Como criar uma Landing Page que converte
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 4 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
O que é Landing Page?
O termo Landing Page (que pode ser traduzido como página de aterrissagem) originalmente definia toda página que um usuário acessava para entrar em um site.
Tanto que, se você utiliza o Google Analytics em inglês, uma das dimensões de comportamento apresentadas é “Landing Pages”, que na versão em português da ferramenta é substituída por “Páginas de destino”.
Então, se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem. Já se digita o endereço do seu site na barra de URL, “aterrissará” na home.
Mas, no contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page uma página criada com um único objetivo: a conversão.
Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão.
Conheça agora os 7 Passos para criar uma landing page que converte
Crie títulos simples e diretos
Copyblogger, site referência em copywriting, diz que 8 em cada 10 pessoas leem apenas o cabeçalho de uma página. E mais (ou menos): somente 2 em cada 10 seguem adiante e leem o restante da página.
A conclusão é simples: os principais elementos de uma página são, de fato, o título e o subtítulo. Mas isso você já sabia, certo? O importante é tirar proveito dessa informação.
Esses elementos, então, devem transmitir de maneira clara e direta a proposta de valor da sua oferta. Quando um visitante chegar à página, ele tem que pensar “que oferta interessante, é disso que estou precisando, vou ler o restante da página”
Não use links ou menus
Você vai se cansar de ler isso aqui neste post, mas é verdade: a razão de ser uma página de aterrissagem é a conversão. Portanto, quanto menor for o número de opções de clique o leitor tiver em detrimento do botão de CTA, melhor.
Se não estivermos te convencendo, pense no seguinte: se você botar links para a sua empresa ou um “saiba mais sobre o produto”, o leitor pode clicar e entrar naquela espiral de hiperlinkagem que nos faz perder horas na internet. E, assim, não volta à LP.
Isso se aplica também a menus. Sabemos que no site da sua empresa é importante auxiliar a navegabilidade, o que inclusive transmite confiança ao potencial cliente. O segredo, como veremos a seguir, é dizer a esse visitante tudo o que ele precisa saber já na Landing Page.
Crie formulário com simples com o mínimo de campos necessários
Não é possível dizer quantas e quais informações sua LP deve pedir, pois as variáveis são muitas. O principal a se levar em consideração é em que parte do funil está o seu material. Se for algo mais de topo, não faz muito sentido pedir o telefone ou mesmo o cargo da pessoa. Você ainda vai desenvolver um relacionamento.
Avalie também a relação da oferta com o formulário. Se você estiver oferecendo algo muito valioso, pode pedir informações mais profundas. Não é uma boa exagerar, mas o Lead vai entender que precisa dar mais dados em troca.
A confiança também é um fator. Se for o primeiro contato da pessoa com o seu negócio, talvez ela não queira preencher muitos campos. O segredo, como quase tudo no Marketing Digital, é testar.
O texto do CTA não deve deixar dúvidas
Em resumo, o texto não deve deixar dúvidas do que vai acontecer ao clicá-lo.
Ações simples e diretas dão total certeza ao usuário do que ele receberá em troca de suas informações. “Receber e Book”, “Assistir ao webinar” e “Garantir meu lugar” são bons exemplos.
Vídeos podem complementar o conteúdo
Um vídeo pode ajudar uma Landing Page a converter mais. Embora pareça incoerente com o que falamos sobre focar no CTA, lembre-se que o vídeo fica embedado na página. Ou seja, não é necessário sair para se informar mais.
Dessa forma, sua oferta pode ficar mais interessante, já que o Lead terá mais informações. Além disso, o vídeo é um formato visualmente valioso e pode se encaixar perfeitamente ao design da Landing Page.
Pense, por exemplo, em ter um vídeo mostrando as funcionalidades do seu produto em uma página de pedido de teste. Ou quem sabe depoimentos de usuários satisfeitas. As opções são múltiplas! E o que falamos aqui vale para imagens também: ela tem que ser parte do conteúdo.
Use provas sociais
Muitas pessoas precisam de um tipo específico de reforço para se engajarem com o CTA de uma Landing Page: as provas sociais.
Trata-se, em resumo, da confirmação de que outras pessoas entraram naquela página e baixaram o material ali disponível ou se inscreveram para um trial, por exemplo.
Coloque evidências de que outras pessoas compraram, baixaram ou encontraram algum valor na oferta. Use botões de compartilhamento com dados de redes sociais, número de downloads ou mesmo depoimentos.
No caso do botão das redes sociais, a atualização é automática e pode gerar números altos.
Crie senso de urgência
Em geral, é o copy da página – ou seja, no texto – que provoca a sensação de que o visitante não pode perder de jeito nenhum aquela oferta. Isso pode ser feito exaltando as qualidades, mas, também, deixando claro o que ele vai deixar de ganhar se não fizer aquela conversão.
Isso se encaixa na ideia de FOMO (Fear of Missing Out, ou Medo de Ficar de Fora), muito usado nas redes sociais. Além disso, é possível trabalhar com uma limitação de tempo.
Por exemplo: acrescente na Landing Page quanto tempo falta para uma oferta expirar, o que estimula o visitante indeciso a agir mais rápido.