Aumente a competitividade empresarial com estratégias poderosas de marketing digital
Conquistar competitividade empresarial é realizar ações capazes de potencializar seus resultados e se estabelecer entre os melhores em seu setor. O Marketing Digital é a estratégia dos campeões dessa difícil disputa.
Se você tem uma empresa ou mesmo se costuma analisar o mercado empresarial sabe o desafio que é batalhar pelo crescimento do seu negócio.
Quando se fala de empresa de sucesso, qual delas vêm à sua cabeça?
Provavelmente o nome que surgirá em sua mente será o de uma multinacional ou o de qualquer outra de grande porte, certo?
No entanto, nem sempre essas gigantes são verdadeiros casos de sucesso em comparação ao mercado.
Isso porque existem muitos fatores influenciadores no grau de competitividade de um negócio.
Por isso, não existe uma fórmula mágica, é necessário um planejamento estratégico e muito trabalho diário para garantir a atuação e o sucesso de uma empresa por muitos anos.
Pensando nisso, entender o conceito de competitividade empresarial e saber como lidar com essa realidade mundial torna tudo mais claro, gerando cada vez mais possibilidades de sucesso.
Então confira:
O que é competitividade empresarial?
Já demos uma breve introdução sobre o significado de competitividade empresarial, mas o conceito é muito maior do que pode ser imaginado até agora.
Na maioria das vezes, o termo competitividade empresarial está relacionado à economia de mercado, ou seja, a rentabilidade superior aos concorrentes.
A competitividade empresarial é a disputa entre sua empresa e outros negócios do seu ramo de atuação.
É basicamente a eficiência em satisfazer as necessidades e expectativas do seu cliente fazendo uso de menores investimentos.
Por isso, uma empresa com força competitiva é capaz de cumprir sua missão com mais sucesso se comparada com outras do mesmo segmento.
A competitividade empresarial é, sem dúvidas, uma grande motivadora para gerar negócios e garantir inovação.
Por outro lado, por ser buscada por empresas de todos os portes, é também algo muito desafiador.
Por isso, é necessário conhecer completamente sua área de atuação antes de saber quem são realmente seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.
Por exemplo, é como você ter um mercado de bairro e fazer ele competir diretamente com uma filial de uma rede famosa de supermercados, também instalada em seu bairro.
Ou seja, a tarefa não é fácil, não é mesmo? Por isso, é necessário muito planejamento estratégico.
A competitividade empresarial no Brasil
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil diminuiu ainda mais a competitividade com a crise econômica nos anos de 2016 e 2017.
Isso resultou na redução da capacidade de algumas empresas de vencerem os concorrentes.
Isso ocorre, principalmente, por conta do desemprego, da baixa produtividade no trabalho e do alto custo de mão de obra.
Dessa forma, a economia foi fortemente prejudicada, deixando o Brasil na penúltima posição do ranking de competitividade empresarial.
Além disso, essa baixa competitividade também ocorre por conta da má gestão de algumas empresas.
Isso porque empresas mal geridas e sem um planejamento estratégico eficiente podem perder espaço no mercado.
Somando todos esses fatores, fica claro porque a competitividade empresarial caiu tanto nos últimos anos.
Por isso, é importante investir em gestão empresarial e contribuir com o crescimento do mercado como um todo.
4 dicas para se destacar no mercado
Quando se fala de competitividade das empresas a questão mais frequente é: como alavancar um negócio em meio a tanta concorrência?
Essa não é uma tarefa fácil, mas existem alguns pontos importantes nos quais sua empresa pode sair na frente das outras na disputa da competitividade empresarial.
Pensando nisso, separamos 4 dicas importantes para sua empresa se destacar no mercado. Confira:
Ofereça os pontos básicos e importantes
Uma empresa preocupada com a competitividade empresarial deve saber os pontos principais a se garantir: produtos de qualidade, baixo custo e satisfação do cliente.
Esses fatores são ideais para manter a competitividade empresarial do mercado.
