Qual a relação do comportamento do consumidor com as estratégias de marketing da sua empresa?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 12 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
O marketing leva as empresas a subir degraus mais altos no mercado. O Big Brother Brasil, por exemplo, investe em interações com as marcas patrocinadoras baseadas nos consumidores delas. É um exemplo de merchandising que funciona, principalmente se analisarmos o crescimento das empresas envolvidas.
Segundo a revista Exame, a busca pela marca da Havaianas aumentou 2000% após uma das edições do BBB que ela patrocinou. Mas esse resultado só foi alcançado porque a marca observou e interagiu com o consumidor.
Cada vez mais, o marketing cria novas ferramentas e encontra outras formas de impactar os clientes. No meio de tantas empresas que também querem se promover, como a sua vai se destacar se não entender bem o seu consumidor e as suas necessidades? A chave está no comportamento do seu cliente.
A JORNADA DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Cada negócio oferece um tipo de serviço ou produto de forma diferente das outras para seu cliente. Sendo assim, a forma como o consumidor é impactado também muda em cada empresa. A delimitação dessa jornada de compra é muito importante para identificar erros e acertos das estratégias atuais, além de ser importante para indicar os próximos passos.
Se uma loja de maquiagem recebe mais clientes pela popularidade nas redes sociais, ela pode definir que a jornada de compra dos seus consumidores começa na internet.
Além disso, alguns questionamentos são importantes para o contato inicial:
- A compra é via e-commerce ou vai até a loja?
- Sua empresa é encontrada no Google?
- Quais são as palavras-chave que referenciam o meu negócio?
- A entrega do produto é realizada à domicílio ou retirada no local?
- Compra por impulso ou precisa de tempo para fechar negócio?
- É um serviço/produto utilizado mais de uma vez pela mesma pessoa?
- O que motiva os clientes antigos a comprarem novamente?
Essas e muitas outras perguntas podem e devem ser feitas na hora de traçar a jornada e definir as estratégias que a sua empresa precisa.
ESTRUTUREI A JORNADA DE COMPRA. E AGORA?
Agora você aplica estratégias de marketing que façam sentido para cada momento da decisão de compra do seu consumidor. Se você tem uma loja de móveis, por exemplo, provavelmente seu cliente pensa e pesquisa preços durante alguns dias, antes de efetuar sua compra.
O Blog da Adobe conta que o e-mail marketing de remarketing tem uma média de 57% de taxa de abertura, além de ter uma taxa de conversão de 30%. Então, um impacto feito com remarketing é ideal para essa situação, pois não permite que seu consumidor esqueça sua loja ou deixe de a considerar uma opção, além de aumentar uma porcentagem considerável de sucesso em vendas.
As possibilidades são inúmeras e é importante lembrar que não há só uma ação a ser feita antes da compra. É um conjunto de várias estratégias que vão influenciar aos poucos a decisão de compra do seu consumidor. Defina bem as fases da jornada de compra e planeje ações para cada uma delas.
CRIAÇÃO DAS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR
Se, por um lado, identificar as necessidades do seu cliente antes mesmo da compra é uma estratégia fundamental para o bom funcionamento do seu plano de marketing, por outro lado, detectar as necessidades que ainda não existem, também é.
Estar à frente dos seus clientes é uma dica de ouro para quem quer realmente impactar e ser pioneiro em ações de comunicação na sua área. Pense nas demandas que seu cliente poderá ter e antecipe-se. Assim, você cativa o consumidor a continuar comprando a sua marca, pois está oferecendo o que ele precisa sem ter procurado.
A Netflix é um bom case de sucesso nesse quesito: ela sugere séries e filmes baseados no que o cliente viu nos últimos dias. Assim, quando o consumidor pensa em acessar o serviço, a própria marca já oferece opções sem que ele peça.
Da mesma forma, faz com que o consumidor fique com mais necessidade de assistir a outras opções, já que quando ele finaliza o que estava assistindo, também recebe novas sugestões. Assim, ela cria um relacionamento forte com seu cliente, sem chances de “abandonar” o consumo.
As estratégias de marketing sempre devem ser pensadas com base no comportamento do consumidor. As pessoas querem que as marcas entendam-nas cada vez mais. A sua empresa deve se inserir dessa forma e seu negócio só terá a ganhar.
Conteúdo produzido pela Agência 3 Graus.