Como vender no e-commerce: as 7 melhores dicas para vender online
Quer saber como vender no e-commerce? Estar presente nas lojas virtuais tem se tornado exigência para grandes e pequenas empresas. Entenda como implementar as técnicas certas no seu negócio com as dicas abaixo.
As compras online são a forma preferida de consumo dos brasileiros. Segundo dados do e-commerce Trends 2024, da Octadesk em parceria com a Opinion Box, 58% compra mais pela internet do que em lojas físicas e 6% afirma comprar somente online.
Mesmo após o fim da pandemia, o comércio eletrônico continua em expansão, faturando mais de R$40 bilhões em vendas apenas no primeiro semestre de 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Dessa forma, fica evidente a necessidade de saber se adaptar às mudanças e aproveitar as oportunidades para vender mais na internet. Independentemente do segmento, o comércio online abre espaço para um mercado cada vez maior.
Se você ainda não sabe como explorar todo o potencial do seu negócio e quer saber como vender no e-commerce, acompanhe o conteúdo a seguir!
Como vender no e-commerce?
Ao contrário do que você possa pensar, não existe uma fórmula mágica que garanta mais vendas no seu e-commerce. Isso porque, cada segmento segue um tipo de estratégia diferente e que funciona dentro das suas particularidades.
No entanto, o que existe é uma série de boas práticas já aplicadas por outros e-commerces bem sucedidos e que geram resultados satisfatórios. Sendo assim, nossa lista a seguir segue essas técnicas já conhecidas e que dão uma boa impulsionada nos resultados.
Conheça sua persona
Mais do que estabelecer um público-alvo, é importante que o seu negócio tenha uma persona bem definida.
Persona nada mais é do que a personificação do que seria o seu cliente ideal. Ou seja, a criação de uma pessoa semi-fictícia que representa tudo aquilo que a sua equipe busca em um cliente.
De forma simples, a persona é o que guia sua empresa na hora de traçar as estratégias de venda. Conhecer as abordagens certas para conquistar potenciais clientes é importante para definir ações e aproveitar oportunidades diretas de contato.
Com uma persona em mente, fica mais fácil:
- Encontrar a linguagem adequada para convencer;
- Descobrir as dores e anseios do público a fim de resolvê-los;
- Definir promoções e ações de marketing;
- Produzir conteúdos de valor que serão úteis para nutrição;
- Planejar promoções e descontos exclusivos;
- Entre muitos outros benefícios.
Ou seja, não trabalhar com base em uma persona pré-estabelecida, é desperdiçar ótimas chances de atingir o público qualificado para as vendas.
Se você quer saber mais sobre a cultura do cliente, não deixe de ler nosso artigo sobre customer centric.
Saiba o que vender
Para se ter um e-commerce, antes é preciso entender que vender online é vender para um nicho de mercado específico. A persona, que mencionamos acima, representa os consumidores que necessitam de algo que só o seu negócio pode oferecer.
Isso foge do que conhecemos como “vender para todo mundo”, até porque, todo mundo é muita gente.
É preciso estabelecer quais serão os itens oferecidos e até onde a sua empresa pode ajudar o cliente. Por isso, entender as necessidades dos consumidores é algo fundamental.
Para começar, uma dica interessante é saber usar as palavras-chave. As long tails – termos específicos de certo segmento – são mais eficientes para filtrar os leads realmente interessados e aumentam as chances de sucesso.
Adquira bons fornecedores
Agora que você já sabe o que vender, chegou a hora de saber onde encontrar os itens perfeitos. Para quem não produz os próprios produtos, encontrar bons fornecedores pode ser um desafio e tanto.
O mais aconselhável é poder contar com mais de um profissional, trabalhando então com dois, três ou até mais fornecedores. Isso porque, caso um deles não tenha o produto disponível, os outros podem te atender e suprir a demanda do seu público.