Isso porque sem produtos de qualidade sua empresa não lucra e, consequentemente, não vende.
Além disso, se você não souber reduzir e enxugar seus custos ao máximo, suas vendas não irão lhe gerar lucro.
E, por último, mas não menos importante, é importante assegurar a satisfação do cliente, para que sua empresa continue vendendo, investindo e progredindo.
Por isso, em tempos de crise invista em melhorias no produto ou serviço, reveja o orçamento e garanta um bom relacionamento com o cliente.
Tenha um produto único
Para garantir um ponto a mais na competitividade empresarial o produto deve ser único.
Mesmo havendo no mercado muitos outros do mesmo gênero, o seu deve ter um diferencial, um conceito não possuído pelos concorrentes.
Isso pode ter a ver com características simples!
Por exemplo: um chaveiro cobra R$ 140 mais um valor de locomoção até o local do trabalho para abrir uma porta, enquanto outro cobra R$120, sem o deslocamento e ainda atende 24 horas por dia.
Qual deles você escolheria? Certamente o que oferece o diferencial.
Aquele com mais benefícios sai ganhando.
Seja atento ao seu ambiente interno
Por mais que pareça uma atitude óbvia, quando o assunto é competitividade das empresas, muitas delas focam apenas nas melhorias externas para enfrentar as crises e se esquecem de analisar as suas falhas internas.
O ambiente interno deve ser uma das maiores preocupações em tempos de crise para garantir a competitividade nas organizações. Isso porque as mudanças devem começar dentro das próprias empresas!
Por isso, analise tudo, desde a qualidade dos seus produtos, até a satisfação dos seus funcionários.
Dessa forma, você poderá realizar ações pontuais com o objetivo de resolver possíveis problemas e, com isso, contribuir com o crescimento da sua empresa e com a competitividade empresarial.
Menos investimento e mais assertividade!
Principalmente em tempos de crise, é necessário reajustar o orçamento a fim de firmar a competitividade empresarial.
Nesses momentos pode ser preciso investir menos e ter mais criatividade e assertividade naquilo que é investido.
Por isso, é importante garantir métodos internos eficazes, ter profissionais qualificados e realizar ações de desempenho já comprovadas pela experiência podem ser a chave para garantir que a empresa se mantenha em pé.
Atualmente, o marketing digital para empresas é uma ação realizada por grande parte delas a fim de gerar bons resultados e crescimento do lucro.
Não sabe como fazer isso? Abaixo explicaremos como o marketing digital pode somar quando o assunto é competitividade das empresas.
A importância do marketing digital para a competitividade das empresas
A internet revolucionou a forma como as empresas interagem com o seu público, fazendo com que eles pudessem ter uma relação mais próxima e rápida.
Por isso, estar presente no ambiente digital é essencial quando o objetivo é inserir os clientes na proposta oferecida pelo seu negócio e também garantir mais competitividade às empresas.
Hoje em dia, realizar um planejamento estratégico de marketing digital para empresas é extremamente importante.
Isso porque o marketing digital é capaz de auxiliar em pontos difíceis de serem resolvidos em outras ações, como prospectar mais clientes e mensurar a visibilidade de uma marca.
Além disso, com algumas estratégias dentro do marketing é possível segmentar o seu público, garantir presença online, dar mais credibilidade à marca, fidelizar clientes e ter força de competitividade empresarial.
Não sabe como fazer isso? Nós te explicamos!
Inbound Marketing para educar o público!
O Inbound é uma forma de marketing digital para empresas muito importante!
Isso porque no início do contato com a marca, é comum que a maioria das pessoas ainda esteja indecisa sobre a compra ou a necessidade real daquilo.
Dessa forma, é necessário usar conteúdos interessantes e exclusivos capazes de moldar a audiência.
Dentro disso, o Inbound trabalha com o objetivo de educar o público sobre a área de atuação da empresa.
Ou seja, por meio do trabalho de Inbound é possível convencer pessoas realmente interessadas que sua empresa tem aquilo que ela precisa.
