A importância da consultoria profissional para o seu e-commerce
Se você tem interesse em abrir um e-commerce e busca conhecimento conversando com pessoas que já possuem ou tentaram abrir uma loja virtual provavelmente escuta os mesmos comentários: “a minha loja não vende”, ou “o e-commerce é um custo que não se paga”.
Toda pessoa que pretende empreender na internet, mas não tem conhecimento para entender o processo de criação (do visual às ferramentas), divulgação e estudo dos dados, não compreende como o seu negócio pode gerar resultados na internet.
Afinal, o que é uma consultoria profissional de e-commerce?
Para entender, primeiramente deve-se ter em mente o que é uma consultoria. Consultoria, independente da área, é um ramo profissional exercido por um especialista, que através de dados estuda e apresenta soluções para o seu negócio.
Na consultoria, existe a troca de informações sigilosas de maneira intencional e confiável, onde ambas as partes devem estar dispostas a partilhar.
Ocorre uma extensa troca de conhecimentos, onde o contratante informa e ensina sobre o funcionamento do seu negócio, e o contratado informa sobre os erros e as possíveis soluções; no caso da consultoria de e-commerce, o foco é em como gerar resultados e tornar a loja virtual em um negócio rentável na internet.
O profissional (consultor de e-commerce) deve ser alguém de fora, pois acaba tendo um olhar neutro para o negócio do seu cliente, assim conseguindo apurar melhor as informações sem estar preso às rotinas que a empresa que o contratou possui, deixando-o livre para gerar novas estratégias na área em que foi contratado para prestar a consultoria.
Vantagens da consultoria profissional para e-commerce
Há duas situações em que se contrata uma consultoria profissional de e-commerce. Uma delas é se o contratante não possui uma loja na internet e deseja abrir uma. A outra é quando o comerciante já possui um e-commerce, porém não gera resultados com ela (em muitos casos só gera despesas).
Consultoria para quem ainda não possui um e-commerce
- Reduz tempo e o custo para lançar a Loja Virtual
O consultor estuda a sua empresa para realizar o e-commerce adequado para o seu negócio. Isso faz com que se reduza o custo, já que ele lhe auxiliará a escolher a plataforma de e-commerce correta para o seu negócio e as ferramentas necessárias para o seu funcionamento, assim evitando gasto com ferramentas desnecessárias e também diminuindo o tempo para lançar o seu e-commerce.
- Planejamento do marketing digital para divulgar a loja na internet
O marketing digital é muito mais barato que o físico, e produz muito mais dados que podem ser transformados em estratégias. O consultor profissional, entendendo quais as necessidades que sua empresa requer para vender na internet, também pode apresentar as plataformas mais viáveis e que podem produzir resultados para a divulgação da sua mais nova loja digital.
Consultoria para quem já possui um e-commerce
- Identifica falhas técnicas no e-commerce
O consultor possui um vasto conhecimento técnico sobre as funcionalidades e serviços de um e-commerce, sendo capaz de identificar falhas na operação da sua loja virtual que podem estar impedindo a mesma de vender e, mais além, afastando os clientes do seu ambiente digital.
- Melhora o atendimento dos colaboradores da empresa no ambiente digital
Mesmo com o avanço dos robôs e respostas automáticas, o atendimento que ainda arrecada mais vendas é o humano. O consultor identifica falhas nos atendimentos dos canais online (e muitas vezes na loja física também!) e auxilia os colaboradores em como atender nos canais digitais, como no chat do e-commerce, WhatsApp e formulários de contato.
- Aumenta vendas e a receita da sua Loja Virtual
O objetivo principal do consultor é: tornar sua Loja Virtual em um vendedor ativo e funcional, aumentando o lucro da sua empresa através do e-commerce. Todas as estratégias mencionadas acima são exatamente para alcançar este objetivo.
Essas são somente algumas das vantagens de se contratar um consultor profissional de e-commerce. Está na hora de fazer sua loja na internet gerar lucro, e o primeiro investimento certeiro para tal tarefa é na contratação de alguém que entenda do assunto.
Escrito por: Vinicius Tarouco, jornalista e diretor de redação na Kasterweb.