Dessa forma, seus consumidores não ficam na mão e você evita o risco de manchar sua reputação por falta de planejamento logístico. Uma ideia valiosa é saber gerenciar os recursos de supply chain para garantir que a loja sempre tenha estoque disponível.
Tenha canais de vendas diversos
No meio virtual, é sempre bom contar com mais de uma alternativa para qualquer eventual problema. Por isso, saber diversificar os canais de vendas é contar com um recurso a mais para ampliar as oportunidades de vendas.
Hoje, já existe disponível na internet diversas formas de manter uma loja online, como é o caso das vendas em redes sociais, nos marketplaces ou em domínios próprios.
Se a sua loja ainda é iniciante, ter um perfil em um marketplace pode ser uma aposta de sucesso. Isso graças à grande audiência presente nesses shoppings virtuais e, ainda mais importante, o interesse delas em produtos como o seu.
No caso de sites próprios, existe ainda todo o investimento e dedicação em marketing para atrair os potenciais clientes. O que, é claro, é muito bom, mas leva tempo e esforço e pode acabar frustrando empresas que precisam de resultados mais urgentes.
A terceira via são as redes sociais, grandes canais de conexão que fortalecem a imagem da marca e criam relações mais estreitas entre empresa e cliente. Porém, é preciso saber se posicionar e descobrir qual a melhor forma de conquistar o seu público por meio da identificação.
Atente-se à precificação
Uma dúvida comum é como calcular o preço dos itens disponíveis para venda. Se sua empresa for iniciante, a dúvida pode bater forte na hora de definir os valores e questões do que seria mais “justo” podem surgir. Afinal, é um fator importante para medir os lucros.
Atente-se a itens como: demandas, custo de fornecedores, valor das entregas e o cálculo da margem de contribuição. Defina com calma como vai funcionar essa conta e só depois estabeleça os preços finais.
Isso é importante para manter um padrão de precificação, principalmente para evitar desperdícios ou futuros prejuízos com contas erradas. Não tenha pressa para fazer isso, estude bem o mercado e veja a melhor forma de cobrar um valor justo e acessível para quem compra.
Dessa forma, ninguém sai perdendo e o seu cliente tende a voltar quando sente que não está sendo explorado.
Trabalhe com estratégias de retenção de clientes
Atrair clientes é um desafio constante que demanda tempo e atenção, mas se já é difícil conquistar as atenções, manter os consumidores fiéis e ativos é ainda mais complicado.
Invista em um bom atendimento que apoie o lead desde o primeiro contato até o pós-venda. Mostre que se importa com quem faz o seu e-commerce existir. Seja com ações promocionais, descontos, brindes, políticas de frete grátis ou uma mensagem de feliz aniversário.
A ideia é construir uma relação humanizada e alimentá-la sempre que possível. Assim, a confiança do consumidor é conquistada gradativamente e as chances de fidelização aumentam significativamente.
Fique de olho no mercado
Recomendamos que sempre se mantenha atento às atualizações do mercado de varejo. Analise a concorrência e estude o que as grandes empresas fazem para garantir o seu sucesso. Busque entender como o seu negócio se encaixa no cenário atual.
Acompanhe notícias sobre e-commerce e o mercado no geral. Não subestime qualquer informação, já que um pequeno dado pode ser crucial para uma decisão certeira da sua empresa.
Sem falar que, o camarão que dorme a onda leva! Manter-se atualizado é fundamental para o sucesso!
Comece a vender no e-commerce
A verdade é que as vendas online nunca estiveram tão em alta quanto nos últimos anos e saber se adaptar pode ser um diferencial competitivo.
A tendência é que as facilidades virtuais sejam cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Não importa o tamanho do seu negócio, saber como vender no e-commerce é dar um passo além e apostar no sucesso em uma nova plataforma.
Vale lembrar que todas essas dicas não precisam ser executadas de uma vez só. Afinal, é um processo que demanda tempo e dinheiro e que não mostra resultados da noite para o dia.
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