que precisamos.
É importante fazer perguntas claras para aprender exatamente o que precisa sobre o seu consumidor.
Mapear
O próximo passo é mapear os métodos e recursos disponíveis. É preciso deixar claro qual será a forma de coleta de informações e a metodologia utilizada. Se possível, varie as fontes e métodos para um melhor resultado.
Não se esqueça de definir quem será o responsável por analisar e interpretar esses dados e utilize de técnicas confiáveis para chegar em boas conclusões.
Interpretar
Na hora de interpretar, é necessário ter em mente a busca por padrões de comportamento.
É nessa etapa que se entende as percepções dos consumidores sobre sua empresa, quais problemas eles identificam e quais são suas expectativas.
É preciso saber diferenciar o que são insights de qualidade e que podem ser levados a frente para, de fato, solucionar problemas. As melhores ideias vão te dar uma luz sobre qual caminho seguir e como aprimorar o seu negócio.
Aplicar
Com os resultados já em mãos, fica mais fácil aplicá-los. Nessa etapa é necessário analisar e comparar o antes e depois a fim de encontrar pontos que podem ser melhorados.
Nesse momento é hora de pensar em formas de aplicar o resultado obtido. Isso pode ser feito através de planos de ação, elaboração de projetos e até mesmo a reestruturação de uma campanha.
É importante dizer que o Consumer Insight é um processo contínuo e que deve ser sempre atualizado conforme a evolução da marca e do próprio público. Dessa forma, sua empresa se mantém sempre em dia e até mesmo pode prever futuras mudanças em seus consumidores.
Ferramentas para utilizar na aplicação da estratégia
Já te contamos como aplicar essa estratégia, mas não sobre as ferramentas disponíveis para isso. Então listamos algumas fontes:
Pesquisas de mercado
É a forma de pesquisa mais direta com o consumidor. Nela, você pode estreitar a comunicação com seus clientes e fazer perguntas claras e objetivas e descobrir dados específicos como demografia, satisfação sobre o produto e hábitos de consumo.
Facebook Audience Insights
O Facebook Audience Insights é uma ferramenta muito útil na hora de traçar o perfil dos consumidores. Por ele, é possível perceber tendências, encontrar inspirações, entender preferências e dados demográficos para sua empresa.
Google Analytics
O Google Analytics não é novidade quando falamos sobre análise de dados. Ele oferece formas de monitorar e registrar o desempenho de sites e blogs em relação ao Google.
Essa ferramenta, é essencial para descobrir como sua empresa vai e quais técnicas de otimização podem ser utilizadas para subir no rankeamento.
É um recurso essencial para entender quais conteúdos do seu site estão bem posicionados e quais necessitam de otimização. Dessa forma, fica mais fácil focar no conteúdo que o seu público julga ser mais relevante.
Central de atendimento
Não podemos esquecer dos canais de suporte. Seja por chat, e-mail ou telefone, os consumidores precisam ser ouvidos, principalmente quando entram em contato com a sua empresa para buscar apoio.
Ouvindo as sugestões, ou os problemas que eles enfrentam, é possível captar possíveis melhorias.
Redes Sociais
Nada melhor do que as próprias redes sociais para obter informações de seus usuários. É por lá que você pode conhecer intimamente seus consumidores. Por meio do big data é possível captar informações até mesmo de quais negócios seu cliente interage e suas preferências.
CRM
O CRM (customer relationship management), ou, gestão do relacionamento com o cliente, em português, atua no registro de informações dos consumidores, buscando construir uma relação duradoura.
Aqui o foco é no vínculo consumidor e empresa, é uma forma de registrar os dados relevantes dos processos que vão desde o primeiro contato até o pós-venda.
Mais do que informações básicas como endereço, telefone e interações com o site, o CRM é uma forma de criar uma conexão duradoura com o consumidor e através de um histórico, permitindo que o próximo contato seja mais eficiente.
Invista na revolução do seu negócio!
Como você viu durante o conteúdo, o Consumer Insight é uma ferramenta muito útil para decifrar seus clientes. É importante considerar investir nele se sua empresa precisa de novos métodos e caminhos.
Lembre-se de que essa estratégia bem feita depende de um objetivo claro, das ferramentas certas e uma boa interpretação aplicada. Realize esse processo de forma periódica para tirar o máximo de proveito das informações coletadas.
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