Como fazer marketing na área da saúde
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 8 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Existem grandes exemplos de empresas que sabem como fazer marketing na área da saúde.
Um exemplo é a Clínica Viver Sem Drogas, que trabalha com um projeto muito grande de Marketing de Conteúdo, focando na informação para poder educar o mercado sobre uma área tão cheia de desinformação, dúvidas, tabus e complicações, que é o setor de dependência química.
No entanto, nem toda empresa da área sabe como fazer marketing. É importante aprender como trabalhar os conceitos publicitários dentro das limitações jurídicas da área de saúde, que tem algumas regras que não estão em ação em outras áreas, por exemplo.
Dessa forma, ter experiência em trabalhar com marketing para o setor industrial, por exemplo, não é a mesma coisa que saber como trabalhá-lo no segmento da saúde.
Quer aprender como fazer marketing na área da saúde? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Como fazer marketing na área da saúde em 5 passos
1. Conheça o código de ética do seu segmento
A área de saúde é bem ampla e abriga vários subsegmentos. Por exemplo, existe a área de odontologia, de cirurgia estética, de nutrição, de cardiologia e muito mais.
Cada um desses nichos tem o seu próprio código de ética, que deve ser seguido e respeitado pelos profissionais.
O código de ética das áreas de saúde costumam ser bem restritivos em relação ao que pode ou não pode ser feito em termos de marketing e publicidade.
Afinal de contas, essas são sub-áreas muito sensíveis e que a posição de autoridade de um profissional é muito respeitada.
Por isso, é essencial entender os detalhes do que o código de ética permite ou não permite, além de ler e reler alguns casos tratados dentro do Conselho de Ética sobre marketing e propaganda. Isso ajudará a entender o que você pode ou não fazer.
Sempre que houver dúvida, não hesite em consultar o órgão regulador da sua área para receber orientações sobre como agir.
2. Entenda as dores dos seus clientes
Um erro comum cometido em marketing é não entender quais são as dores de um cliente, especialmente na área de saúde.
Por exemplo, qual é a dor que um iPhone resolve para o cliente? Não é “ter um smartphone”, porque poderia ser qualquer modelo. Por que o iPhone em específico?
Cada pessoa tem a sua tese, claro, mas é fato que a marca Apple traz um valor diferente para o usuário. Ao mesmo tempo, as câmeras dos iPhones estão entre as melhores do mundo. Isso são dores resolvidas pelo smartphone.
No caso da sua área de atuação, qual é a dor resolvida? É a preocupação com a saúde, com o peso? Talvez algo mais direto e objetivo, como uma dor no braço? Pense nisso para saber como trabalhar sua estratégia de publicidade.
3. Defina quais serão as suas ferramentas
Existem dezenas de ferramentas de marketing para serem usadas. É importante pensar quais são aquelas que fazem sentido para uma empresa na área da saúde. A principal delas é, com certeza, o Marketing de Conteúdo.
Por ter um caráter majoritariamente educativo e de formação de autoridade, o Marketing de Conteúdo casa muito bem com o setor de saúde, atraindo muitos potenciais clientes.
Outra boa ferramenta são as redes sociais, especialmente para áreas da saúde que envolvam prevenção e rotinas de ações, como a busca por uma melhor saúde cardiovascular ou menos peso. Afinal, não dá para negligenciar uma plataforma com 127 milhões de usuários.
Links patrocinados e anúncios podem ser uma boa opção dependendo do nicho, assim como o e-mail marketing. Registro no Google Meu Negócio é obrigatório independentemente da área.
4. Tenha canais de atendimento amplos
Uma clínica ou um médico particular estão relativamente restritos sobre o que podem fazer para ganhar a atenção das pessoas. No entanto, eles não têm restrição sobre como vão atender os interessados nos serviços. Por isso, vale a pena criar uma rede ampla de canais de atendimento, até mesmo usando chatbots se for necessário.
Quanto mais opções para converter os interessados em consultas agendadas, melhor. Não esqueça, claro, de ter um sistema automatizado para relembrar as pessoas da consulta marcada para não haver um alto nível de faltas.
5. Acompanhe os indicadores de desempenho
Por fim, uma das vantagens do Marketing no Século XXI é que todas as ações são digitais e, por isso, geram estatísticas e dados para comparação.
Portanto, acompanhe os seus principais indicadores de desempenho para entender o que dá certo, o que dá errado e como montar uma boa estratégia com base nisso.
Agora que você já sabe como fazer marketing na área de saúde, é hora de colocar esses conhecimentos em prática.
Comece por entender o que pode ou não pode ser feito de acordo com o seu código de ética e ao definir quem é a sua persona. Em seguida, escolha as ferramentas mais adequadas para você e comece a trabalhar.
Assim, você poderá ver os resultados nos KPIs e começar a trabalhar para melhorá-los.
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