Comunicação: como ela pode ajudar a diminuir a evasão escolar

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de outubro de 2021 | Atualizado: 4 de outubro de 2021.

Os altos índices de evasão escolar são uma realidade antiga na educação brasileira. Dados da PNAD Educação 2019 apontaram que 20% das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos no país não completaram alguma das etapas da Educação Básica.

Um número preocupante que reforça o porquê do tema ser um dos principais tópicos de debates e análises no segmento.

Vários fatores podem ocasionar a evasão escolar, desde questões familiares até o ambiente educacional como um todo.

E diante das diversas mudanças na rotina escolar, causadas pela pandemia da covid-19, esses números sofreram uma crescente que despertaram uma preocupação ainda maior em muitos gestores escolares. 

Hoje, buscar meios e estratégias que fortaleçam essa relação entre escola, alunos e famílias, tem sido uma das maiores prioridades das instituições de ensino que se preocupam em zelar sua marca e fidelizar alunos para diminuir a evasão escolar.

Em outras palavras, estamos falando da adesão do marketing educacional. 

O marketing de relacionamento escolar

Como todo tipo de negócio, a escola também precisa que seus clientes confiem e comprem seus serviços para manter o pleno funcionamento da empresa. No entanto, quando falamos sobre marketing educacional, precisamos lembrar que não se trata apenas da venda de um projeto pedagógico durante uma determinada quantidade de tempo.

Estamos em uma era em que apenas o serviço ou produto por si só já não é o suficiente para o cliente, para se destacar é preciso estabelecer relações sólidas e duradouras que também podem se tornar um dos principais fatores para melhorar os rendimentos das organizações.

E como a valorização de um marketing de relacionamento pode se tornar parte da rotina da sua escola? O primeiro aspecto é a comunicação.

A importância da comunicação na evasão escolar

A forma mais simples e efetiva de implementar o marketing educacional para retenção escolar está na comunicação.

Isso porque, o acompanhamento e participação contínua dos pais e responsáveis na jornada escolar dos filhos é de extrema importância para que o jovem seja melhor assistido em relação às suas dificuldades, necessidades e desempenho acadêmico, evitando rupturas no processo de formação.

Em outras palavras, quando as famílias e os alunos se sentem parte significativa e importante na rotina escolar dos filhos e na tomada de decisões da instituição, cria-se e fortalece o sentimento de importância no processo de evolução da criança ou adolescente junto à escola, agregando um valor intangível sobre essa tríade.

Para ficar mais fácil de entender como utilizar a comunicação em prol da retenção de pais e alunos na sua escola, separamos algumas dicas essenciais, confira!

3 dicas de comunicação para fidelizar pais e alunos

Proporcione um acompanhamento cotidiano

Como citamos anteriormente, as famílias se sentem muito mais preparadas para ajudar no desenvolvimento das crianças e jovens quando possuem uma maior proximidade com a escola. 

Com a ferramenta digital apropriada, é possível que pais e responsáveis tenham acesso regular ao cotidiano dos filhos, principalmente aqueles na pré-escola, entendendo mais de perto quais são as principais necessidades para cada momento da jornada pedagógica e buscando meios para solucioná-las com auxílio da entidade educacional.

Estabeleça um canal de comunicação 

É muito importante para os pais participarem e acompanharem as novidades da escola de seus filhos.

Para isso, estabeleça um canal de comunicação simples e dinâmico no qual a escola possa divulgar todas as suas ações, medidas de melhorias e iniciativas diretamente para as famílias, desta forma eles darão muito mais valor a instituição e reconheceram o custo benefício de manter seu filho na unidade de ensino a longo prazo.

Faça campanhas atrativas

Esta pode ser uma estratégia usada em alguns momentos ao longo do ano letivo que venha a agregar maior praticidade na rotina dos pais e responsáveis, tais como a realização de uma campanha de rematrícula facilitada através de uma ferramenta digital ou abertura de uma roda de conversa online para discutir novos planos de ação para a unidade.

Por estar disponível em poucos cliques, essas iniciativas podem aumentar ainda mais o engajamento da sua escola com a família dos alunos.

A melhor parte de tudo, é que você pode colocar essas e outras atividades em práticas por meio de uma única ferramenta, como um aplicativo de comunicação escolar inovador e intuitivo, que possibilite a execução de diferentes ações em uma única plataforma, agregando benefícios e facilidade em diversos processos dentro e fora da escola. 

Com ele, gestores, docentes, pais e discentes se encontram em um ambiente participativo, trocando informações importantes para a vida educacional das crianças e jovens, reduzindo os riscos de insatisfações e a evasão escolar.

Conteúdo produzido pela equipe da ClassApp. Acesse o site e conheça todas as funcionalidades da plataforma.