Como prospectar clientes pela internet? 6 passos para vender mais
A tecnologia alterou o modo como vendemos e fez surgir a grande dúvida: como prospectar clientes pela internet? Afinal, em um mundo com tantas ferramentas e possibilidades diferentes, é natural ficar confuso e sem saber o que fazer.
Primeiro, é preciso saber que os detalhes da estratégia de prospecção online variam conforme o produto ou serviço oferecido. No entanto, o planejamento do processo costuma ser bem semelhante e até fácil de colocar em prática.
Ficou curioso para saber mais? Então continue lendo e veja por que usar a internet para captar clientes e ainda receba 6 dicas para montar uma estratégia eficiente!
Primeiramente, o que é estratégia de prospecção?
Uma estratégia de prospecção é o planejamento das etapas necessárias para atrair novos clientes para uma empresa. Em outras palavras, é o direcionamento para as equipes de marketing e vendas, que descreve as ações que precisam ser feitas em cada etapa do processo.
Existem dois modelos básicos de prospecção. O ativo, no qual a companhia procura o possível consumidor diretamente e oferece seus produtos ou serviços, como em ligações ou visitas.
O segundo modelo é o passivo, que utiliza táticas para chamar a atenção dos clientes e fazê-los se interessar pela marca. E quando falamos de como prospectar clientes pela internet, estamos focando neste segundo tipo.
Por que usar a internet para prospectar novos clientes?
Quem nunca procurou um produto ou serviço online? Ou quem sabe comprou um item após ver um anúncio nas redes sociais? Pois é, essa é a vida de quase todo mundo atualmente. Sendo assim, sua empresa precisa aplicar técnicas para captar clientes pela internet.
Mas por que a internet? Bem, a tecnologia permite alcançar novos públicos, muitas vezes em áreas distantes da sede da empresa, de maneira rápida e sem custos. Isso promove o aumento do marketshare e, consequentemente, das vendas.
Além disso, o mundo online melhora a prospecção passiva, já que faz os consumidores irem até você. Como resultado, há uma redução de custos e ainda capta leads qualificados. Ou seja, aqueles realmente interessados em comprar.
Foi convencido e quer saber como prospectar clientes pela internet? Então siga com a leitura e confira as 6 dicas de ouro que trouxemos para você a seguir!
Como prospectar clientes pela internet? 6 dicas infalíveis
As 6 melhores dicas de como atrair clientes pela internet são:
- conheça seu público-alvo;
- defina os canais de prospecção;
- use as palavras-chave corretas;
- invista em anúncios online;
- esteja presente nas redes sociais;
- aposte no marketing de conteúdo.
Veja o que fazer em cada uma dessas etapas para aumentar suas chances de sucesso abaixo!
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para prospectar novos clientes é saber quem é o seu público-alvo. Isso é, quem você deseja atingir, para quem seu produto é direcionado. Para fazer isso, analise a sua base de clientes e veja qual é o perfil da maioria deles.
Para ficar mais claro. O público-alvo de uma loja de alimentos naturais pode ser mulheres entre 20 e 30 anos, que frequentam academia e investem em uma dieta fit.
Com isso, é possível dizer que a sua estratégia de prospecção pela internet deve focar nesse grupo de pessoas, com conteúdos voltados para elas, certo?
Partindo disso, você consegue seguir os próximos passos com mais facilidade, pois terá uma ideia de quais ações fazer, compreendeu?
2. Defina os canais de prospecção
Após saber quem é o seu público, defina quais canais de prospecção utilizar na sua estratégia. As opções são inúmeras e vão desde blogs, passam por anúncios em sites e até mesmo posts nas redes sociais.
Contudo, não “atire para todos os lados”. Em outras palavras, identifique quais são os canais mais usados pelos seus clientes e quais conteúdos eles consomem neles. Feito isso, se certifique de estar presente neles.
3. Use as palavras-chave corretas
As palavras-chave são um dos elementos do SEO, que é basicamente o processo de otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca. Aqui, é vital descobrir os termos relacionados com o seu produto ou serviço e usá-los nos seus textos ou legendas.
Utilizar os termos corretos, possibilita que seu conteúdo seja encontrado mais facilmente pelos possíveis clientes, já que aumenta as chances dele ser recomendado pelos buscadores.
4. Invista em anúncios online
Sabe aqueles anúncios que aparecem nos posts de blogs ou até mesmo entre fotos dos seus amigos no Instagram? Pois é, eles também são uma forma de como prospectar clientes pela internet muito útil.
Para saber como planejar essa estratégia, lembre-se do seu público-alvo e invista em anúncios nos locais que ele visita.
A boa notícia é que as redes sociais mais usadas possuem ferramentas próprias para criação de anúncios, que são fáceis de usar e permitem segmentar suas ações de forma mais assertiva.
5. Esteja presente nas redes sociais
Outra dica de como atrair clientes pela internet é estar presente nas redes sociais. Não precisa ser em todas, mas apenas naquelas que seu público mais usa. Só para exemplificar, não adianta investir em um perfil no Facebook, se seus clientes preferem o Instagram.
De qualquer forma, abuse dos diferentes formatos disponíveis e use a criatividade. Vale fazer vídeos, criar posts para datas comemorativas, com dicas — que façam sentido com o seu produto ou serviço — e assim por diante.
Voltemos ao caso da loja de alimentos naturais. Os perfis nas redes sociais podem entregar receitas simples usando os produtos vendidos pelo comércio, dicas de uso ou até mesmo os benefícios de certos alimentos para a saúde.
6. Aposte no marketing de conteúdo
Essa é a estratégia de entregar conteúdos relevantes para os clientes, a fim de atrair a atenção deles para o que uma empresa oferece. Isso inclui posts em blogs, e-books, landing pages, infográficos, vídeos etc.
O ideal é que eles se conectem com a marca, já que o objetivo é fazê-la ser reconhecida pelos consumidores. Um livro digital com 10 receitas fits para o dia a dia é um ótimo exemplo de marketing de conteúdo.
Em todos os casos, essa tática ainda capta o contato de diversos leads, para que eles continuem a ser educados, ao receber mais conteúdos via e-mail. Por isso, costuma trazer ótimos resultados para as vendas!
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CEO do Agendor, plataforma de CRM para equipes de vendas, que atua como um assistente pessoal para otimizar todo o processo de gestão.