Como criar uma fanpage de sucesso: descubra como administrá-la para atrair mais usuários
Você sabe como criar uma fanpage no Facebook? Ela disponibiliza diversas funcionalidades, uma delas é conquistar mais clientes, pois a interação entre seus fãs e sua empresa é muito melhor nas redes sociais. Conheça então os segredos por trás dessa ferramenta e conquiste novos negócios.
O Facebook atingiu no ano de 2017 a marca de 2 bilhões de usuários ativos, é o recorde para uma rede social. Sabendo disso, concluímos que mais de 25% da população mundial está conectada a essa rede.
Ao saber deste número, é quase impossível dizer que seu público-alvo não esteja no Facebook. Este é um ponto muito positivo para sua empresa entrar nesse veículo também.
Você deve estar pensando: “Então eu preciso ir no Facebook, criar um perfil e pronto. Vou conquistar o mercado!” é ai que você se engana.
Perfil não é recomendado para empresas, negócios, vendas ou comércio. Por isso você deve aprender como criar uma fanpage no Facebook.
Ok, mas o que é fanpage?
Isso iremos explicar ao decorrer do conteúdo. Neste instante devo enfatizar que, saber como criar uma fanpage é uma ótima opção para o sucesso do seu negócio.
Tanto para administrá-la, como para mensurar os números do alcance das publicações.
Portanto, depois de conhecer como criar uma fanpage, seu negócio estará mais adequado ao seu consumidor, mas também vamos mostrar essas informações ao longo do texto.
Nos acompanhe e aprenda o que é fanpage e como criar uma fanpage no Facebook de muito sucesso.
Como criar uma fanpage no Facebook
Antes de saber como criar uma fanpage, é importante explicar o que é fanpage.
O que é fanpage? Em tradução livre é uma página de fãs.
Fan = fã; Page = página.
Ela é um tipo de página que foi desenvolvida pelo Facebook em 2007 especialmente para que marcas e empresas pudessem estar conectadas à rede (Facebook).
Mas para começar a aprender como criar uma fanpage, você precisa ter um perfil próprio para poder vincular a página, depois deste passo que é possível começar.
Sabendo disso, quando você quiser começar a criar uma fanpage, você deverá clicar na seta para baixo, ao lado do ícone de ajuda rapida (interrogação), e depois em criar página.
Após selecionar essa função, aparecerá para você uma página semelhante a essa:
Você precisa escolher a que melhor se encaixa no seu negócio.
Negócio Local
Se é um negócio local ou lugar (padarias, bancas de jornais bairristas).
IMPORTANTE: muitas pessoas confundem essa opção com uma empresa de pequeno porte. Empresas, de qualquer porte devem ficar na próxima categoria, você precisa escolher o tipo de fanpage ideal ao seu negócio.
Empresa, organização ou instituição
Fanpage direcionada à empresas organizações e instituições, independente do porte do negócio.
Marcas ou produtos
Se você quer fazer uma página especial para um produto de sua marca, essa é a categoria ideal, como por exemplo uma fanpage para a loção corporal florida da MaryKay.
Artista banda ou figura pública
Esse o próprio nome já diz por si só, não é mesmo?
Entretenimento
Este tipo de fanpage é direcionado a casas noturnas, casa de shows, salas de cinema, entre outros tipos de entretenimento.
Causa ou comunidade
Fanpage direcionada à organizações não governamentais (ONGs).
Depois de escolhida a categoria do seu negócio, você precisa colocar o nome da sua fanpage, uma imagem de perfil e uma foto de capa.
Essas duas últimas permitem ser melhor reconhecido pelo público, afinal, quem nunca esqueceu o nome de algum objeto ou pessoa e depois de ver uma foto lembrou o que era?
E então, voilà. Sua fanpage está criada!
Qual a diferença de perfil e fanpage?
Depois de dar o aprender como criar uma fanpage, devemos enfatizar que existem algumas diferenças entre fanpage e perfil.
Em uma analogia simples é comparar perfil e fanpage com CPF e CNPJ.
Mas dentre todas as diferenças, a maior delas é que no perfil se acumula amigos, e em uma fanpage você coleciona fãs.
Isso é um fator importante pois em um perfil você só pode ter, no máximo 5.000 amigos, em uma fanpage, você pode ter milhões de fãs.
Como por exemplo, o Cristiano Ronaldo. Ele é a personalidade que mais tem curtidas no Facebook, são mais de 120 milhões* de curtidas na fanpage do jogador do Real Madrid.
