Conheça as vantagens de usar um sistema de gestão comercial na sua empresa

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Publicado: 3 de janeiro de 2023 | Atualizado: 1 de outubro de 2024.

Sistema de gestão comercial é um software que permite a melhora da eficiência do seu time de vendas e maior controle financeiro. Saiba como essa ferramenta pode aumentar a produtividade da sua empresa.

Com a evolução da tecnologia na era digital, as empresas têm utilizado ferramentas cada vez mais avançadas para otimizar o setor comercial.

O resultado desse avanço é um mercado competitivo, com consumidores que exigem abordagens adequadas para cada etapa da jornada de compra.

Nesse contexto, ter um sistema de gestão comercial é imprescindível para otimizar processos e gerar mais vendas. Isso porque, ele moderniza os processos e permite uma visão clara do que está sendo feito.

Com esse software é possível monitorar as tarefas e impulsionar a produtividade dos times, além de coletar dados importantes para aprimorar o processo de vendas.

Continue a leitura para entender como um sistema de gestão comercial funciona e descubra as principais vantagens de utilizar essa ferramenta.

O que é um sistema de gestão comercial?

gestão de empresas

Um sistema de gestão comercial, também conhecido como ERP de vendas, é uma ferramenta que gera organização e eficiência ao negócio.

Esse software armazena dados comerciais e possui diferentes funcionalidades para controlar o processo de vendas com inteligência.

Além disso, ele faz a integração de todos os setores da empresa, o que facilita a comunicação e melhora a eficiência dos processos internos.

Afinal, se todas as áreas da companhia utilizam a ferramenta, fica mais fácil realizar tarefas, controlar as finanças, gerenciar o estoque e identificar melhorias.

Com ele é possível prever cenários e entender o comportamento de compra dos consumidores para fazer um planejamento de vendas ainda mais eficiente.

Por fim, um bom sistema de gestão comercial também emite relatórios sobre equipes.

Por que sua empresa deve investir em um sistema de gestão comercial?

Chegamos à chamada Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial.

Ela é marcada pela automação de processos, que se tornou popular em empresas dos mais variados nichos de mercado.

Na Indústria 4.0, as empresas passam a utilizar ferramentas de Cloud Computing, Internet das Coisas (IOT) e Big Data para integrar seus processos à tecnologia.

Portanto, implementar um sistema de gestão comercial auxilia na adaptação dessa nova fase do mercado.

Sendo assim, ele ajuda a tomar decisões com base em uma ampla base de dados sobre clientes e colaboradores.

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Quais as vantagens de um sistema de gestão comercial?

A tomada de decisão baseada em interpretação de dados proporciona uma série de benefícios para o seu negócio. Vamos aos principais:

Automação do processo comercial

Um software de gestão comercial realiza funções burocráticas de forma automatizada e precisa. Alguns exemplos são:

  • Emissão de boletos;
  • Logísticas bancárias;
  • Preenchimento de formulários e relatórios.

Com isso, as chances da equipe errar ou se esquecer de realizar esses procedimentos diminuem bastante.

Isso otimiza o tempo dos colaboradores e evita “retrabalhos” que podem comprometer o funcionamento do processo comercial.

Desenvolve o controle financeiro

Ter controle das finanças é fundamental para qualquer empresa.

No entanto, isso pode ser algo difícil, já que é preciso entender o fluxo de caixa e monitorar diversas informações simultaneamente.

Com uma ferramenta de gestão comercial é possível controlar os produtos e serviços, número de vendas, faturamento e outros dados fundamentais para controlar as finanças.

Gestão adequada dos estoques

A gestão de estoques manual, com o preenchimento de planilhas e formulários, abre margem para erros que podem custar caro.

Um sistema de gestão comercial faz isso automaticamente, dando baixa nos produtos a cada venda e emitindo avisos quando o estoque precisar de reposição.

Mas não para por aí: o software indica quais são os produtos de maior e menor saída, direcionando meios para manter um estoque saudável.

Reduz o desperdício

A ferramenta de gestão comercial reduz o desperdício de tempo e recursos da empresa.

