Como fazer Marketing Digital para Empresas
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 24 de março de 2022 | Atualizado: 24 de março de 2022.
Você já parou para pensar em como fazer marketing digital para empresas?
E também já reparou que cada dia mais elas estão optando pelo uso de ferramentas de marketing digital?
E-mail marketing, publicidade online além de redes sociais são realmente muito atrativas para quem quer alcançar clientes e aumentar suas vendas online.
Porém, se você não tiver um plano de marketing digital bem elaborado, todo o seu esforço pode se transformar em algo muito caro.
Por isso, é muito importante organizar bem qual o resultado que você espera, além de quais ações usar e qual é o seu público alvo.
Agora, vamos para as dicas de como fazer marketing digital para empresas e as bases que vão compor um planejamento de qualidade. Vamos começar? Acompanhe!
As estratégias de Marketing Digital mais usadas para empresas
As estratégias nas redes sociais são as mais conhecidas quando falamos de marketing digital para empresas, mas também há outras que são muito usadas para diversos tipos de negócios, como;
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo trata da criação de conteúdo relevante para o seu público, abordando as dúvidas, dores e expectativas do seu público-alvo sobre o seu negócio e sua área de atuação.
Inbound marketing
O inbound marketing é uma máquina de geração de leads que usa o marketing de conteúdo para nutrir, atrair e converter oportunidades de negócios em clientes.
SEO
A otimização para mecanismos de buscas SEO (Search Engine Optimization), foca no tráfego orgânico do seu site, ou seja, tráfego gratuito. O maior benefício de colocar em prática essa estratégia é a geração de leads mais qualificados e claro, você não paga nada para aparecer na primeira página do Google.
Tráfego Pago
O tráfego pago, como o próprio nome diz, é a geração de tráfego específico para o seu site ou página de vendas por meio de anúncios pagos em plataformas como o Google, Instagram, Facebook e Linkedin, por exemplo.
O objetivo varia desde aumentar o reconhecimento da sua marca ou até obter mais vendas para sua empresa.
E-mail marketing
O e-mail marketing segue como um dos principais aliados das equipes de marketing que buscam converter novos clientes. Ele é muito usado para compor as estratégias de inbound marketing.
Essas são as principais estratégias de marketing digital para empresas, mas há diferentes tipos para diferentes objetivos. Por isso é importante encontrar o que sua empresa precisa, entender seu público e investir na criação e promoção de conteúdo.
Como fazer um plano de Marketing digital para empresas
Bom, agora que já falamos sobre as estratégias de inbound marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, tráfego pago e e-mail marketing, vamos aprender sobre como fazer marketing digital para empresas.
Saiba quem é sua Persona
Se o seu plano é fazer marketing digital para atrair novos clientes, não conhecê-los será um desperdício de dinheiro e tempo.
Sobretudo, quando falo em conhecê-los, não se trata apenas de sua idade, gênero e classe social. A definição de persona vai além.
É descobrir suas necessidades, dúvidas, dores, objetivos e desejos. E alinhá-los ao que o seu serviço ou produto oferece. Ou seja, em quais redes sociais (Facebook, instagram, YouTube…) sua persona está? Qual o tipo de conteúdo que ela consome? Com que frequência? Qual o formato que ela prefere (imagem, texto, vídeo)?
Essas são algumas informações importantes que você precisa ter em mãos antes de colocar em prática a sua estratégia de marketing digital para empresas.
Agora vamos partir para uma outra parte muito importante: o orçamento (Budget).
Defina seu Budget
Ao contrário da publicidade offline, que muitas vezes exige um investimento inicial muito grande, no marketing digital você pode ajustar sua estratégia para caber no seu bolso.
Por exemplo, é possível criar um anúncio na internet com menos de 10 reais, porém, quanto mais você investir e quanto melhor for a equipe que gerenciar sua estratégia, maiores serão suas chances de sucesso.
Portanto, você pode começar com um pequeno orçamento inicial para testes e quando você vir bons resultados dessas ações (por exemplo, leads, cliques ou visitas ao seu site), apenas vá aumentando seus investimentos.
Resumindo, seu orçamento pode ser ajustado e alterado à medida que você desenvolve sua estratégia com base nos resultados que surgem.
Defina seus Objetivos
Tudo o que você for fazer, precisa ser pensado antes para atingir suas metas. Com isso em mente, é necessário estabelecer os objetivos principais e secundários que podem ser alcançados com o tempo, tendo como base a realidade atual da sua empresa junto com seu orçamento.
Por exemplo, se você começar um e-commerce e o seu objetivo for gerar vendas no site, você pode estabelecer uma meta de 50 vendas nos três primeiros meses e 300 no primeiro semestre, 1000 em um ano e assim por diante.
É bom lembrar que, ao longo desse caminho, se você quiser atingir o objetivo principal, os outros objetivos secundários importantes para o seu negócio também podem ser conquistados.
Como por exemplo a quantidade de cadastros, contatos recebidos e o número de visitantes. Tudo isso precisa ser acompanhado através das métricas.
Analise a Concorrência
Em qualquer ramo empresarial dificilmente você será o único no mercado. Mas sempre há oportunidades para serem exploradas e quando queremos descobrir essas oportunidades, precisamos estudar nossos concorrentes.
Por isso, é bom se perguntar;
- Quem são meus principais concorrentes?
- Será que eles já possuem presença na internet?
- O que eles fazem? E está dando certo? O que não está bem feito e eu posso fazer melhor do que eles?
- O que eu ofereço de diferente se comparado a eles?
Com essas análises de oportunidades e ameaças você vai conseguir definir qual é o posicionamento a tomar e quais conteúdos produzir.
Além de várias outras estratégias que serão úteis para o seu plano de como fazer marketing digital para empresas.
Comece a fazer o Marketing Digital para sua Empresa
O marketing digital é muito eficiente e tem crescido muito ao longo dos anos. Uma pesquisa do jornal monte carlos mostrou que o mesmo atingiu 13 milhões de novos consumidores e que já cresceu mais de 31% até o momento.
Sua empresa não pode ficar de fora dessa nova estratégia, pois após a pandemia as pessoas migraram muito para a internet.
Comece organizando os canais que vai usar, considere o conteúdo de cada um deles, construa sua estratégia de inbound marketing, e o mais importante: não se esqueça de ter uma equipe competente para gerenciar tudo isso.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redatores da Agência Web Marketing.