Como fazer com que sua startup seja noticiada nas mídias sociais
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 22 de setembro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
A mídia social está se tornando a ferramenta de marketing preferida para atrair financiamento, talento e o interesse do cliente. Mas, com uma startup, você geralmente tem uma ideia ousada, recursos limitados e nenhuma presença online. Ser notado nas redes sociais pode ser o ingresso para fazer sua startup decolar.
Aqui estão as melhores estratégias para fazer com que sua startup seja notada nas mídias sociais e construir sua presença online:
Definir metas claras
Com tantas plataformas de mídia social disponíveis, escolha a(s) plataforma(s) mais utilizada(s) pelo seu público-alvo. Para empresas B2B, será o LinkedIn junto com o Facebook ou Instagram. Para outros tipos de negócios que se prestam ao apelo visual, Instagram e Tiktok podem ser considerados. A chave é pesquisar onde seu público-alvo passa mais tempo e se concentrar nisso primeiro.
Seja qual for a plataforma que você escolher, aprenda as ferramentas para otimizar o engajamento e construir confiança. Isso inclui:
Artigos no LinkedIn
Embora antes fossem apenas influenciadores que podiam postar artigos no LinkedIn, agora qualquer um pode publicar artigos e construir credibilidade.
Facebook Live
O Facebook ao vivo é um recurso que permite que seu público ouça a empresa diretamente. Isso pode ser usado para educação, treinamento, lançamento de produtos e para despertar o interesse em sua startup.
Com autenticidade essencial para construir a confiança da marca, o Facebook live oferece um vislumbre não filtrado da mensagem e dos objetivos da marca de sua startup.
Stories do Instagram
As histórias do Instagram permitem que os usuários postem videoclipes curtos que ficam ao vivo por 24 horas. Stories é o recurso mais usado do Instagram e pode ser usado por startups para humanizar sua empresa e espalhar a palavra.
Você pode incluir até 30 hashtags para aumentar o alcance, junto com adesivos que são mostrados para melhorar o desempenho do vídeo.
Esses são os três principais para a maioria das empresas, embora Twitter, Tiktok e Snapchat também sejam ferramentas de marketing poderosas em determinados nichos de startups.
Postar consistentemente
Uma das maneiras mais importantes de construir engajamento e confiança nas mídias sociais é por meio de postagens diárias. Alguns especialistas recomendam até três vezes ao dia. Por mais que seus colaboradores cheguem na sua empresa, utilizam o sistema de ponto online e a partir daí já possuem inúmeras atividades, implementar no cronograma um processo de postagens vai valer muito a pena.
Seja qual for a programação de postagem que você escolher, seja consistente. Como uma bola de neve, a postagem consistente ao longo do tempo criará o conhecimento da marca, a confiança na marca e aumentará os seguidores e o engajamento.
Construir relacionamentos
A chave para a mídia social não é apenas coletar números. Postar sozinho não é suficiente. Alcance e interaja com clientes em potencial, críticos e outras startups no mesmo setor. Não diga estatísticas enfadonhas ou promova produtos o tempo todo. Dê aos clientes inspiração, informações e visão sobre o propósito de sua marca para inspirar lealdade.
Uma boa proporção é:
- 20% falar sobre sua startup e visão
- 20% com links para seu conteúdo (blogs, produtos, etc.)
- 20% com links para outro conteúdo (empresas locais, outras startups, etc.)
- 40% Networking (compartilhe como você é, pergunte sobre os negócios de seus seguidores, crianças, animais de estimação, etc.)
A mídia social é uma das ferramentas mais poderosas para alcançar e construir colaboração e suporte para sua startup e ideias.
Responder
A regra de ouro da mídia social é responder. Responda a comentários, perguntas e críticas. Junte-se à conversa!
Mas mais do que falar, ouça.
Ouça as necessidades dos clientes em seu setor e nicho. Procure o que os clientes desejam e não estão obtendo. Esteja alerta para como sua empresa pode preencher uma lacuna no setor ou atender às necessidades dos clientes de forma exclusiva.
Uma resposta é ainda mais poderosa se for ouvida e adaptada às necessidades do cliente. Planeje manter a conversa desenvolvendo inovação para atender às demandas do mercado.
Automatizar
Para agilizar o processo de postagem, use uma variedade de ferramentas de postagem online para processar postagens em lote. Configure um calendário de postagens para o mês, levando em consideração feriados e outros grandes eventos, bem como lançamentos de produtos e agendas de negócios.
Embora você ainda precise responder e interagir diretamente, as postagens mensais automatizadas podem ser configuradas em apenas alguns dias, liberando o resto do mês para construir a inicialização.
Aprimorar mensagens de marca
Embora possa ser tentador postar apenas fotos legais ou detalhes do produto, mensagens consistentes da marca em todas as plataformas irão melhorar o desempenho da postagem, o reconhecimento da marca e construir confiança. Você deseja criar uma base de clientes daqueles que se identificam com as mensagens de sua marca.
