Como vender aulas ao vivo na internet sem conhecimento técnico
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 4 de outubro de 2021 | Atualizado: 4 de outubro de 2021.
Esta talvez seja uma das principais dúvidas de quem empreende com educação online, então é importante falar sobre isso logo de cara. Não precisa ser especialista em marketing ou vendas para divulgar as aulas!
Você precisa conhecer alguns termos técnicos e boas práticas gerais, mas certificações ou cursos específicos não são necessários.
O importante é conhecer muito bem o público-alvo e os desafios que eles enfrentam. Assim, é possível construir suas aulas ao vivo para solucionar as suas dores com assertividade.
Neste sentido, elaboramos nosso passo a passo com base em alguns pontos:
- Conhecer bem o público-alvo;
- Utilizar ferramentas que proporcionam boa experiência aos alunos;
- Divulgar em diferentes canais de comunicação.
Passo a passo de como vender aulas ao vivo na internet
Vender aulas ao vivo na internet depende de uma série de ações, que serão apresentadas detalhadamente abaixo.
1. Defina sua audiência
O primeiro passo para ter sucesso nas vendas de aulas ao vivo na internet é saber exatamente com quem você quer falar. Isso porque, aqui, vale aquela velha máxima: quem quer falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém.
Quanto mais específico você for na sua oferta de conteúdo, mais fácil ficam as vendas. Pois ao definir com precisão a audiência, fica mais fácil desenvolver soluções personalizadas.
Segmente seu mercado
Uma boa maneira de definir para quem vender é usar a estrutura de segmento, nicho e subnicho. Funciona assim:
- Segmento de mercado é a área onde você atua.
- Nicho é um fragmento desta área.
- Subnicho é um recorte ainda mais específico.
Por exemplo:
- “Gastronomia” é um segmento de mercado.
- “Alimentação saudável” é um nicho.
- “Alimentação vegana” é um subnicho.
Conheça os alunos em potencial
A próxima etapa é entender quem são as pessoas que fazem parte de cada nicho e subnicho. Sua missão é criar aulas ao vivo que agregam muito valor a essas pessoas.
Mas, para fazer isso, precisa primeiro entender quais são as suas dores, obstáculos, interesses e objetivos.
Uma estratégia bem conhecida no marketing para definir tudo isso é a criação de personas, ou avatares. Elas são representações “fictícias” do seu cliente ideal.
Pense em quem é o seu cliente ideal e responda a estas perguntas:
- Demográficas — idade, escolaridade, classe social e gênero;
- Profissional — rotina, objetivos, desafios, principais obstáculos;
- Hábitos — fontes de informações, assuntos que tem dúvidas, redes sociais que utiliza, locais que frequenta;
- Consumo — se compra muitos cursos online, quais temas têm interesse em aprender, quais são as suas formas de pagamento preferidas.
Assim, você terá uma espécie de personagem baseado em pessoas reais. Inclusive, é interessante dar um nome e rosto para este avatar. Ele será a base das suas estratégias de venda.
2. Invista na experiência dos alunos
Uma das melhores formas de vender aulas ao vivo na internet é entregar experiências realmente enriquecedoras. Isto se refere tanto aos conteúdos das aulas em si, quanto aos materiais de apoio, qualidade de transmissão e facilidade de acesso.
Com isso, existem diversas ferramentas e práticas que podem tornar o processo mais interessante para os alunos!
Melhore a qualidade da transmissão
Investir em um cenário adequado e em bons equipamentos ajuda a vender as aulas ao vivo. Afinal, se você fizer uma venda e a qualidade não for boa, dificilmente o aluno voltará a comprar – e muito menos fará indicações.
O principal é ter uma conexão estável de internet, uma câmera com qualidade HD, um bom microfone, e gravar em um local silencioso e com boa iluminação.
Além dos equipamentos em si, existem diversas plataformas para fazer a transmissão das aulas com recursos de gravação de telas e layout personalizados, como o StreamYard e o OBS.
Utilize uma plataforma EAD completa
Uma plataforma EAD é uma excelente opção para centralizar e otimizar processos a partir de uma única solução.
Com ela é possível comercializar e gerenciar acesso às suas aulas na internet. Afinal, boas plataformas EAD oferecem grande personalização de ferramentas e layouts e permitem até mesmo hospedar vídeos das aulas depois das apresentações ao vivo.
3. Faça uma divulgação completa das aulas
A divulgação das aulas ao vivo pela internet deve ser feita em diversos canais, e usando estratégias de marketing digital, para atingir diferentes públicos.
Além disso, testando diferentes estratégias, também é possível perceber quais trazem mais resultados para direcionar melhor os esforços.
Caso você ainda não tenha uma estratégia definida, recomendamos que você use as seguintes plataformas e canais:
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Postagens em blogs;
- Canal no YouTube.
Em cada uma delas, o seu foco deve ser produzir conteúdo gratuito de grande valor, sempre relacionado com as suas ofertas de aulas. Ou seja, isto gera confiança e mostra que você é autoridade no assunto que está ensinando.
Invista em tráfego orgânico e tráfego pago
Todos os canais listados acima são chamados de mídia orgânica. Isso significa que elas geram acessos e matrículas de forma gratuita, porque as pessoas gostam do seu conteúdo.
Além delas, também existem canais de tráfego pago, em que você paga para anunciar as suas aulas. Atualmente, existem dois canais principais:
- Google Ads: são anúncios em todas as plataformas do Google, como links patrocinados no buscador, anúncios na Play Store ou no Youtube, entre outros formatos.
- Facebook Ads: anúncios em texto e vídeo nas redes sociais do Facebook.
Normalmente, tráfego pago apresenta resultados em curto prazo, enquanto tráfego orgânico demora um pouco mais para gerar clientes.
Estas são apenas algumas opções de canais de divulgação, mas cabe analisar de acordo com seu nicho. Por exemplo, caso suas aulas estejam relacionadas ao mercado de trabalho, o Linkedin pode ser uma boa opção.
Além disso, cada um tem técnicas próprias para produção de conteúdo. Por isso, verifique o que é possível fazer no seu atual momento e, aos poucos, vá expandindo sua atuação em marketing digital.