Construindo sua presença digital com Personal Branding
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 22 de março de 2022 | Atualizado: 24 de março de 2022.
O universo online está cada vez mais em expansão.
Provavelmente você deve ter acompanhado os últimos anúncios sobre a criação do Metaverso, da Meta, e o boom de empresas de diversos segmentos que pretendem investir nessa empreitada.
Além disso, por conta da pandemia da Covid-19, hábitos de consumo e experiências mudaram do físico para o digital, fazendo com que mais empresas e pessoas corressem para alcançar esses avanços.
Ou mesmo que esses espaços se relacionem de alguma forma. Com compras sendo iniciadas nas redes sociais e oficializadas nas lojas, por exemplo.
Agora, imagine você, com sua marca pessoal – seja vendendo um serviço ou sendo parte da representação de uma empresa – querendo aparecer nesse mundo todo.
Parece ser algo impossível, não é?
Então, nada mais importante do que procurar se diferenciar no mar de marcas e produtos digitais.
Mas, será que você pode aplicar as mesmas técnicas e estratégias usadas por empresas para ganhar espaço na web como pessoa autônoma, por exemplo?
Não só pode, como deve!
E é aí que o Personal Branding entra. Porque trabalhar a imagem e a conexão com as pessoas – e futuros leads – não é algo restrito às grandes corporações.
Ainda mais no atual cenário digital.
Quer saber mais sobre a importância de construir sua marca e como posicionar sua imagem no meio digital? Continue a leitura deste artigo!
Mas, o que é um branding?
Antes de qualquer coisa, a gente precisa entender o que significa o branding e como sua gestão está atrelada ao sucesso de relacionamento entre empresas e seus respectivos públicos.
Em resumo, o Branding nada mais é do que o gerenciamento de estratégias de uma determinada marca para gerar percepções e conexões com seus clientes.
Tudo bem, não é assim tão fácil.
Um bom gerenciamento de marca requer planejamento pensado do curto ao longo prazo, trabalhando cuidadosamente os elementos passados para o mundo porque, afinal, são esses conceitos que fixarão a lembrança da empresa na mente e corações do público.
Então, podemos dizer que o branding é a atuação de como sua empresa será percebida e lembrada.
Ainda mais no espaço digital, apenas tentar vender um produto não é mais tãaao bem visto. As pessoas querem proximidade e identificação.
Elas querem saber de quem estão comprando e buscam transparência sobre os serviços que contratam.
Vamos ver como esse conceito se aplica a você e sua marca pessoal com personal branding?
Conhecendo o personal branding
Até aqui, você já deve ter entendido que o Personal Branding não se trata apenas de fazer propaganda da imagem pessoal.
Nem mesmo fazer aparições desenfreadas sem passos bem definidos estrategicamente.
Todas as ações e movimentações determinam a forma como você e sua marca serão vistos no digital e no offline – impactando diretamente no que você pretende ofertar e no público que deseja atrair.
Por exemplo, o que lhe vêm à mente quando você lê algo ou escuta alguém falar sobre empresas como McDonald ‘s, Coca-Cola, Zara ou Starbucks? Ou mesmo aquela pessoa influencer que você acompanha…
Seja bom ou ruim, é certo que essas menções vão provocar alguma sensação e sentimento pela forma como essas empresas se portam em ambos os mundos – físico e digital – e se posicionam no mercado.
E caso você repudie ou se identifique com a empresa por determinado comportamento, por exemplo, isso fará com que você aconteça uma aproximação ou afastamento com chances de fidelização.
Aqui, é a filosofia e a essência da empresa que estarão em jogo.
Legal, não é mesmo? Mas antes de aprendermos sobre as vantagens de se trabalhar a marca pessoal, vamos entender as diferenças entre Personal Branding e Marketing Pessoal.
Diferenças entre marketing pessoal e personal branding
Diferente da construção da marca pensada a longo prazo, o marketing pessoal será focado nas divulgações dos trabalhos propriamente ditos. É voltar a atenção do público para o que você faz e pode fazer.
Nesse sentido, o marketing pessoal envolve uma gama maior de alcance pela frequência e formatos de promoção dos serviços. Tendo a recordação dos clientes em potencial pelo que já foi desenvolvido.
Por exemplo, sendo você uma pessoa que oferece cortes de cabelo especializados em domicílio, o marketing pessoal irá basicamente mostrar os processos e resultados de clientes satisfeitos, certo?
Já a marca pessoal seria usada para gerar conexão com essas pessoas que procuram por cabeleiras diferentes e estilizadas pela preocupação em trazer o bem-estar e promover a autoconfiança.
Lembrando, marketing pessoal e Personal Branding podem ser aplicadas em conjunto para potencializar os esforços de vendas.
Importância e principais benefícios da marca pessoal
O Personal Branding irá fortalecer o seu posicionamento no mercado de forma que possa atrair clientes em potencial, gerando oportunidades de negócios.
E sendo uma marca forte, as pessoas irão confiar no que é oferecido e criar uma relação que vai além das compras; mas também agregando valor, fazendo com que as pessoas considerem as filosofias e sejam fiéis.
Veja alguns benefícios de trabalhar a marca pessoal:
- estabelecer sua autoridade sobre a área de atuação
- se destacar da concorrência
- demonstração de habilidades e conhecimentos
- humanização da marca
- identificação do público com produto ou serviço
- recomendações
- percepção de valor
Quem pode usar
As vantagens vão para além de pessoas que já têm presença na web, como artistas, gestoras e gestores de grandes empresas, pessoas públicas e demais influências digitais.
Profissionais que atuam em carreira autônoma também podem se beneficiar do Personal Branding. Principalmente com o intuito de expandir sua marca e presença digital.
Pelas redes sociais, você pode facilmente encontrar perfis de pessoas de diferentes áreas com atuação de marca:
Veterinária, medicina plástica, área musical, jornalistas e demais profissionais de comunicação, advocacia, dermatologia, sendo esses:
- pessoas freelancers
- profissionais em transição de carreira
- profissionais que pretendem começar o próprio negócio
- autônomos e autônomas
Construindo sua presença digital
Antes de definir as estratégias, procure entender o seu nicho, valores e a imagem que você quer passar para o mundo.
A partir disso fica mais fácil estabelecer os objetivos e demais caminhos para seguir na construção da presença digital.
Conheça o seu público e a sua audiência; de nada vale tentar se estabelecer se você não sabe com quem está falando ou não entende os valores que possuem em comum para explorar.
Trabalhe o Personal Branding de maneira genuína. A ideia é viver o que você passa nas redes sociais, sem forçar a barra e criar roteiros teatrais.
Como começar
- marque presença em ao menos uma rede social
- crie uma boa história sobre a sua marca
- conte essa história com leveza, ensinando e agregando valores
- seja constante com os conteúdos
- fale sobre os seus processos
- permita que as pessoas saibam da sua vida pessoal
- construa relacionamentos
Essas são apenas algumas dicas iniciais para que você possa entender mais sobre o uso do Personal Branding e sua importância nos dias de hoje.
Com essa contribuição, será possível identificar se está na hora de começar a colocar em prática as estratégias para construir uma marca pessoal que gere visibilidade e oportunidades.