Como fazer marketing digital para restaurante?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 14 de junho de 2022 | Atualizado: 14 de junho de 2022.
Comer em um restaurante deixou de ser uma atividade mecânica: se antes as pessoas conheciam os locais apenas por visitarem ou por recomendações de amigos, hoje elas pesquisam sobre o local onde vão comer na internet.
Sendo assim, já existem agências e profissionais responsáveis que cuidam de tudo para restaurante quando se fala em marketing digital e presença online.
Entretanto, se engana quem acredita que firmar-se no digital consiste apenas em fazer um site ou Instagram: é preciso ter uma estratégia em mente, saber quais profissionais contratar (e quando contratar), bem como reavaliar as metas com o tempo.
Por isso, preparamos um guia que vai ajudar você, dono de restaurante, a pensar nos primeiros passos para o seu estabelecimento e como você pode executá-los.
Entenda as particularidades do seu estabelecimento
Em primeiro lugar, você precisa se perguntar quais as particularidades do seu restaurante e qual estratégia cabe melhor na sua realidade.
Por exemplo: seu restaurante tem ponto presencial ou entrega apenas por aplicativo? É voltado para lanches rápidos ou para refeições completas? Qual público costuma frequentá-lo?
Tendo essas ideias em mente, tudo ficará mais simples de executar, pois, você entenderá de antemão quais são as melhores estratégias.
Dessa forma, a sua identidade visual, as redes sociais utilizadas e o seu estilo de comunicação mudarão dependendo do seu público.
Contratar: sim ou não?
De fato, a decisão de contratar ou não um profissional especializado em marketing digital pode ser a diferença entre uma presença digital forte e uma empresa que ninguém conhece.
Entretanto, é preciso saber o mínimo sobre marketing na internet para entender qual é a estratégia que esse profissional irá aplicar no seu negócio. Assim, você poderá conversar de igual para igual com ele e compreender tudo.
Além disso, existem várias possibilidades aqui: trabalhar sozinho no online da empresa, contratar um profissional de social media, uma equipe de profissionais ou até mesmo terceirizar tudo para uma agência.
Tudo dependerá, é claro, da verba disponível e do tempo que você terá para aprender as ferramentas. Mas é essencial saber ao menos o mínimo.
SEO Local
Uma das partes mais importantes do marketing digital de um restaurante que costuma ser muito negligenciada é o SEO local (uma série de ações que você pode tomar para que seu estabelecimento seja achado com mais facilidade em buscas).
Sendo assim, fazer um cadastro no Google Meu Negócio (GMN) é o primeiro passo que muitos empreendedores de todas as áreas esquecem. Ele mostra o seu negócio todas as vezes que alguém procura por um estabelecimento similar ao seu na internet.
Outra ação interessante é criar artigos com palavras-chaves locais. Ainda no exemplo anterior, termos como “pizzaria em São Paulo”, “melhores pizzas em São Paulo” podem trazer clientes ao seu site.
Redes sociais
As redes sociais são outra parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital, mas nem sempre é preciso estar em todas elas.
De fato: redes como o Facebook e Instagram costumam ser muito usadas por restaurantes, pois lá é possível deixar diversos dados de contato e postar conteúdos com seus pratos e se aproveitando de datas especiais.
O atendimento por WhatsApp também é muito interessante, pois pode tirar as dúvidas dos clientes e torna-se um canal de contato direto — além, é claro, de ser possível fechar pedidos pelo aplicativo de mensagens.
Anúncios pagos
Por fim, os anúncios pagos podem ser interessantes na estratégia do seu restaurante, pois assim o seu estabelecimento chega a mais pessoas do que chegaria apenas com conteúdo orgânico.
Por isso, testar as ferramentas de anúncios no Google e no Meta pode trazer bons resultados e aumentar o conhecimento da sua marca.
É interessante reservar uma verba para anúncios, ainda que pequena, pois assim mais pessoas conhecerão o que você tem a oferecer.