Como usar o Business Intelligence para identificar oportunidades de mercado?

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Publicado: 15 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

O mundo dos negócios está cada vez mais inteligente, fazendo uso de diversas tecnologias e modelos para aprimorar seus processos e impulsionar suas vendas. Uma dessas estratégias é o uso do Business Intelligence para identificar oportunidades de mercado.

Quer aprender sobre como o BI é útil para a sua empresa encontrar novos negócios? Então, acompanhe este artigo. Nele, explicamos tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence. Acompanhe!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é uma estratégia empresarial que tem como objetivo auxiliar no gerenciamento de uma empresa. Isso ocorre por meio da coleta, organização e análise de dados, tanto internos, quanto externos, para proporcionar tomadas de decisão mais embasadas aos gestores.

Acima de tudo, permite que a empresa trace metas da forma mais efetiva e alcance-as de um jeito mais fácil. Ou seja, o BI contribui para que o gestor faça uma análise profunda e inteligente sobre o contexto que envolve a sua empresa e, então, decida com maior propriedade os caminhos que irá seguir.

A estratégia de BI pode ser executada através de cinco passos primordiais: coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar. Veja como se dão esses passos:

  • Coletar: dados internos e externos sobre o mercado e suas tendências, comportamento dos consumidores, histórico de suas ações, campanhas, projetos, os resultados que eles trouxeram, entre outros.
  • Organizar: de forma que cada informação seja separada por categoria, data, período, nível de efetividade ou da forma que for melhor para o gestor se localizar e manejar os dados.
  • Analisar: os números e demais métricas geradas pelo processo de coleta e organização. Assim, a partir dessa análise, o embasamento para tomadas de decisão começa a ser melhor desenvolvido.
  • Compartilhar: os resultados são identificados e planejar as ações futuras da empresa com base neles. Dessa forma, cria-se um processo de gestão inteligente, baseado em dados reais e não apenas em “achismos”.
  • Monitorar: como as ações colocadas em prática estão performando. Assim, é possível observar se a estratégia está cumprindo com seu propósito ou se necessita de algum ajuste.

Quais benefícios o BI traz?

Colocando em prática os passos citados, a empresa só tem a ganhar. Com isso, o gestor consegue fazer uma análise detalhada dos processos, já que tem em mãos um material rico para trabalhar, baseado em dados reais.

Portanto, dentre os principais benefícios que o Business Intelligence traz para a performance de uma organização, podemos citar:

  • Diminui perdas;
  • Reduz custos;
  • Elimina investimentos que não trarão bons resultados.

Além disso, é importante lembrar que tecnologia tem um peso cada dia maior nos negócios. Ela contribui, inclusive, para determinar o nível de competitividade de uma empresa e sua sobrevivência.

Por isso, fazendo bom uso de métodos como o Business Intelligence, o gestor, além de procurar os melhores resultados e satisfazer o seu público, mostra estar atento às tendências do mundo corporativo.

O Business Intelligence pode aumentar o faturamento da empresa?

Sim! E os motivos para isso são bastante simples. Como explicamos anteriormente, acima de tudo, o conceito de BI consiste em utilizar dados e informações seguras e confiáveis que auxiliem no planejamento das ações futuras da empresa e na tomada de decisão dos gestores.

Dessa forma, é possível pensar em estratégias de negócios mais consistentes. Sendo assim, a probabilidade da empresa melhorar o relacionamento com seus clientes e, consequentemente, as suas vendas, são muito altas.

Isso serve também para o setor de marketing, que poderá desenvolver campanhas publicitárias que conversem melhor com o público da marca. Por meio dessa relação, seus consumidores serão melhor atendidos e sua marca ganhará destaque frente às demais.

Empresas de sucesso usam BI para uma gestão inteligente

O que difere as grandes empresas das demais é a capacidade e a inteligência que elas têm para utilizar a tecnologia a seu benefício. Em primeiro lugar, elas estão sempre atentas ao que há de novo e como isso pode ajudá-las a encontrar oportunidades, impulsionar vendas e melhorar a relação com seus clientes.

Além disso, o investimento em tecnologia é uma das grandes causas para determinar o quão longe uma empresa pode ir nos negócios atualmente. A prova disso é o investimento crescente feito por empresas em ascensão em ferramentas como o BI, CRM, ERP, computação em nuvem, entre outras. 

É o caso das gigantes Amazon, Netflix, Starbucks e General Eletric, que utilizam tecnologias como o Business Intelligence para identificar oportunidades de mercado e ganharem cada vez mais destaque nos segmentos que atuam. 

Então, como utilizar o Business Intelligence para identificar oportunidades?

Como mencionamos anteriormente, por meio do uso de tecnologias especializadas é possível estar a par de dados relevantes para planejar e executar estratégias que trarão resultados efetivos para a empresa.

Fazendo o uso de ferramentas inteligentes, você consegue identificar as melhores oportunidades de investimento e facilitar a sua tomada de decisão. Além disso, também observa os métodos mais efetivos para melhorar o relacionamento com seus clientes.

Integrar o BI ao ERP pode ser uma saída inteligente para a sua indústria?

Se você busca por uma saída inteligente para melhorar ainda mais o sistema ERP da sua indústria, integrar o BI a ele é uma ótima estratégia.

A associação dos recursos analíticos de Business Intelligence ao ERP facilita na hora de encontrar respostas rápidas e eficazes para solução de problemas ou, ainda, preveni-los.

Entre as vantagens dessa integração, podemos destacar:

  • Proporciona maior controle sobre cada setor da empresa;
  • Torna a gestão mais prática;
  • Cria uma base sólida de informações;
  • Gera relatórios completos;
  • Reduz custos;
  • Evita desperdício de tempo com análises descentralizadas.

Como você pode perceber, utilizar uma ferramenta de Business Intelligence para identificar oportunidades pode ser a saída para evitar erros e definir estratégias vencedoras. Com isso, sua empresa poderá se destacar no mercado e conquistar ainda mais clientes.