Como fazer Inbound Marketing: a estratégia capaz de revolucionar seu negócio
Saber como fazer Inbound Marketing de forma rápida, prática e sem gastar muito é um dos grandes mistérios do mercado. Desvende agora esse segredo e descubra como fazer a sua empresa ser um sucesso de vendas.
Já imaginou um mundo no qual os clientes levantassem a mão e expressassem sua vontade em adquirir um produto seu por livre e espontânea vontade? Não seja por isso!
Trazemos a boa notícia de que é possível viver nesse mundo: para isso basta adotar na sua empresa uma estratégia de Inbound Marketing, uma metodologia dentro do Marketing Digital.
Isso porque ela encara o relacionamento com possíveis clientes como algo progressivo, alimentado aos poucos e de forma natural até a batida do martelo.
Esse interesse é gerado por meio da produção e divulgação de conteúdo relevante, o qual tem como objetivo educar o lead para que ele entenda o problema e perceba por conta que o seu produto é a melhor solução.
Mas é claro que até chegar o momento em que pessoas comecem a comprar o seu produto existe uma longa caminhada, a qual pode ser encurtada se você conhecer um atalho especial.
Quer saber como fazer Inbound Marketing e melhorar os resultados do seu negócio? Então confira o conteúdo a seguir:
Como montar uma equipe de Inbound Marketing?
Antes de entrar é campo é preciso escalar o time que vai enfrentar esse grande desafio.
Sendo assim, o técnico da sua equipe deverá ser o Analista de Inbound Marketing, pois é ele quem vai traçar as estratégias necessárias para o sucesso da missão.
Isso inclui criar as pautas dentro do funil de vendas, definir os pontos de conversão e o processo de nutrição para fazer o lead avançar dentro dos estágios do funil.
Seguindo nessa lógica, toda equipe precisa de um cérebro criativo para executar jogadas a fim de converter em gols ou vendas, no nosso caso.
Essa é a missão do redator de conteúdo, o seu camisa 10. É ele quem vai elaborar textos relevantes e criativos, de acordo com as pautas criadas pelo o seu analista, a fim de educar e conquistar o lead.
Para ajudar o seu redator a trabalhar as jogadas, o seu camisa 11 é o design, o responsável pela arte inserida nos textos a fim de deixá-los mais atrativos.
Mas claro que para garantir a eficácia dessa construção, é preciso ter alguém na retaguarda. Esse é o papel do SDR, ou Sales Development Representative.
O seu camisa 8 vai observar o comportamento de cada lead e entrar em contato para medir o interesse deles e passar adiante no processo comercial os mais prontos para compra.
Por fim, se tudo caminhou bem até aqui, o próximo passo é passar a bola para o camisa 9 e gritar gol, não é mesmo? Então é aqui que entra o seu vendedor.
É ele quem vai abordar o lead quando esse levantar a mão e expressar o desejo de adquirir o seu produto.
Montar a sua própria equipe é uma tarefa trabalhosa, por isso existe a possibilidade de contratar uma agência de Inbound Marketing para realização desse serviço.
A saída pode parecer prática, porém essa opção sai mais cara do que se você montar o seu próprio time.
Além disso, com uma agência os processos são muito mais burocráticos e demorados, isso sem contar que as pessoas envolvidas não tem afinidade com os princípios da sua empresa nem possuem o seu conhecimento sobre o seu produto.
Mas calma! Pensar em como fazer Inbound Marketing não precisa ser tão torturante.
Isso porque contar com uma ferramenta de Inbound Marketing pode fazer tudo isso e muito mais ao mesmo tempo em que otimiza o uso do seu tempo e dinheiro.
Saiba mais sobre ferramenta de Inbound Marketing
Como falamos no tópico anterior, para a realização de uma estratégia de Inbound Marketing assertiva é preciso contar com uma ferramenta para automatizar tarefas maçantes e otimizar o seu tempo e dinheiro.
Então, se você quer saber como fazer Inbound Marketing, confira os recursos os quais você pode contar.
Landing Page
Uma das partes mais importantes da estratégia de Inbound Marketing é a fase de geração de leads, certo?
Isso porque é por meio da captura desses contatos que a sua tática para conquistar novos clientes se desenrola.
Sendo assim, a fase de criação de landing page é essencial para o andamento do projeto, afinal ela será a rede com a qual você vai conseguir pegar esses dados.
Mas para isso, primeiro precisa contar com uma ferramenta para criar landing page.
Com ela é possível ter acesso a modelos pré-prontos e apenas criar o formulário para geração de leads.
Assim, você economiza custos com design e ainda otimiza a jornada de trabalho de seus funcionários, com isso eles têm mais tempo para realização de ações mais importantes.
Email marketing
Uma vez que seus leads foram gerados, você precisa se preocupar com a nutrição deles.
E uma ferramenta para criação e disparo de email marketing é uma ótima pedida para a realização dessa tarefa.
Isso porque com ela você terá acesso a modelos pré-prontos e um mecanismo para disparo para toda a sua base de contatos.
Existem diversas opções no mercado, sendo uma das mais conhecidas a do MailChimp.
Blog
Ao longo do conteúdo ressaltamos a importância que um material educativo de qualidade tem na estratégia de Inbound Marketing como isca para conquistar novos clientes.
Por isso você também vai precisar de uma ferramenta para isso. Além da plataforma para criação do documento, que pode ser o Microsoft Word ou a opção do Google, também é preciso uma para publicar esse material, certo?
Para isso, a mais utilizada no mundo é a plataforma do WordPress. Com design intuitivo, você também pode adicionar pluggins para aumentar as funcionalidades da ferramenta.
Dessa forma você a personaliza de acordo com as suas necessidades e tem uma plataforma para publicar seus conteúdos e atingir o seu público.
All In One
Apesar de ajudar, ter uma ferramenta para cada necessidade pode travar a roda em algum momento da sua estratégia, afinal são muitos processos para acertar.
Mas tudo isso pode ser evitado se você contar com uma ferramenta de Inbound Marketing all in one, ou seja, uma que te dê a opção de realizar todas essas atividades e muito mais.
Dessa forma processos são otimizados e você ainda diminui as chances de acontecer algum erro durante alguma etapa.
No mercado existem algumas opções desse tipo de ferramenta de Inbound Marketing. Inclusive vamos falar no próximo tópico de uma que promete revolucionar o jeito de praticar essa metodologia.
Conheça a ferramenta ideal para quem quer saber como fazer Inbound Marketing
Esqueça processos demorados e complexos: com a ferramenta de Inbound Marketing da Ideal Marketing você finalmente pode pôr em prática uma estratégia que funcione.
Gerencie seus leads, dispare emails marketing para a sua base de contatos, pesquise as melhores palavras-chave, produza um conteúdo otimizado e administre suas redes sociais tudo em um só lugar.
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