Mensagens consistentes atrairão seu mercado-alvo. Conectar influenciadores com sua startup também é uma ferramenta eficaz para aumentar rapidamente o alcance e amplificar a mensagem da marca. Seu cliente ideal irá encontrá-lo, mas apenas se você tiver uma mensagem clara e divulgá-la.
Como aumentar o conhecimento da sua marca por meio da mídia social
A Internet e as mídias sociais remodelaram o mundo como o conhecemos. Atualmente existem 2,95 bilhões de usuários da internet. Com tantos usuários ativos conversando, expressando opiniões, buscando informações ou apenas passando o tempo, a mídia social oferece inúmeras oportunidades para ajudá-lo a expandir seus negócios.
No entanto, com tanta concorrência e esses algoritmos em constante mudança para enfrentar, está se tornando cada vez mais difícil se destacar e ganhar seguidores. Para maximizar o reconhecimento da marca e ter sucesso nas redes sociais, você precisará implementar uma estratégia com objetivos claros. Ainda existem maneiras de impulsionar o seu crescimento, mesmo que você não tenha a equipe ou o orçamento de marcas maiores.
Público-alvo
Você precisa saber com quem está falando ao postar. Definir e compreender seu público permitirá que você se conecte e atenda melhor. Nem todos na mídia social estarão procurando seu produto ou serviço; não perca tempo e dinheiro com pessoas que simplesmente não estão interessadas.
Depois de construir uma base sólida de seguidores engajados, você pode testar diferentes formatos e tópicos para descobrir a que eles respondem melhor.
Tendências
Faça parte da conversa atual. Não importa o seu setor, quase sempre haverá pelo menos um tópico importante que afeta o seu público.
Comece uma discussão sobre essa história de tendência para capitalizar sua popularidade e ajudar sua marca a alcançar um público mais amplo. As pessoas tendem a se envolver mais e a compartilhar de forma mais ampla quando o conteúdo está relacionado a algo que os apaixona.
Qualidade
Suas contas de mídia social são tão boas quanto o conteúdo que você publica. Concentre-se na qualidade em vez da quantidade: cinco postagens ruins em um dia apenas farão as pessoas desistirem ou pararem de seguir, mas uma postagem relevante e bem pensada irá ressoar com seu público e ser compartilhada.
Compartilhar não é apenas publicidade gratuita com base no boca a boca – também mostra que você está postando o tipo de conteúdo que seu público gosta e ao qual responde.
Visual
“Uma imagem vale mais que mil palavras” é clichê, mas é verdade. Você pode transmitir muito com uma imagem e ainda mais com um vídeo. Humanos processam cenas visuais em menos de 1/10 de segundo; 90% das informações processadas por nossos cérebros são visuais.
Portanto, torne mais fácil para seus fãs em potencial usando vídeos e conteúdo com muitas imagens. Os vídeos estão tendo um crescimento exponencial, um terço da atividade online é gasto assistindo a vídeos, e o Facebook dá preferência a postagens de vídeo (por isso é uma ótima maneira de aumentar o alcance orgânico de sua página).
Marketing de influência
Os influenciadores da mídia social são pessoas ou marcas com um grande número de seguidores engajados. Trabalhar com influenciadores é uma ótima maneira de aumentar o conhecimento da sua marca rapidamente, porque eles já construíram um público adequado ao produto ou serviço da sua empresa.
Você terá mais sucesso se procurar influenciadores cuja mensagem e público se alinham intimamente com os seus (mas é claro, certifique-se de que eles não sejam um concorrente direto).
Comunicando
Acompanhe tudo o que puder nas redes sociais. Dessa forma, ao testar novos tópicos ou formatos, você pode examinar os resultados, ver o que funcionou e decidir o que alterar e o que repetir. Por exemplo, experimente cinco influenciadores diferentes e dê a cada um deles um código de rastreamento exclusivo para promover. Isso permitirá que você veja quais geram mais vendas.
Os relatórios também podem mostrar que tipo de postagem obtém mais engajamento ou compartilhamentos de seus seguidores. Talvez seu público esteja mais propenso a compartilhar vídeos do que clicar em um link; agora você sabe como se concentrar no conteúdo de vídeo.
Existem muitas ferramentas para ajudá-lo com rastreamento e relatórios, desde opções gratuitas como o Google Analytics até opções pagas como Kissmetrics .
Resumindo
Leva tempo para construir o conhecimento da marca nas redes sociais. Não existe uma fórmula mágica que funcione durante a noite; você precisará reservar um tempo, experimentar coisas e aprender a que seu público responde.
Mas se você fizer um esforço consistente e seguir os conselhos acima, olhará para trás em um ano e ficará surpreso com o quanto seus seguidores (e seus negócios!) Cresceram.
Fazer com que sua startup seja notada nas mídias sociais requer uma abordagem focada e direcionada, ouvindo as necessidades dos clientes e da indústria e construindo um produto e uma mensagem que ressoe com os clientes. Com alguma criatividade e experimentação, sua startup alcançará seu mercado-alvo e começará a aumentar o conhecimento da marca.