Para chegar nessa marca criando perfis, seria necessário criar 24 mil perfis diferentes.
*(janeiro 2017)
Os dados podem enfatizar ainda mais, como é importante criar uma fanpage.
Aqui abaixo, ilustramos as principais diferenças entre uma fanpage e um perfil pessoal no Facebook.
As fanpages podem ser administradas por mais de uma pessoa, coisa que um perfil não possibilita. Esse é um ponto muito positivo, pois desse jeito você não precisa passar senha de nenhuma conta, basta adicionar os administradores da fanpage.
Além de administrador, existe a possibilidade de adicionar editores, moderadores, anunciantes, analista e colaboradores em sua fanpage.
Com um perfil, não é possível investir em mídia paga, impulsionando suas publicações, coisa que só é possível pelo Facebook Ads.
E o melhor, o Facebook é um veículo muito mais barato que outros meios comuns.
Investir em mídia paga no Facebook tem se tornado uma coisa extremamente comum nas empresas.
Mas mesmo quando a publicação não é impulsionada, a fanpage permite mensurar os dados de cada post. Permitindo visualizar quantas pessoas foram atingidas, e quantas pessoas interagiram com aquela publicação.
Em uma fanpage você também pode programar uma publicação para qualquer horário.
A única exigência é que a publicação seja feita 10 minutos depois do horário atual. Por exemplo, se agora são 18:00, você só pode programar um post a partir de 18:10.
Outro ponto positivo, é a possibilidade de enviar mensagens para mais de uma pessoa ao mesmo tempo. É o envio de mensagens em massa, permitido só com uma fanpage.
*Está previsto nos termos de uso do Facebook a proibição da criação de perfil pessoal para empresas.
Como divulgar a sua fanpage?
Aprendemos o que é fanpage e como criar uma fanpage no Facebook, neste instante você precisa divulgar sua fanpage para atingir cada vez mais pessoas.
Assim elas podem ver, curtir e há a possibilidade de converter esses novos fãs em seguidores do seu negócio, e futuramente transformar os seguidores em consumidores.
Uma fanpage é um ótimo canal de divulgação, pois além de expor o seu conteúdo, existe a interação entre empresa e consumidores. Com uma página você pode receber feedbacks, além de ter a possibilidade de melhorar cada vez mais.
Mas para divulgar, existem algumas maneiras.
Investir em mídia paga
Como dissemos acima, é uma das melhores maneiras de atingir cada vez mais seu público.
E o Facebook tem um ponto fortíssimo quando se quer investir em mídia. Eles possibilitam selecionar o público que quer atingir com os anúncios.
Essa é uma segmentação incrível, afinal, qual é a mídia que possibilita uma segmentação dessas?!
Objetivos de marketing
Quando você cria anúncios no Facebook, ele possibilita 3 opções, conforme a sua meta, o próprio Facebook chama isso de objetivos de marketing.
Reconhecimento
Objetivos que geram interesse em seu produto ou serviço, ou seja você precisa despertar o desejo do público.
Reconhecimento da marca
Essa é uma maneira de o anunciante divulgar o seu material para pessoas que estão mais propensas a lembrar da marca.
As pessoas se recordam melhor quando vêem por mais vezes o anúncio.
Depois de veicular a campanha nesse formato, você pode mensurar os dados, ou seja, descobrir quantas pessoas foram atingidas, quantas pessoas interagiram com a sua publicação.
Alcance
Esse tipo de anúncio tem o objetivo de atingir o máximo de pessoas, ou seja, como o nome diz, aumentar o alcance da marca. A segmentação não é tão importante nesse tipo de anúncio.
Consideração
Objetivos que levam as pessoas a começar a pensar na sua empresa e a buscar mais informações sobre ela.
Resumindo, elas levam em consideração a sua empresa na quando estiverem pensando em fechar negócio.
Tráfego
Esse pode parecer muito parecido com o de alcance, entretanto o anúncio de tráfego busca aumentar a quantidade de visitas em seu site, ou aplicativo.
Envolvimento
Visa criar anúncios que os usuários tenham um envolvimento com a marca, ou seja, interação entre cliente e público.
Instalações de aplicativos
Nele você visa direcionar o público para baixar o seu aplicativo, seja na AppStore ou GooglePlay, o nome da ferramenta é bastante autoexplicativo.
Visualizações de vídeos
Vídeos são formas de fixar o seu conteúdo na mente dos consumidores, isso porque as pessoas retém 80% das informações visuais.
