Como definir o orçamento com um cliente: confira 5 passos

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Publicado: 28 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Saber realizar um orçamento de prestação de serviços e fazer boas propostas é essencial para ampliar seu negócio, captando clientes e contratos de qualidade. 

Porém, definir um bom orçamento para oferecer ao seu cliente pode não ser uma tarefa tão simples. 

Isso porque você precisa viabilizar o crescimento do seu negócio de forma clara e confiável. 

Para ajudar nesse processo de desenvolvimento do orçamento, separamos 5 passos para você conseguir elaborar sua proposta de prestação de serviços.

1 – Junte todas as informações necessárias 

É possível que ao surgir uma oportunidade de fechar um bom negócio, a ansiedade de enviar um orçamento o mais rápido possível venha à tona. 

No entanto, a fase de elaboração do orçamento é muito importante, e para que você consiga captar esse cliente é necessário que você dedique certo tempo a essa atividade. 

Dessa forma, no primeiro passo para definir o orçamento, você deve:

Com essas informações em mãos, você terá uma chance maior de propor um orçamento que será aceito.

Uma dica importante é: cuidado para não perder oportunidades de negócios ao errar o tempo de envio do orçamento.

Orçamentos enviados precocemente podem acarretar em prejuízos futuros caso não seja realizada uma boa análise dos custos, e enviar orçamentos fora do prazo pode fazer com que o seu possível cliente feche o negócio com outra empresa. 

Busque alinhar um prazo e cumpri-lo sempre.

2 – Faça uma análise do projeto

O segundo passo também exige certo tempo de dedicação. Nele, você vai pensar no desenvolvimento do projeto, respondendo: “quem, o que, onde, como, quando e por que”.

Quem: quem será o responsável por realizar esse trabalho? Quem vai acompanhá-lo? Quem fará a interação com o cliente?

O que: o que deve ser feito? Qual é a expectativa do cliente? Quais são as etapas para conseguir concluir o que o cliente precisa?

Onde: onde será o local de realização do serviço? 

Como: como o serviço será prestado? Como vai ocorrer a implantação e o acompanhamento? Como será medido o índice de satisfação? Como será feita a análise de riscos? 

Quando: quando acontecerão as etapas do processo? Nessa parte é bom criar um cronograma que norteará o projeto.

Por que: nessa parte você deve justificar os motivos das suas escolhas, de modo a convencer o cliente que escolheu as melhores estratégias para a execução do serviço.

Esse passo é muito importante, pois para conseguir fazer um orçamento que vá de encontro com as necessidades do cliente, é preciso pensar essas questões a fundo. 

E vale ressaltar que o desenvolvimento do projeto será a parte que vai compor significativamente o valor do orçamento final.

3 – Calcular valor da hora trabalhada

Nesse passo você deve calcular o valor da sua hora trabalhada. Para definir este valor você deve considerar o custo do projeto e a sua mão de obra.

Após chegar ao valor da sua hora de trabalho, basta fazer o cálculo. Por exemplo, se a sua hora trabalhada custa R $35,00 e o projeto levará 15 horas para ser concluído, o valor que deve ser cobrado é R $525,00.

Alguns prestadores de serviço adotam o critério de adicionar algumas horas a mais nesse cálculo, de forma que, se houver algum imprevisto que atrase a execução do projeto, não haja prejuízos. 

4 – Elabore sua proposta

Agora que você já tem em mãos todas as informações sobre o serviço, e como ele poderá ser prestado, é hora de elaborar sua proposta.

A proposta de negócio é o documento final do orçamento, então é importante que seja um documento fácil de entender, prático e objetivo.

Não existe nenhuma regra sobre a elaboração das propostas, mas elas costumam seguir a seguinte estrutura:

Introdução: um resumo do seu negócio e do projeto proposto;

Desenvolvimento: onde o projeto será apresentado. Nessa deve conter valores, fotos, gráficos, o que for necessário.

Conclusão: uma conclusão simples apontando como o cliente deve proceder para fechar o negócio.

5 – Tenha boas recomendações profissionais

E para finalizar o seu orçamento com chave de ouro, tenha boas referências profissionais. 

Afinal, nada melhor do que a recomendação profissional de outros clientes e colegas de trabalho a respeito do seu serviço.

Uma boa opção para apresentar seus outros trabalhos de maneira discreta, é apontar quais foram as empresas ou clientes que já tiveram serviços prestados por você. 

Outra alternativa é informar um link ou site onde seu possível cliente possa visualizar seu portfólio.

Você não deve esquecer que o portfólio é uma maneira muito positiva de apresentar os seus serviços para as pessoas, pois é por meio dele que os seus clientes vão perceber se houve ou não identificação com o modo que você trabalha. 

Conclusão

O objetivo deste artigo foi apresentar alguns passos simples para a elaboração de um orçamento. 

Seguindo essas recomendações você conseguirá apresentar uma proposta adequada e objetiva para o seu cliente.

Lembre-se que é por meio do orçamento que o cliente terá o primeiro contato com a sua empresa, e por isso você deve se dedicar nessa etapa para não somente captar um cliente, mas sim fidelizá-lo.