Como um sistema ERP pode ajudar em suas ações de marketing
Saiba como o sistema ERP auxilia na divulgação e nas ações de marketing do seu negócio, além de contribuir com a gestão e visão geral da empresa.
É de conhecimento geral que o uso da tecnologia é essencial na divulgação de sua empresa, não é mesmo? Mas você sabia que um sistema ERP também pode ajudar em suas ações de marketing? Isto mesmo!
O sistema de gerenciamento que auxilia empresas de todos os portes e áreas a controlarem melhor seus processos e operações é também uma ótima ferramenta para que você consiga divulgar seus produtos, serviços e resultados.
Para apresentar a maneira como isto é possível, preparamos este conteúdo especial. Confira!
O que é ERP?
Antes de começar a falar sobre a conexão entre o sistema ERP e as ações de marketing é necessário entender, de fato, o que é ERP.
Basicamente, o sistema ERP (Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais) serve como uma ferramenta de gerenciamento de informações da empresa.
Ou seja, é uma plataforma onde é possível centralizar os dados e controlar os recursos de cada setor envolvido na operação do negócio, seja ele qual for.
O software pode contribuir com muito setores, seja restaurantes, bares, pet shops, lojas de roupas e muitos outros estabelecimentos do varejo.
O principal atrativo, além da possibilidade da centralização e controle das informações, é a possibilidade de personalizar o sistema ERP de acordo com as necessidades de cada empresa.
Ou seja, é possível contratar apenas os módulos do sistema ERP interessantes para o seu negócio, como:
- Controle de caixa;
- Controle financeiro;
- Estoque;
- Atendimento ao cliente;
- E até mesmo um módulo especial para o marketing!
Com isso, chegamos à relação entre o software e a divulgação da sua empresa. Agora que você já sabe o conceito de ERP, conheça como o sistema auxilia nas ações de marketing da sua empresa.
Como um sistema ERP auxilia nas ações de marketing?
O marketing de um negócio envolve as ações de divulgação de produtos e serviços passando pela criação da identidade do negócio e até mesmo pela percepção de valor dos colaboradores.
Com o sistema de gestão ERP a empresa potencializa os resultados de marketing e vendas a partir do alinhamento da cultura organizacional aos resultados concretos das atividades do negócio.
Veja a seguir os itens que fazem com que o software ERP auxilia na prática das ações de marketing:
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Maior organização e controle
O sistema ERP garante que os gestores e empreendedores consigam observar a movimentação da empresa de maneira mais próxima e ampla.
Entendendo a produtividade de cada setor, as necessidades e qual produto ou serviço necessita de melhorias. Além disso, consegue observar os produtos mais vendidos e as principais necessidades dos clientes.
Isto faz com que as ações comerciais e de marketing sejam melhor direcionadas e alcancem melhores resultados.
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Padronização de processos
Outro ponto fundamental que o software ERP auxilia é no entendimento da execução da operação da empresa.
O setor de atendimento está com resultados mais baixos? A produção necessita de ajustes?
Tudo isso pode ser solucionado com o controle das informações e maior possibilidade de mensuração, graças às métricas do sistema.
Com processos padronizados, a empresa ganha forma e cria uma identidade sólida em seus serviços e produtos que pode ser melhor e mais amplamente divulgada.
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Maior valorização dos colaboradores
Os colaboradores são, junto aos clientes, as peças-chave para os resultados positivos do negócio.
Com o sistema ERP é possível que gestores treinem melhor seus funcionários, invistam em capacitação e crescimento de carreira, além de promover premiações e bônus regulares conforme o alcance de resultados.
E isto, por si só, é um marketing positivo para o negócio.
Colaboradores satisfeitos fazem melhor seu trabalho, levam a identidade do negócio consigo e geram melhores resultados.
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Centralização das ações de marketing
Outro ponto positivo de como o sistema ERP ajuda nas ações de marketing é que ele possibilita a execução e o acompanhamento das ações de marketing em um mesmo local.
No software, é possível editar conteúdos e definir padrões visuais para suas campanhas, por exemplo. Além de possibilitar a formação da base de contatos de clientes e a segmentação deles para cada ação de marketing.
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Maior faturamento
O sistema ERP auxilia os donos de negócios na redução dos custos de operação – graças a minimização de falhas e identificação de problemas da empresa.
O controle de informações é essencial para analisar que ponto ela está e para onde ela quer ir.
Além disso, a padronização dos processos contribui para a formação de uma cultura organizacional sólida e construtiva fazendo com que o próprio dia a dia do negócio e a forma como ele atua sirvam como material de divulgação.
O sistema de gestão ERP também contribui com as ações de marketing e de vendas gerando melhores resultados e aumentando o faturamento do negócio.
Seu negócio já conta com este sistema de gestão?
Se ainda não, conte com empresas sólidas e atuantes no mercado que oferecem esta solução e experimente na prática os benefícios que o ERP promove!
Esse texto foi desenvolvido pela equipe ConnectPlug, para saber mais informações acesse nosso site, instagram, facebook!