Saiba como fazer um plano de marketing digital em 4 passos e tenha um crescimento sustentável

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Publicado: 5 de novembro de 2018 | Atualizado: 3 de julho de 2019.

Saber como fazer um plano de marketing digital é essencial para o sucesso do seu negócio. Então, para conseguir alcançar os louros da vitória é preciso subir os quatro degraus de um planejamento estratégico eficiente.

Não é segredo para ninguém que as empresas que alcançam os melhores resultados são aquelas que investem boa parte de seu tempo e dinheiro realizando um planejamento estratégico.

Isso porque por meio de estudos é possível definir quais são as ações mais adequadas de acordo com cada objetivo para assim assegurar a eficiência delas.

Mas para isso é preciso primeiro conhecer as fases do planejamento estratégico, não é mesmo?

Então, quer saber como fazer um plano de marketing digital?

Então conheça as 4 fases do planejamento estratégico e saiba como fazer uma gestão de negócios e inteligência competitiva eficiente!

1. Diagnóstico

O primeiro passo de como fazer um plano de marketing digital é extremamente delicado, pois antes de mais nada é preciso analisar o cenário e a sua própria empresa.

E não estamos falando apenas de considerar o momento atual: para um planejamento estratégico é preciso olhar pelo menos um histórico de 3 a 6 meses.

Nessa hora, arregace as mangas e comece a fazer uma análise de seus concorrentes e levante dados para comparar e descobrir em que momento a sua empresa está.

Além disso, outra parte importante da fase de diagnóstico é a pesquisa de mercado, bem como entender o perfil do seu cliente por meio da criação de uma persona.

Como já falamos no blog, persona é a representação semi-fictícia do seu consumidor ideal criada a partir de entrevistas com seus atuais consumidores.

Com ela é possível conhecer os hábitos e interesses do seus clientes e assim conseguir criar estratégias mais direcionadas e conseguir conquistar o público certo.

Tendo estabelecido essas bases, é hora de partir para as próximas fases do planejamento estratégico.

2. Objetivo

Depois de ter diagnosticado todas as variáveis que afetam o desempenho da sua empresa, o segundo passo de como fazer um plano de marketing digital é definir os objetivos.

Isso é importante pois só depois de estabelecer o que quer conquistar com as ações é que vai conseguir definir qual a abordagem mais adequada e assim fazer uma gestão de negócios e inteligência competitiva..

E ter realizado um diagnóstico antes faz com que a sua empresa corra menos riscos, afinal conhecer bem o cenário ajuda a não criar expectativas irreais para um planejamento estratégico.

Outra vantagem é que dessa forma a sua equipe de marketing terá mais clareza sobre o que deve ser feito e assim seu compromisso com o trabalho será maior.

3. Plano de Ação

Depois de definir quais serão os seus objetivos a longo prazo, a próxima fase de como fazer um planejamento de marketing digital é a de estruturar seu plano de ação.

Nela, para fazer uma gestão de negócios e inteligência competitiva você terá que definir ações práticas para serem executadas em curto, médio e longo prazo a fim de atingir as metas traçadas.

Para isso, em um planejamento estratégico existem quatro questões que devem ser respondidas para que se desenvolvam ações assertivas:

  • O que deve ser feito?
  • Quando?
  • Quem será o responsável final?
  • Quanto?

E é importante saber que essa última pergunta das fases do planejamento estratégico é uma das principais, pois ela vai definir o alinhamento entre o quanto precisa ser investido para que os objetivos possam ser alcançados e a área financeira da empresa.

Afinal, não adianta ter planos incríveis se eles forem comprometer a vida do seu negócio, não é mesmo?

4. Análise

Por fim, a última fase de como fazer um plano de marketing digital consiste em mensurar e analisar os resultados das ações realizadas a partir do que foi definido no planejamento estratégico.

Para isso, uma dica é utilizar ferramentas para otimizar o processo, como a do Google Analytics.

Com ela é possível mensurar dados de visitas, cliques, conversões etc, para que depois você consiga fazer uma análise mais completa.

Ou seja, a partir desses números dá para calcular o custo de aquisição de clientes e até o retorno sobre investimento.

Assim, você estará mais do que apto para verificar o sucesso da ação e repetir todo o processo de como fazer um planejamento de marketing digital para corrigir os erros.

Dessa forma, é possível otimizar sua gestão de negócios e inteligência competitiva para conquistar mais clientes e se tornar referência no mercado.

Já sabe como fazer um plano de marketing digital? Então mãos à obra!

Qualquer seja o tamanho e a área de atuação da sua empresa, saber como fazer um planejamento de marketing digital é essencial para se destacar no mercado atual.

Isso porque com essa estratégia é possível aumentar o alcance de público do seu negócio e assim potencializar as suas chances de venda.

Mas para isso acontecer é preciso conhecer as 4 fases do processo de como fazer um plano de marketing digital, as quais te apresentamos ao longo deste conteúdo.

E não se esqueça: para ter sucesso na sua gestão de negócios e inteligência competitiva, crie o hábito de sempre analisar os resultados para otimizar suas ações.

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