Aumente seu potencial de vendas ao saber como vender pelas redes sociais!
Você sabe como vender pelas redes sociais? Não?! Sua empresa pode estar perdendo a chance de ter uma carteira de clientes maior. Mas essa realidade fica para trás quando você aprende a explorar as oportunidades comerciais das redes mais usadas no Brasil!
Vender mais te parece uma realidade distante ou um desafio possível de ser vencido?
Tudo depende da sua perspectiva e ações para chegar nesse objetivo. Antes de mais nada, é preciso estar sincronizado com o perfil e expectativas do seu público, além de constantemente se atualizar sobre a demanda e modelos de venda do mercado.
Aliás, você sabia que as redes sociais podem ser o melhor caminho para chegar no pote de ouro?
Sim, de acordo com estudos feitos por agências de comunicação, empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são:
Divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). (Social Media Trends, 2017).
Esses dados só comprovam a nossa percepção de que a internet tem exercido cada vez mais influência nas relações comerciais entre empresa e consumidor.
Não à toa vemos grandes marcas investindo em campanhas e anúncios por meio do facebook, por exemplo.
Por que será que elas passaram a apostar fortemente no facebook ao invés de colocar um grande outdoor em avenidas movimentadas ou mandar um e-mail marketing promocional?
Certamente porque as pessoas, de modo geral, migraram suas atenções para os meios online no qual há interação, discussão e, principalmente, informação.
É claro que esse novo canal de relacionamento não anula os mais tradicionais, no entanto é preciso saber mesclá los, além de se posicionar da forma mais estratégica possível.
Sendo assim, vamos conhecer agora mesmo algumas dicas sobre como vender pelas redes sociais!
Por que é importante saber como vender pelas redes sociais?
Conforme vimos na introdução, é preciso saber como vender nas redes sociais para explorar um espaço maior de possibilidade em vendas.
Isso porque os canais antigos não têm se mostrado mais tão eficientes, sendo assim, é preciso aliar o método deles ao poder cada vez maior das redes sociais no que diz respeito a valorização da marca e divulgação de produtos ou serviços.
Além disso, a grande maioria das empresas, de todo o mundo, já reconheceram o potencial de vendas por meio da web e sabem o quanto é importante investir nas vendas por redes sociais.
Sim, até mesmo micro-empresas entraram na onda e buscam garantir a presença de sua marca nas mídias sociais, com o objetivo de se fortalecer e gerar relevância diante do público.
Ou seja, você não quer ficar fora disso e ver seus concorrentes vendendo mais por explorar com sabedoria as redes sociais e você não, certo?
Ok, já entendi a importância de saber como vender pelas redes sociais, mas qual o caminho e métodos para isso?
Não se preocupe, é o que vamos descobrir de agora em diante!
Cinco dicas para investir nas vendas por redes sociais
Sim, de nada adianta a teoria se não entregarmos os segredos da prática, não é mesmo?
Por isso te apresentaremos a seguir dicas de como vender nas redes sociais como facebook, instagram e youtube.
É claro que existem diversos outros canais, mas aqui nos concentramos em te apresentar somente os principais.
Vamos lá?
O primeiro da lista não poderia deixar de ser o Facebook, afinal é a rede social que mais tem se destacado nos últimos anos.
Crie uma fanpage
Em primeiro lugar, crie uma fanpage para a sua empresa nessa rede social.
Para termos ideia da força dela, atualmente, segundo o Statista, o Brasil está em terceiro lugar com 130 milhões de usuários ativos, ficando atrás apenas da Índia e dos EUA.
Sendo assim, construa uma página que seja a cara do seu negócio, faça postagens periódicas de acordo com o perfil e hábitos de acesso do seu público e interaja com eles.
Além disso valorize, é claro, os seus produtos e serviços evidenciando sempre o caminho a ser seguido para aquisição deles.
Por fim, outra dica crucial é: ofereça conteúdos de qualidade na página como um todo. Isso porque o valor da informação pode ser seu maior aliado na conquista de novos clientes 😉
Invista no Facebook ADS
Outro grande benefício de investir nas vendas por meio do Facebook é a possibilidade de impulsionar suas publicações com a ajuda de anúncios pagos.
Esse tipo de campanha é segmentada por idioma, localização, gênero, idade e interesses, além disso é possível definir o tamanho do investimento que mais faz sentido com a realidade do seu negócio.
Ou seja, uma clara oportunidade de alcançar mais pessoas, veiculando produtos, conteúdos e, principalmente, direcionando novos usuários para o seu portal de vendas.
E agora vamos falar do Instagram!
Cuide do seu perfil e imagens
Assim como a página no facebook, você também deve criar um perfil no instagram. Pois assim como a primeira mencionada aqui trata-se de uma das redes sociais mais usadas no Brasil atualmente.
Por isso, elabore um perfil de acordo com as preferências visuais do seu público, além disso, não foque apenas em publicar fotos dos seus produtos ou serviços. Contextualize seus benefícios e use frases motivacionais.
Stories
O Stories é outro elemento muito estratégico do Instagram.
A abordagem dele tem como objetivo destacar os momentos mais representativos da sua marca e proposta. Por exemplo, nesse espaço é interessante explorar mudanças no ambiente de trabalho, novidades no e-commerce, chegada de novos produtos etc.
Além disso, agora também contamos com a possibilidade de criar enquetes, ou seja, ótima ferramenta para conhecer melhor seus possíveis clientes. Você pode, por exemplo, promover a competição de dois produtos e descobrir qual é o preferido.
Youtube
E por fim vamos falar do youtube.
Planeje seus vídeos
Você sabia que atualmente o youtube possui mais de 98 milhões de usuários só aqui no Brasil ? E mais de 95% da população acessa essa plataforma pelo menos uma vez no mês!
Com esses dados fica clara a importância de investir em produções audiovisuais para divulgar sua marca nesse canal.
Por isso, se estamos falando em como vender pelas redes sociais, crie seu canal e planeje temáticas focando na criatividade e variedade.
Você pode explorar, por exemplo, apresentação de produtos diferenciados, tutoriais e discussões sobre a história da empresa, depoimentos de clientes satisfeitos e novidades do seu segmento.
Já sabe como vender pelas redes sociais? Veja seus números decolarem!
E então, já está mestre na missão de vendas por redes sociais? Com certeza sim.
Afinal, aprendemos juntos neste conteúdo o valor dos meios online quando o assunto é relações entre empresa e consumidor nos dias de hoje.
Ou seja, você já sabe que a maioria das empresas está fortalecendo suas ações de vendas por meio das redes sociais, portanto, não queremos ficar fora dessa!
Por isso, conhecemos 5 dias simples mas eficientes para te fazer vender e se posicionar em mídias cruciais como Facebook, Instagram e YouTube.
E se quiser aprimorar ainda mais o seu conhecimento para gerar estratégias cada vez mais assertivas, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre Marketing em redes sociais.
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