Ela fornece relatórios que possibilitam uma gestão precisa, aproveitando ao máximo os ativos da companhia.

Melhora a comunicação interna

Com o uso de um software de gestão comercial, a comunicação da empresa melhora significativamente.

Todas as áreas do negócio passam a utilizar a mesma tecnologia para auxiliar na organização e execução de tarefas.

É possível ter uma visão clara do que cada departamento está fazendo, como e quando eles estão fazendo. Isso evita contatos desnecessários e facilita na hora de cobrar uns aos outros.

Fortalece a segurança das informações

É fundamental armazenar informações em um lugar seguro para evitar perda ou vazamento de dados.

Uma ferramenta de gestão comercial protege seus documentos com um servidor na nuvem. Ou seja, que pode ser acessado de onde quiser e do dispositivo que preferir.

Além disso, é possível definir o grau de acesso dos funcionários e organizar seus dados de acordo com a importância deles. Dessa forma, cada colaborador tem acesso somente às informações relevantes para sua função.

Gera produtividade

O sistema de gestão comercial automatiza as tarefas, diminui a incidência de erros e coloca mais dados relevantes à disposição das equipes.

Com isso, elas têm mais tempo e mais recursos para desempenhar suas funções de forma adequada, aumentando a produtividade.

Enriquece o atendimento

Uma equipe de vendas que utiliza um software de gestão comercial consegue oferecer um atendimento de mais qualidade aos clientes.

A ferramenta armazena dados importantes que podem ser utilizados nas tratativas, fazendo com que o vendedor conheça melhor as necessidades e o perfil dos consumidores.

Isso facilita a nutrição dos seus leads com disparos de e-mail e promoções exclusivas para cada contato, o que aumenta as chances de os transformar em clientes.

Maior segurança fiscal

A legislação tributária do Brasil é bastante complexa. Dessa forma, é importante ter mecanismos para garantir que a empresa esteja agindo de acordo com a lei.

Bons softwares de gestão comercial ajudam bastante já que têm funções de acordo com essa legislação.

Eles também geram arquivos requeridos pela Receita Federal e encaminham para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), entre outras funções que dão mais segurança.

Melhora a tomada de decisões

Com tantas informações precisas à disposição, é natural que a empresa tome melhores decisões.

Ao utilizar um sistema de gestão comercial é possível emitir relatórios sobre as diferentes áreas do negócio e observar indicadores reais sobre o mercado. Assim, se tem uma visão clara do que está acontecendo.

Ferramentas de um sistema de gestão comercial

inovação em gestão comercial

Nem todos os sistemas de gestão comercial são iguais. Eles costumam ser divididos em módulos, sendo que cada um serve para gerir uma área diferente da empresa com suas próprias ferramentas.

Vamos aos principais módulos e seus respectivos recursos:

  • Gestão comercial: gestão de vendas e estoque, CRM, cotação eletrônica, etc;
  • Gestão financeira: fluxo de caixa, controle de inadimplência, entre outros;
  • Gestão contábil: escrituração fiscal integrada à receita federal, emissão de notas, eSocial e mais;
  • Gestão de vendas: desempenho de vendas, perfil dos clientes, resultados de cada vendedor, descontos e promoções.

Melhore seus resultados!

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, o que requer ferramentas de qualidade para se destacar.

Além de um bom sistema de gestão comercial ajudar com isso, ele também ajuda a resolver os problemas e prevenir que outros apareçam.

Uma opção de CRM de vendas brasileiro é o Agendor, reconhecido no mercado B2B pela sua facilidade de uso, pelo suporte rápido e pelo ótimo custo-benefício.

O CRM do Agendor atende tanto gestores comerciais quanto vendedores externos e internos, com funcionalidades de múltiplos funis de vendas, geração de propostas personalizadas, envio de e-mails no CRM e muito mais.

O Agendor disponibiliza um plano gratuito, com acesso às funcionalidades básicas da ferramenta, e planos pagos completos a partir de R$ 53 mensais por usuário.

Com essas ferramentas e estratégias baseadas em dados reais e equipes satisfeitas, sua empresa só tende a crescer.

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