Como escolher as melhores palavras chave
Você sabe como escolher palavras chave? Essa técnica é fundamental para que a sua marca tenha condições de alcançar o topo do Google!
O ponto de partida para qualquer estratégia de SEO é identificar quais palavras-chave mais fazem sentido para ajudar no bom posicionamento da sua marca na internet.
Mesmo para sites mais antigos e que já conquistaram muitos links é complicado competir por todas as palavras relacionadas ao segmento organicamente, isto é, é preciso fazer uma pesquisa inteligente e escolher as que possuem maior potencial de resultado.
Para sites que estão começando, esse fato se evidencia ainda mais.
Por isso, é importante escolher quais são os termos de busca pelos quais você quer que seu site seja listado nos primeiros resultados do Google e definir estratégias para alcançar esse objetivo.
A importância das palavras-chave
Atualmente, quando as pessoas querem saber sobre informações dos mais diversos tipos é muito comum que recorram ao maior buscador do mundo: o Google.
Diante daquela caixinha de pesquisa, você digita algumas palavras-chave ou termos que são rapidamente buscados e em menos de um segundo você tem um conjunto de páginas da web para visitar como resultado da sua pesquisa.
A verdade é que o Google avalia essas palavras-chave buscadas para identificar quais conteúdos da internet podem atendê-lo melhor.
Por isso, quem possui um site institucional, blog ou e-commerce, por exemplo, precisa estar muito atento à pesquisa de palavras-chave para poder produzir um conteúdo que vá ao encontro daquilo que as pessoas buscam na internet.
Critérios para saber como escolher uma palavra-chave
Existem diversas formas de se realizar uma pesquisa de palavras-chave, e normalmente isso é feito com ajuda de ferramentas especializadas nessa tarefa.
Desde já deixamos como dica o planejador de palavras-chave do próprio Google que, inclusive, é gratuito.
Mas, dependendo da complexidade e profundidade da pesquisa que você queira realizar, como incluir mais variáveis e pensar em algum algoritmo diferente de priorização, faz sentido contar com opções pagas.
A seguir, confira algumas variáveis que, de modo geral, são as mais relevantes para uma pesquisa de palavras-chave eficiente:
- Volume de busca;
- Dificuldade;
- Oportunidade;
- Intenção de compra;
- Posição atual.
No mais, é importante ressaltar que você deve focar em palavras focadas no seu segmento de atuação, isto é, não escolha palavras-chave genéricas somente baseado em seu volume de busca.
De que adiantaria fazer seu site posicionar para usuários que não tem o mínimo de interesse de abri-lo?
Por isso, além de considerar os critérios acima seja estratégico quanto as palavras que têm mais chances de atrair o seu público específico.