As melhores formas de interagir e conquistar seguidores nas Redes Sociais
Publicado: 6 de março de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.
As redes sociais vem se firmando como um dos canais de comunicação mais importantes para as empresas atualmente.
Isso porque é lá onde estão os clientes e potenciais consumidores.
Consequentemente, quem quer vender mais também precisa se fazer presente nas redes sociais, sendo elas o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, seguindo o que mais faz sentido para sua empresa.
Prova de que os empreendedores já entenderam essa importância é que cerca de 94,4% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais, segundo pesquisa divulgada pela Social Media Trends em 2018.
Mas,toda essa presença digital não resultará em vendas se a empresa não desenvolver uma boa comunicação com o cliente e seu público-alvo nas mídias sociais.
E para te ajudar nesta tarefa separamos algumas dicas para interagir de maneira correta com quem manda uma mensagem ou deixe um comentário na sua página.
6 dicas para interagir com o público nas redes sociais
1. Um bom atendimento é o que difere seu negócio dos demais
Uma das características mais marcantes das redes sociais é a instantaneidade.
Tudo acontece muito rápido nas redes, o que faz com que os usuários tenham pressa no atendimento online.
Por isso,responda o quanto antes as mensagens recebidas e tenha uma boa equipe cuidando das suas redes sociais.
Afinal,é preciso oferecer respostas rápidas e pertinentes.
2. Implemente um FAQ
Implementar um FAQ (sigla do termo em inglês ‘Frequently Asked Questions’ que em português significa ‘Perguntas Frequentes’) pode ajudar e muito.
Isso porque é possível levantar as dúvidas mais comuns que os clientes podem ter sobre seu produto ou serviço e já deixar as respostas disponíveis.
Dessa forma além de padronizar as respostas é possível oferecer rapidamente respostas ao consumidor.
3. Fale a mesma língua de seus clientes
Falar a língua dos clientes é essencial para que sua marca possa se aproximar do público-alvo.
É necessário descobrir a melhor maneira de se conectar com o seu público usando a linguagem e os canais apropriados para ele.
Por exemplo, empresa divertida e com público jovem não precisa ter medo de usar gifs e emojis, desde que eles transmitam uma mensagem relevante para seus clientes.
Dentro dos negócios é muito comum repetir alguns termos que nem sempre são entendidos pelos clientes, principalmente quando eles ainda estão apenas se familiarizando com a sua marca.
Por isso, evite expressões que são compartilhadas apenas por especialistas.
Fuja do jargão corporativo e procure facilitar o discurso. Se há uma maneira mais direta de passar um dado, sempre opte por ela.
4. Transparência é a peça-chave para o sucesso
Seja transparente e dê respostas honestas a quem visita seus perfis e canais digitais. Deixe claro os preços de produtos e serviços, além das formas de pagamento disponíveis.
Explique como sua empresa produz aquilo que vende. Mudanças nas ofertas, valores da organização e políticas novas devem estar evidentes para aqueles que interagem com o seu negócio.
Esse valor pode diferenciar sua empresa das demais, pois transparência tem o poder de ajudá-lo a construir um relacionamento de confiança com seus consumidores.
5. Aprenda a transformar erros em aprendizados
Peça desculpas caso sua marca dê alguma informação equivocada ou deixe de dar atenção para um cliente quando ele precisava.
Isso vai mostrar para o seu consumidor que você leva a opinião dele muito a sério e está disposto a aprender com seus erros.
Mesmo que nem todos fiquem satisfeitos com o atendimento feito pela sua página no Facebook, por exemplo, essa situação deve servir para entender como o seu cliente reage e melhorar as próximas interações.
6. Acompanhe as informações de compra do seu cliente e mantenha seu atendimento com total excelência
Tenha um sistema que possibilite o registro e gerenciamento de todo o relacionamento com os seus clientes.
O CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, pode centralizar todas as informações de um mesmo cliente, o que permite que sua empresa tenha uma visão completa de todas as interações e compras da mesma pessoa.
Essas informações ajudam sua marca a ter comunicações e promoções mais assertivas.
Com softwares de Business Intelligence você consegue mapear preferências, horários de pico, padrões de interação e outras informações que ajudam a sua equipe de mídias sociais a criar as campanhas adequadas para o seu público.
Afinal, indicadores de performance são formas precisas de visualizar informações sobre seus clientes para auxiliar uma melhor tomada de decisão, trazendo mais resultados para o seu negócios.
Comece já a aplicar essas estratégias e veja sua marca ganhar espaço nas mídias sociais!
Sobre a Inove
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