Além disso, o Inbound também irá garantir uma presença online muito maior à sua empresa, aumentando automaticamente a competitividade empresarial.
Para aumentar as vendas com esse tipo de trabalho, é necessário ter conteúdos com informações relevantes e que levem o público a ter cada vez mais interesse em determinado assunto.
Se quiser saber mais sobre o tema, leia nosso texto sobre como vender na internet e entenda o que é Inbound Marketing.
Além dessa prática, ainda existem outras técnicas de marketing capazes de garantir a competitividade das empresas, como as que citaremos abaixo.
Investimento orgânico
A importância do marketing digital para empresas já é conhecida, mas é preciso saber como garantir uma boa visibilidade e, automaticamente, gerar competitividade empresarial.
Uma das formas de alcançar mais a competitividade das empresas, dar visibilidade e estar perto do público é apostar na técnica de Inbound (como citado acima).
Além desse tipo de técnica de marketing, também é importante investir em blogs e redes sociais, plataformas que te possibilitam reunir uma massa de pessoas possivelmente interessadas em seu trabalho.
No entanto, uma grande disputa das empresas na internet hoje é alcançar esses resultados sem ter que investir em cada uma das plataformas utilizadas.
Isso é possível? Sim, mas não é fácil.
Tudo depende de um trabalho com conteúdo de qualidade, ou seja, com informações relevantes e com uma linguagem que te aproxime do seu público.
Além disso, também é necessário muito estudo para conhecer cada um dos canais disponíveis no mercado e como explorar cada um deles.
Hoje, ter um bom posicionamento no Google, por exemplo, é o que a maioria das empresas desejam e, para isso, é necessário utilizar técnicas de SEO (Search engine optimization).
A sigla, que traduzida para o português significa mecanismo para otimização de buscas, diz respeito a um conjunto de práticas capazes de deixar seus conteúdos mais bem posicionados em buscadores como o Google ou o Bing.
Entre essas técnicas está a repetição de palavras-chave em um texto, ou seja, termos que resumem os temas principais de um conteúdo.
Se você não sabe como fazer, nós te explicamos tudo em nosso artigo sobre como alcançar o topo do Google por meio de técnicas SEO.
Investimento pago
O investimento pago, como diz o nome, consiste em estratégias pagas de marketing.
É basicamente algo que ajuda a aumentar a competitividade das empresas, deixando-as em evidência e acelerando seu reconhecimento com o público.
Atualmente, investir em Google Adwords, Face Ads, Insta Ads e outras ferramentas pagas tem sido para muitas empresas uma boa alternativa a fim de aumentar a competitividade empresarial.
Todas essas plataformas são oferecidas por algumas das principais empresas do mercado e são capazes de gerar excelentes resultados.
Isso porque, de uma maneira geral, o investimento pedido por elas é baixo e o retorno é além do esperado
É bem simples, você escolhe o canal, faz o investimento desejado e sua empresa terá um destaque na rede escolhida.
Mas diferente do alcance e posicionamento orgânico, isso acaba rapidamente quando você encerra o investimento.
Quando mal utilizado, esse pode ser um investimento caro e perdido.
Dessa forma, é necessário analisar onde está o seu público, como ele se comunica e aplicar as técnicas corretas nas plataformas certas a fim de atraí-lo.
Destaque a sua empresa e aumente a competitividade empresarial
Ao longo desse conteúdo, vimos que algumas ações e cuidados são sempre necessários quando o assunto é a competitividade das empresas.
Isso com que um negócio não deixe de competir e, muito menos, seja deixado de lado pelos consumidores.
Para isso, é necessário caprichar nas ações internas, como organização da empresa, e nas externas, como o uso do marketing digital.
Isso porque, seja por meio de mídia paga ou orgânica, falar a língua no seu público no local certo e com um conteúdo de extrema qualidade é essencial para aumentar a competitividade empresarial.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre competitividade empresarial, é hora de colocar a mão na massa, fortalecer o mercado e alavancar seu crescimento!