Como fazer material rico: do planejamento à execução

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Publicado: 13 de novembro de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Você sabe como fazer material rico? Essa estratégia têm ajudado muitas empresas a alcançarem o sucesso das vendas. Se relacionar com leads por meio do conteúdo e da informação é o novo desafio. Você não vai ficar de fora né?

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Atualmente, a maioria das empresas já passaram a entender a necessidade de focar em conteúdo na atração e durante o próprio relacionamento com clientes.

Informação e dados de referência são o que as pessoas procuram hoje em dia.

Por isso os materiais ricos têm se popularizado tanto. Trata-se de uma estratégia crucial dentro do Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Um blog, com postagens frequentes, é um dos canais mais recomendados para se investir na atração de visitantes e gerar tráfego.

O material rico, no entanto, é um conteúdo educativo mais complexo e aprofundado, com o objetivo de agregar valor e aumentar a autoridade da marca no mercado.

Os materiais ricos mais comuns são os e-books, mas existem outros diversos como infográficos ou guias completos.

De modo geral, quando se sabe o que é material rico, não fica difícil entender que trata-se da melhor isca para gerar e nutrir leads em diferentes etapas do funil de vendas.

Por isso, veja neste conteúdo como fazer material rico do planejamento à execução!

Como fazer material rico na fase do planejamento

como fazer material rico e seu planejamento

A fase do planejamento, assim como em qualquer outra tarefa, não poderia deixar de ser a primeira. Afinal, como ir para a ação sem ter o trajeto definido?

Por isso, é nesse momento que você deverá determinar os objetivos a serem conquistados com a produção do material rico. Normalmente os resultados esperados se concentram na atração e nutrição de leads.

Depois de ter os objetivos claros, é hora de determinar o público ao qual o material se destinará. Isto é, saber como fazer material rico envolve fazer um recorte estratégico das pessoas com as quais você vai se comunicar.

Isso porque os passos seguintes serão determinar linguagem e tema. Ou seja, é preciso conhecer o perfil do público-alvo, pois a partir do estudo desse perfil será possível saber qual a linguagem mais pertinente e melhor recebida por ele.

Por conseguinte virá também a escolha mais assertiva do tema que melhor atenderá as dores, dúvidas ou curiosidades da sua persona.

E a execução?

Descubra como fazer material rico

Tendo os dados acima bem definidos e estruturados é hora de partimos para a ação.

Vamos lá?

Se aprofunde ainda mais no tema escolhido

Não dá para falar de um assunto sem ter noções aprofundadas sobre ele, certo?

Afinal um dos objetivos de saber como fazer material rico é tornar a marca autoridade no mercado. Portanto o absoluto entendimento do que está sendo dito e até mesmo ensinado é fundamental.

Por isso, depois de escolher um tema que dialogue com as expectativas do seu público, estude o máximo possível sobre ele, busque e ofereça ao leitor referências de peso e traga informações relevantes.

Defina a estrutura mais coerente e que valorize o material

Assim como em todas as etapas de como fazer material rico, a estrutura é uma das que mais precisará ser bem planejada estrategicamente.

Isso porque hoje em dias as pessoas tem suas preferências e particularidades. Se o seu público é jovem e não muito propenso a leitura não faz muito sentido produzir um ebook de inúmeras páginas, por exemplo.

Nesse caso, um podcast faz mais sentido.

Mas se ainda assim você sentir necessidade de produzir um conteúdo textual para estimular o público a essa nova interação, procure fazê-lo de forma sucinta, convidativa, introdutória e explicativa.

Foque em uma linguagem simples e seja objetivo demonstrando o valor da informação oferecida em cada parágrafo.

Recorte as informações e conteúdos mais relevantes para ele

Assim como dito anteriormente, o seu material precisa agregar valor à vida do leitor.

Dados rasos, superficiais ou infundados podem gerar afastamento do público.

Por isso, depois de definir o tema e estudá-lo faça um recorte daquilo que realmente é indispensável ao propósito do conteúdo.

De novo ressaltamos a importância das referências de peso no assunto. Além disso, você pode tentar oferecer uma perspectiva inovadora ao leitor.

Isto é, abordar o tema a partir de uma ótica diferenciada, desafiadora talvez.

Você pode se debruçar sobre o tema como quiser, basta não esquecer do compromisso com a verdade e do estilo de linguagem mais pertinente ao público.

Mãos à obra por alguém que domine o assunto

Com todos os elementos estruturais definidos, é hora de escolher a pessoa que irá escrever ou gravar o conteúdo.

Se estamos falando sobre como fazer material rico essa pessoa precisa ter completo entendimento sobre o que está sendo dito.

Se você dominar o tema e tiver o tempo necessário, ótimo.

Mas delegar a tarefa também é possível e talvez até preferível. Basta direcionar a alguém que com certeza entregará um bom resultado.

Revise com cuidado

Ainda que o responsável pela produção saiba como fazer material rico é importante contar com a revisão posterior.

Isso porque dados, detalhes, ortografia, linguagem etc podem acabar passando por algum erro no meio do caminho, e um olhar secundário vindo de um especialista é capaz de detectar essas possíveis falhas.

Saiba como o material rico pode trazer valor a sua estratégia e colha os resultados!

Depois de aprender a como fazer material rico, mãos à obra

O maior benefício de saber como fazer material rico é com certeza a captação e nutrição de leads.

Seja para aquele que ainda está na fase inicial da jornada de compra ou para um lead que está prestes a fechar negócio, o material rico aproxima essas pessoas da marca além de propiciar uma relação mais sólida e interativa.

Por isso vimos ao longo deste conteúdo como fazer material rico do planejamento à execução.

Agora você só precisa adequar a estratégia ao perfil do negócio e oferecer um bom material ao seu público

O Inbound Marketing, aliás, é uma metodologia que abrange materiais ricos e está ajudando as empresas a se relacionar de forma mais inteligente com seus possíveis clientes.

Veja como criar um projeto de inbound marketing de resultado e cresça cada vez mais.

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