Como usar o Pinterest para empresas e chamar atenção de seu público?
Muito se engana quem pensa que o Pinterest seja uma rede social voltada apenas para artistas, arquitetos, designers e decoradores.
Apesar de fazer grande sucesso entre este público, essa plataforma também vem sendo usada como base da estratégia de muitas companhias.
Por isso, se você é empreendedor, é essencial saber como usar de maneira estratégica o Pinterest para empresas.
De acordo com dados do Pinterest Business, a rede conta com mais de 433 milhões de usuários ativos mensais, sendo que 80% já descobriram uma nova marca ou um novo produto na plataforma.
Em termos comparativos, isso significa que a plataforma atualmente apresenta um número de pessoas maior que o Twitter e o Snapchat juntos.
Para explorar todo esse potencial, é primordial que você saiba como usar o Pinterest para empresas, e é o que vamos te ensinar neste artigo.
Por que usar o Pinterest para empresas?
Porque essa rede representa um grande catálogo de referências para muitas pessoas. Logo, ela permite que as companhias se aproximem de seus clientes em potencial, ganhem visibilidade e aumentem suas vendas.
Apesar de ter uma base similar a do Instagram, pelo fato de que ambas as plataformas são fundamentadas em imagens, a rede de Mark Zuckerberg gera mais vendas diretas. Enquanto isso, o Pinterest atrai mais seu público ao inspirá-lo e a descobrir novas ideias.
Ou seja, é uma plataforma em que a criatividade e os insights são palavras de ordem. Só para você ter uma ideia, 85% de seus usuários acessam o Pinterest em busca de inspiração para iniciar seus projetos.
Além disso, é a rede queridinha entre o público feminino e as gerações mais jovens. Afinal, 60% de sua audiência é composta por mulheres e mais de 50% de seus usuários não têm mais que 34 anos.
Além de estar associado à inspiração, o Pinterest também é lembrado por gerar sentimentos otimistas e de felicidade nas pessoas. Por que isso é importante? Porque segundo pesquisa da própria rede, 80% dos usuários brasileiros tendem a confiar e a comprar mais de empresas quando se sentem otimistas.
Ficou convencido e agora, mais do que nunca, quer saber como usar o Pinterest para sua empresa? Então, não desgrude deste texto!
Como usar o Pinterest para empresas?
- Crie um perfil atraente;
- Planeje e organize seus painéis;
- Utilize palavras-chave estratégicas;
- Aposte em anúncios;
- Atualize com frequência.
Passo a passo de como usar o Pinterest para empresas
Confira, agora, o passo a passo detalhado e descubra, de uma vez por todas, como usar o Pinterest para empresas.
Crie um perfil atraente
Para criar a sua conta corporativa, basta selecionar a opção “Business” no menu principal do Pinterest e começar a construir o seu perfil.
Pense em uma foto de perfil que represente a essência de sua marca e que espelhe sua identidade visual. Certifique-se que ela tenha uma boa resolução (600 x 600 px) e escreva uma descrição que reflita a proposta de seu negócio.
Planeje e organize seus painéis
Navegue um pouco pelo Pinterest e observe o que a concorrência está fazendo. Ou seja, quais são seus pins mais populares e quais segmentos fazem mais sucesso.
Com essas inspirações em mente, você já pode começar a criar seus pins e painéis para que, assim, seus futuros clientes sigam seu perfil e compartilhem seus pins.
Para ser funcional e organizado, é importante segmentar seus painéis por temas e também pensar em descrições que despertem a emoção em seus usuários.
Isso é fundamental para despertar a vontade de compartilhar seus pins e, assim, expandir a visibilidade de sua marca.
Use palavras-chave estrategicamente
Para que as pessoas encontrem sua empresa no Pinterest, é vital utilizar palavras-chave na descrição e na URL da imagem. Isso fará com que seus “pins” sejam encontrados através dos buscadores.
Utilize também o botão “Pint it” em seu website ou blog. Essa prática possibilita que os visitantes de seu perfil compartilhem seus pins em suas próprias contas.
Aposte em anúncios
Para divulgar sua empresa e produtos com mais sucesso, é imprescindível ser estratégico e apostar em anúncios, como é o caso do Pinterest Ads.
Por meio dele, você conseguirá divulgar sua empresa e produtos para um público mais específico e interessado e, assim, obter melhores resultados.
Com essa ferramenta, você consegue promover seus pins de maneira estratégica e criar campanhas mais assertivas para alcançar mais pessoas.
Atualize com frequência
Você só conseguirá construir uma relação com sua audiência e encantá-la, se tiver uma boa presença online nessa rede.
Sendo assim, é fundamental que você publique conteúdo com frequência e observar em que horários eles geram mais impacto.
Para isso, uma boa dica é utilizar a ferramenta de Analytics do Pinterest. Você conseguirá descobrir em que período do dia seus pins são mais acessados e compartilhados.
O que você achou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a usar o Pinterest de forma estratégica em suas empresas.