4 superdicas para saber como fidelizar clientes com as gigantes do mercado

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Publicado: 24 de abril de 2018 | Atualizado: 13 de novembro de 2019.

Ao saber como fidelizar clientes, você descobre as vantagens de proporcionar experiências marcantes à eles. O cliente fidelizado é como uma criança pequena que não desgruda do seu brinquedo preferido. Ela pode ganhar vários outros, mas sempre vai pedir pelo favorito.

Você confiaria na palavra de um completo estranho ou na de alguém que já conhece há muito tempo?

Esse é o princípio de como fidelizar clientes: oferecer confiança e lealdade ao consumidor! Isso o levará a voltar outras vezes e divulgar positivamente a sua marca.

De acordo com o Sebrae, fidelizar clientes é mais vantajoso se comparado a investir em estratégias de atração de novos clientes!

Isso porque, consumidores fidelizados tornam-se divulgadores espontâneos da sua marca.

Ou seja, clientes felizes e satisfeitos te ajudam na conquista de consumidores potenciais e isso é fundamental quando se quer alcançar o sucesso!

E-book gratuito da Ideal Marketing com 5 dicas para fidelizar seus clientes.

Por isso neste artigo você vai aprender como fidelizar clientes, as vantagens proporcionadas por essa atitude, além de aprender técnicas de fidelização com algumas gigantes do mercado.

Está curioso?

Então dá só uma olhada nesse conteúdo:

O que significa fidelizar um cliente?

como fidelizar clientes - conceito

Fidelizar significa conseguir tornar o seu produto ou serviço tão completo, especial, diferenciado e carregado de qualidade que o seu cliente sinta vontade e necessidade de manter relações de negócio frequentes com a sua empresa.

Para isso, é necessário estabelecer um conjunto de ações estratégicas capazes de fazer com que os clientes continuem comprando com frequência.

Por isso, saber como fidelizar clientes garante o sucesso do seu empreendimento, pois não adianta atrair novos clientes e perdê-los logo em seguida.

Pois os lucros da sua empresa precisam ser contínuos, certo?

Logo, não adianta conseguir clientes, fazê-los comprar uma única vez e achar que isso é suficiente para se manter no mercado.

Se a sua empresa não oferecer produtos e relacionamentos de qualidade com algum diferencial, o cliente não voltará e não se tornará divulgador da sua marca.

Logo, a sua carteira de clientes será sempre limitada e você não terá credibilidade com clientes potenciais.

Por esse motivo, aprender como fidelizar clientes é fundamental para o seu negócio!

Pois, oferecendo uma experiência excelente e completa eles voltarão outras vezes, tornando os seus lucros e crescimento contínuos.

Com isso, é possível esperar resultados cada vez mais positivos para a sua empresa, tendo em mente as estratégias corretas para tornar um cliente fiel!

Gostou? Então vamos nos aprofundar mais em como fidelizar clientes! Confira o próximo tópico.

O que o cliente valoriza para ser fiel? Confira 4 dicas

como fidelizar clientes - dicas

Existem algumas atitudes que influenciam diretamente o poder de decisão do cliente, por isso é importante criar uma estratégia de relacionamento, pois esse fator é um dos mais influenciadores na decisão de compra.

Para isso, entender a arte de como fidelizar clientes está diretamente ligada à questões de excelência nos relacionamentos. Algo capaz de possibilitar uma nova experiência, tanto para os consumidores como para a empresa.

Além disso, também é importante oferecer produtos e serviços de muita qualidade.

Conheça agora algumas formas de fidelizar clientes e mantê los sempre satisfeitos com a sua marca!

1. Atendimento de qualidade: Linguagem corporal e postura atenciosa.

Tratar o seu cliente como se ele fosse único, dando total atenção e ouvindo o que ele tem a dizer é o primeiro passo para um atendimento de qualidade.

Afinal, ele precisa identificar o seu interesse e disponibilidade para resolver os problemas e dúvidas dele.

Para isso, lembre-se de usar a linguagem corporal a seu favor. Ações como cruzar os braços ao conversar com o cliente, por exemplo, podem passar a impressão de que você não está interessado no que ele tem a dizer.

