Como fazer um pós venda eficiente

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Publicado: 4 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 30 de julho de 2019.

Como a sua empresa lida com os clientes depois da conclusão da venda? Veja como fazer um pós venda eficiente pode ser um diferencial competitivo. 

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De nada adiantaria investir nos melhores fornecedores e produtos, divulgar a empresa por meio das mais estratégicas técnicas de marketing digital e garantir a concretização das vendas se, após todo esse processo, o cliente sentir-se insatisfeito ou com demandas pendentes em relação ao negócio.

A qualidade durante todo o atendimento, inclusive após a batida de martelo, é fundamental para fidelizar clientes e manter a credibilidade e reputação da sua empresa.

Por isso, oferecer uma assistência de qualidade em todas as etapas do negócio é uma das ações reativas mais inteligentes para não perder clientes em função de descuidos que podem ser facilmente evitados.

Sendo assim, acompanhe o conteúdo a seguir e veja como fazer um pós venda eficiente pode ajudar no alcance de metas da sua empresa.

Qual é a importância do pós vendas

O primeiro ponto que serve de premissa para um pós venda de sucesso é: o processo de venda não acaba quando o produto é entregue e o pagamento recebido.

Pelo contrário, a partir daí, se inicia uma outra etapa tão importante quanto toda a negociação, pois é no pós-venda que o seu cliente vai perceber que a empresa realmente é séria e tem responsabilidade com o que promete.

Atuando dessa maneira, sua relação com cada cliente fica mais sólida, o que, consequentemente, incentiva a consideração de novas compras, como produtos que complementem o que foi vendido inicialmente.

Além disso, um consumidor bem atendido e satisfeito com a experiência de compra certamente vai ajudar a construir uma boa reputação sobre sua empresa, indicando à pessoas próximas e dando mais oportunidades de ampliar seu público.

Como fazer um pós venda eficiente

Fazer um pós vendas eficiente é simples, demanda apenas o planejamento de ações bem sincronizadas que consigam aprimorar a satisfação do cliente logo após a conclusão da compra.

Algumas dicas para você iniciar o seu pós venda:

Tenha um canal de comunicação aberto

Imagine um cliente que acabou de receber o produto e deseja fazer alguma observação sobre ele, seria péssimo que ele não encontrasse nenhum canal para ser atendido. Por isso mantenha canais de comunicação abertos, seja online ou por telefone.
O importante é que o cliente sinta-se acolhido a qualquer momento.

Use os feedbacks para crescer

Quem nunca ouviu falar na famosa pesquisa de satisfação. Desde pequenas à grandes empresas já perceberam o quanto essa ação é importante.

Por isso, disponha aos clientes pesquisas, de preferência online, para que eles avaliem a experiência de compra e tenham espaço para sugestões ou reclamações.

Mantenha canais para reclamações e as analise com cuidado

Além dos canais comuns de comunicação com o cliente, é importante deixar disponível para o cliente o canal de ouvidoria.

A ouvidoria demonstra seriedade e evidencia a inclinação da empresa à atender o cliente nos momentos mais críticos.

Não deixe nenhum cliente sem resposta e manifeste-se de forma rápida

De nada adiantaria tantos canais disponíveis se o cliente não recebesse o feedback a respeito das observações que manifestou.

Resposta imediata e atenciosa é fundamental.

Proponha soluções viáveis e cumpra sua palavra

Depois de entender bem o problema, proponha soluções eficientes para atender a demanda de forma personalizada e de acordo com as preferências do cliente.

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