Saiba o que é a comunicação estratégica e como implementar na sua empresa
A comunicação estratégica possibilita o compartilhamento da mensagem correta, nos canais adequados e na hora certa. Com isso, alcançar o público do seu negócio e agregar valor aos seus produtos se torna muito mais fácil.
Com a chegada da era digital e a popularização das mídias sociais, a reputação do seu negócio pode ser prejudicada de uma hora para outra e causar danos consideráveis.
Sendo assim, é fundamental ter recursos para controlar essas potenciais crises além de, é claro, impulsionar o crescimento da empresa. É aí que entra a comunicação estratégica.
Estamos falando de um conjunto de táticas planejadas para que você possa atingir os diferentes objetivos do seu negócio a longo prazo.
Quer entender melhor esse conceito? Então continue a leitura do artigo. Para facilitar sua experiência, separamos os principais tópicos do material:
O que é comunicação estratégica e como ela funciona?
A comunicação estratégica acontece quando uma empresa aplica táticas de comunicação para alcançar seus objetivos.
Segundo a universidade britânica Oxford, ela reúne conceitos de comunicação, relações públicas, marketing, publicidade e administração.
Porém, não basta só colocar essas ações em prática: é preciso transmitir a mensagem certa, nos canais recomendados e no momento adequado.
Além disso, é necessário estipular métricas para analisar os resultados obtidos com inteligência.
Algumas situações que podem demandar ações de comunicação estratégica são:
- Melhora na comunicação com o público;
- Lançamento de novos produtos e serviços;
- Rebranding;
- Crises de imagem.
Dessa forma, podemos entender que a comunicação estratégica pode ser usada em diversas etapas de uma jornada organizacional. Ela influencia não só a rotina das empresas, como também a maneira como ela é vista.
Os 5 pilares da comunicação estratégica
A comunicação estratégica possui 5 pilares que são fundamentais para que suas ações funcionem do jeito esperado:
Conhecimento da audiência
É importante saber para quem você está direcionando seus esforços de comunicação.
Dessa forma, fica mais fácil prever as dificuldades que você vai enfrentar e definir os melhores canais para transmitir as mensagens.
Objetividade
Nessa etapa, é preciso definir objetivos claros para saber as ações que você precisa tomar. Para isso, faça uma lista das etapas que precisam ser cumpridas para atingir essas metas.
Planejamento da comunicação
Uma comunicação estratégica é uma comunicação planejada. Não se trata de momentos de inspiração de membros da sua empresa, mas de um processo pensado para ser constante e eficiente.
Alinhamento entre mensagem e identidade visual
Sua mensagem e identidade visual precisam fazer sentido juntas. Por isso, devem ser pensadas em conjunto, não separadamente.
Em momentos de crise, por exemplo, não faz sentido utilizar uma identidade visual extravagante.
Ela deve dialogar com a mensagem transmitida, que costuma ser bastante séria e até mesmo contar com algum tipo de retratação.
Desenvolvimento de competências
Existe uma série de habilidades necessárias para o sucesso da comunicação empresarial.
Exemplos disso são as Soft Skills e técnicas de Storytelling, que contribuem para que as mensagens veiculadas pela sua empresa tenham o desempenho desejado.
Ao construir esses pilares, sua comunicação passa a ser assertiva e você fica mais próximo de atingir os objetivos da sua marca.
Por que é importante ter uma comunicação estratégica?
Há uma série de boas razões para você investir em comunicação estratégica no seu negócio. Vamos às principais:
Transmite informações com assertividade
Com a comunicação estratégica a seu favor é possível transmitir as informações certas nos canais mais adequados.
Isso vale tanto para o que é divulgado para o público externo, quanto para o que é transmitido para os seus funcionários.
Assim, você garante eficiência nos processos, já que toda a comunicação é feita de maneira clara e transparente, sem a presença de ruídos.
Preserva a reputação da empresa
Uma comunicação estratégica garante que a empresa seja mostrada de maneira favorável, exaltando suas principais qualidades.
Além disso, também facilita a resolução de crises com táticas inteligentes para solucionar os problemas e preservar sua reputação.
Estimula a análise da concorrência
Parte importante da comunicação estratégica é analisar a concorrência e entender as ações que precisa realizar para se destacar no mercado.
Quando você identifica o que está sendo realizado pelos seus concorrentes diretos, também consegue ver o que não está sendo feito.
Essa é uma ótima oportunidade para implementar estratégias que vão suprir essas lacunas e trazer notoriedade para o seu negócio.
Gera motivação
A comunicação estratégica começa dentro da sua empresa, com os seus funcionários.
Antes que suas ações possam ser compartilhadas com o público-alvo, o conceito estimula o trabalho transparente e com total integração entre as equipes.
Com isso, os colaboradores se sentem felizes, como partes fundamentais do projeto – e são, de fato.
Utilize a comunicação estratégica para impulsionar sua marca
Neste artigo você aprendeu o que é comunicação estratégica, suas principais vantagens e os 5 pilares que você deve seguir para implementá-la.
Ao colocar essa abordagem em prática no seu negócio, você aumenta as chances da sua marca atingir seus objetivos mais importantes e preserva a imagem da empresa.
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