Pelo contrário, demonstre a ele completa atenção olhando em seus olhos.

É importante evitar desviar o olhar, assim você mostra estar totalmente concentrado naquilo que está sendo dito.

Além disso, seja observador!

Perceba como seu cliente está se sentindo para abordá-lo/atendê-lo de acordo com o humor dele naquele momento.

Além disso, utilize uma linguagem simples, mas completa, explique detalhadamente todas as informações, assim não deixará nenhuma dúvida.

Mas, ponha-se a disposição para dúvidas ou questionamentos futuros. Pois é sempre bom deixar claro que ele pode contar com você a qualquer momento e não só no ato da venda.

2. Mantenha o bom humor

Ninguém gosta de pessoas mal-humoradas, certo?

Por isso, entender como fidelizar um cliente exige de você simpatia, educação e bom-humor!

Então converse, tire duvidas, sorria! Um sorriso pode mudar o rumo da sua conversa com o cliente.

Mas vale saber: o sorriso não é recomendado somente para fins de relacionamento com o cliente, ele é importante inclusive para manter o seu dia mais agradável. Confira neste artigo alguns dados interessantes e sorria!

Estando naturalmente alegre você terá mais facilidade de desenvolver uma linguagem leve e manter o diálogo dinâmico com o consumidor.

Descubra qual o seu interesse, mas cuidado para não ser invasivo!

Para isso faça somente perguntas pertinentes ao assunto em questão.

3. Invista em tecnologia

No passado, os vendedores de rua passavam de casa em casa e sabiam todas as informações sobre seus clientes de cabeça.

Hoje é diferente, pois a carteira de clientes das empresas cresceu e elas dependem de funcionários e ferramentas para saber essas informações, ou seja, um claro desafio!

Por esse motivo, uma ótima maneira de como fidelizar clientes é investir em tecnologia, em um modelo de gestão automatizado para armazenar as informações dos clientes.

Inclusive, o CRM é uma ótima ferramenta para isso!

Então, a dica é: utilize sistemas capazes de contribuir significativamente para um contato mais eficaz.

Assim você evitará perda de tempo e terá uma base de informações sempre atualizadas e completas.

4.  Crie uma experiência única

É importante oferecer ao cliente uma experiência única durante a compra. Para isso ele precisa ter certeza de estar adquirindo algo de qualidade, confiar na empresa, e se sentir especial!

Então a melhor dica aqui é: entenda o real problema ou necessidade e apresente uma solução que vá de encontro à necessidade dele.

Além disso, outra maneira de como fidelizar clientes é sabendo o que é marketing de relacionamento e como se apropriar dele.

Esse tipo de estratégia consiste no conjunto de todas as ações tomadas pela empresa com o intuito de manter uma relação positiva e estratégica com os clientes.

Inclusive, um método eficaz é a criação de programas de fidelidade.

Esses programas consistem em um sistema na qual o cliente faz compras e recebe prêmios como benefícios. Essa é uma maneira de demonstrar seu agradecimento por ele fazer parte da sua empresa.

Bônus: Cases de sucesso

como fidelizar clientes - cases

Você deve estar pensando “falar sobre fidelizar clientes é fácil, quero ver na prática”. Então vamos lá!

Separamos algumas empresas que utilizam fidelização de clientes muito bem.

Em alguns casos você nem percebe tão claramente as táticas de fidelização.

Apple

Apple é uma empresa que agrega valor à marca unindo qualidade e diferenciais aos seus produtos. Como consequência, atrai clientes fiéis e satisfeitos.

Você já deve ter percebido: quem utiliza produtos da Apple é sempre muito apaixonado, gosta, recomenda os produtos e não troca por nada.

Assim é a fidelização: investir na qualidade do serviço prestado, bem como no produto que atende as necessidades do cliente.

Nas lojas, os atendentes são prestativos, mas não invasivos. Se algo acontece com seu aparelho, eles estão aptos e dispostos a ajudar da melhor maneira possível.

Para a Apple, fidelizar um cliente significa uma fonte constante de renda. Isso porque os clientes estão atentos aos lançamentos e por saber da qualidade dos produtos, irão continuar adquirindo os aparelhos e os divulgando positivamente.

