Como trabalhar com marketing esportivo?
O conceito de marketing esportivo vem da segmentação do marketing que utiliza o esporte como plataforma de comunicação corporativa ou institucional. É importante pensar em negócios, mas não é um fator determinante.
Pode-se utilizar da ferramenta para emocionar, engajar e cativar o público. A interação é um gatilho importante neste processo. Isso vai muito além de falar sobre times de futebol ou jogadores famosos do mundo da bola.
Marcas como Nike, Adidas e Puma se destacam mundialmente por causa desse recurso. Até as emissoras de TV saem ganhando: prova disso é o patrocínio da Vivo, Itaú, Ambev e Casas Bahia à Rede Globo para transmissão dos campeonatos de futebol em 2020.
As redes sociais no marketing esportivo
A crescente presença da tecnologia em hábitos cotidianos interferiu no comportamento do consumidor e na forma pela qual ele se relaciona com empresas e instituições. Um jogador de futebol que é a cara da marca não precisa mais estar em campo para promovê-la: ele pode fazer isso pelas suas redes sociais.
Investir em produção de conteúdo é essencial se você deseja conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Além de criar publicações nas redes sociais e artigos para blogs, uma excelente alternativa no momento é produzir vídeos.
Um exemplo de um dos nichos do marketing esportivo é o Super Bowl, evento que marca a final da temporada da liga de futebol americano (NFL) dos Estados Unidos. Trata-se do evento de maior popularidade no país — e um dos maiores do mundo. E é onde e quando o Marketing Esportivo se mostra em sua melhor forma.
Que as redes sociais são umas das grandes aliadas do Marketing Digital, não há dúvidas. Contudo, saiba que elas são também excelentes ferramentas para o Marketing Esportivo.
Clubes investem em conteúdo para redes
Os clubes vêm investindo cada vez mais pesado no mundo de oportunidades fornecido pelas redes. Visando entrar nesse mercado publicitário, passam a comercializar espaços em suas postagens e transmissões ao vivo (ou lives). Assim, geram mais receita, conteúdo, engajamento e aumentam a interação com o torcedor.
De forma geral, o profissional de Marketing Esportivo deve ter capacidade para lidar com diferentes atribuições; verificar e interpretar registros de ações históricas para compreender a evolução do mercado de esportes; analisar os modelos estratégicos e as experiências do mercado a fim de propor ações adequadas para projetos de marketing.
Além de averiguar os identificadores do mercado para apontar possíveis influenciadores do ambiente esportivo e, também, para atender à demanda de informações e a necessidade de aprimoramento da gestão do marketing, propor modelos de gestão, apresentando propostas de acordo com cada contexto, com o objetivo de aperfeiçoar as práticas estabelecidas.
Mercado de trabalho
O futebol é o carro chefe do gosto popular do brasileiro. Muitas oportunidades começam em outros esportes. Estar por dentro do que rola no mundo dos esportes e acompanhar a rotina que envolve as modalidades fora de campo é essencial. Esteja ligado nas novidades, contratações, os patrocinadores envolvidos. Toda estratégia nova deve ser absorvida.
Um dos primeiros passos é deixar o fanatismo de lado, e, mesmo que você encontre vagas e empregos no clube do seu coração, as suas primeiras oportunidades podem ser em outros clubes.
Profissionalismo e postura ao trabalhar e ao entregar resultados. Independente de onde você esteja (clube, federação, assessoria, em uma empresa patrocinadora, etc).
Trabalhar com Marketing Esportivo envolve a análise do investimento em determinada parceria, atleta, clube ou evento a partir do estudo do público envolvido (suas características, hábitos de consumo e engajamento, entre outros fatores). Por isso, esteja preparado para atuar próximo ao pessoal do financeiro e o do jurídico.
Criatividade, habilidades e outros detalhes
Também é necessário ter criatividade para desenvolver ações, campanhas e transmitir ideias. Muitas marcas utilizam características típicas do esporte, como o trabalho em equipe, para promover seus valores, produtos e serviços, por exemplo. Anúncios, patrocínios e produção de conteúdo precisam ter bom planejamento e implementação.
É importante ter habilidade em gerenciamento de campanhas. Trabalhar todos os seus recursos para levar o evento ou anúncio ao seu público de maneira oportuna, eficaz e dinâmica.
Os estágios em Marketing Esportivo podem ser experiências muito valiosas para dar início. Também fica ótimo em seu currículo e ajuda você a se destacar de milhares de outras pessoas interessadas em iniciar uma carreira no esporte.
Os profissionais de marketing esportivo têm a liberdade de trabalhar em qualquer local de trabalho voltado para o esporte. Os profissionais de marketing podem se especializar em qualquer esporte e em qualquer liga esportiva profissional, universitária ou amadora.
Muitos trabalham para clientes de empresas de publicidade e marketing. Outros trabalham diretamente para atletas, equipes, universidades ou franquias.