Netflix

Quem nunca utilizou esse serviço? Essa plataforma de streaming disponibiliza filmes e séries por planos de mensalidade.

Além de estar em constante atualização renovando seus serviços, a Netflix também disponibiliza conteúdos de produção própria.

É uma plataforma de fácil acesso. Basta ter internet e voilá! você estará submerso no universo cinematográfico.

Pensando nos clientes, a plataforma pode ser acessada de diversos dispositivos e agora é possível realizar downloads e assistir conteúdos offline.

Além disso, a empresa tem uma presença marcante nas redes sociais, interagindo com o público e levantando discussões interessantes.
Isso é bacana porque com esse tipo posicionamento sempre constante a sua imagem se torna mais positiva e relevante.

como fidelizar clientes - netflix

Nubank

O cartão roxinho está fazendo parte da vida de diversas pessoas.

A Nubank é uma startup brasileira que opera como banco digital e cartão de crédito.

Oferece facilidades não encontradas em outros bancos como operações online. As transações são realizadas inteiramente no aplicativo, contudo, seu serviço de atendimento é exemplar.

Além disso, eles possuem canais de contato – e-mail e telefone – com dinâmicas de atendimento excelentes, prestativas e rápidas. Diferentemente da maioria dos serviços de atendimento bancários.

Isso é um claro diferencial, porque agiliza o processo e demonstra total atenção às necessidades do cliente.

Um caso interessante aconteceu em São Paulo e foi noticiado pelo site Exame. Uma moça recebeu o cartão e a avó acabou jogando-o no lixo. Ao ser notificada, a empresa mandou um novo cartão e ainda conseguiu ser engraçada:

como fidelizar clientes - nubank

Podemos perceber que, assim como a Netflix, a empresa está inclinada em demonstrar uma postura preocupada com os consumidores, tratando-os com atenção e simpatia acima de tudo.

Isso com certeza é uma boa tática de fidelizar clientes e usar as redes sociais para conseguir isso é apostar em um ótimo canal!

Starbucks

Se você ama café (ou não) já deve ter visitado o Starbucks. Ele é uma empresa multinacional, a maior rede de cafeterias do mundo.

Assim como a Apple, a empresa fornece um produto de qualidade capaz de conquistar o consumidor naturalmente. Contudo, conforme já foi mencionado, outros pontos são necessários para garantir a fidelização.

Por isso, a empresa oferece um programa de fidelizar clientes exemplar, no qual o cliente pode receber presentes conforme suas compras.

Nos EUA, a Starbucks possui parceria com o jornal The New York Times e a Lyft – empresa concorrente do Uber. Ao comprar na Starbucks, o usuário pode ganhar conteúdo gratuito do jornal e corridas grátis.

Chegou a sua hora de fidelizar!

Agora você já sabe como fidelizar clientes, certo? Então chegou o seu momento!

Isso porque te ensinamos a levar em consideração todas as características que o cliente considera para ser fiel.

Pois conforme destacamos isso irá te ajudar na preparação de uma equipe capacitada para entrar em contato com o público de maneira exemplar e diferenciada.

Lembre-se das dicas: invista sempre no melhor para oferecer aos seus clientes! Tanto em questões de bom relacionamento quanto na excelência e qualidade dos seus produtos ou serviços.

Acredite: tudo é considerado na hora de um consumidor escolher entre você e o seu concorrente!

Contudo, te aconselhamos a ser sincero e conversar abertamente com os clientes, despertando confiança e credibilidade. Afinal, fidelizar clientes também significa confiar!

Outro ponto mencionado foi: a melhor maneira de conquistar os consumidores é mostrando a sua total disponibilidade a qualquer momento.

Além disso, você aprendeu a importância de observar o comportamento de outras empresas e aprender com elas.

Inclusive, se a sua empresa estiver começando, aprenda e se inspire em outras organizações de sucesso, assim saberá o que vale a pena ser repetido ou até mesmo melhorado.

Agora que você já dominou as técnicas de como fidelizar clientes não perca tempo!

Pois quem cresce sozinho, cresce devagar, mas quem cresce junto com os clientes tem o mundo a conquistar!

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