Geração de cadastros
Esse tipo de anúncio visa coletar informações importantes dos possíveis novos clientes, por exemplo o endereço de e-mail, a fim de fechar novos negócios.
Mensagens
As mensagens tem o intuito de estimular os clientes a contatar sua empresa, e isso faa a empresa gerar cadastros, é atrelado ao tópico acima.
Conversão
Objetivos que incentivam as pessoas a se interessar por sua empresa ou usar seu produto ou serviço, ou seja, o objetivo é transformar visitantes em clientes.
Conversões
Esse tipo de mídia paga encaminha os usuários para seu aplicativo ou site com o objetivo de já fechar a venda, diferente da instalações, que o objetivo é apenas instalar o app.
Vendas do catálogo de produtos
Você deve mostrar ao usuário a relação de produtos existente.
“Uma imagem vale mais que mil palavras” pois é, nesse tipo de anúncio, você mostra em imagens seu produto.
Visitas ao estabelecimento
Agendar uma visita ao seu estabelecimento é o maior objetivo nesse tipo de anúncio e mostra os estabelecimentos ao redor da sua localização.
Depois de conhecer todos os tipos de anúncios e seus objetivos, vamos mostrar os formatos que você pode veicular seu material.
Formatos de anúncios do Facebook
O Facebook gosta de dizer que eles disponibilizam um tipo de formato de anúncio para cada história.
Por foto, texto, vídeos ou uma combinação desses elementos, entre outros.
Foto
Maneira simples e descomplicada para usar imagens inspiradoras.
Formato de 1200 x 628 pixels, proporção da imagem 1.9:1, 25 caracteres de título da oferta e texto de até 90 caracteres
Vídeo
Existem dois tipos de anúncios para vídeos. Um é como se fosse uma publicação de um vídeo, normal.
O outro, são vídeos impossíveis de serem pulados, anúncios incluídos dentro de um vídeo pré-existente.
Se chama vídeo in stream, e a regra geral é que sejam vídeos curtos.
Dica: Vídeos com 15 segundos ou menos passam a mensagem completa no feed de notícias.
Crie um vídeo que seja compreensível ao ser visto com o som desligado, mas que quando o visitante ligue o som, ele fique encantado
Proporção: 16:9 – FullLandScape; 1:1 – Square; 4:5 Vertical; 2:3 Vertical e 9:16 Full/Portrait
Carrossel
É o compilado de mais de um anúncio por publicação, aqueles que você pode arrastar para o lado e ver mais conteúdo.
Coleção
É um formato que facilita a descoberta, navegação e compra de produtos e ofertas para as pessoas.
Canvas
São anúncios em tela cheia, para dispositivos móveis e podem ser usados em todos os formatos de anúncios do Facebook – carrossel, imagem única, vídeo único, etc.
Live
Sua facebook live aparece para as pessoas como se elas já tivessem curtido sua fanpage.
Anúncios 360º
Acho que esse é bastante autoexplicativo. É um anúncio com uma visão 360º, são mais novos no Facebook, e algumas fanpages utilizam esse formato.
Interação com o público
É importante que sua fanpage interaja com os fãs, pois você precisa deles para crescer. Quanto maior a interação, mais pessoas vão se interessar pelo seu negócio. É uma cadeia que não precisa ter um fim.
Quanto mais fãs melhor, não é mesmo?
No exemplo acima vemos a interação realizada pela Netflix com seus fãs. Interagir é responder os fãs, isso é importante até mesmo quando o comentário for negativo.
Mostrar que você se preocupa com o bem-estar deles é um fator que cativa os usuários, podendo gerar novos clientes.
Motive também os seus fãs a marcarem seus amigos em suas publicações, isso divulga de forma orgânica sua página, ou seja, sem investir em mídia paga.
Manter a fanpage atualizada sempre
Afinal, quando você entra em uma página e vê que a última publicação foi feita há dois meses atrás, dá até um desânimo…
Então, não esqueça de manter sua fanpage sempre atualizada, nem que seja com um simples “bom dia”. Isso vai gerar comentários, e você pode interagir com o público, o que foi citado no tópico acima.
Quando for postar algo, veja qual o melhor horário. Faça um estudo para ver quando seus fãs estão mais ativos, para atingi-los da melhor maneira.
Entretanto, segundo um estudo feito pela QuickSprout, existe um horário um pouco mais geral.
O estudo revelou que o melhor horário para se postar no Facebook é das 13 às 17h, e que o pico é às 15h, principalmente de quarta-feira.
Convidar amigos
Você pode convidar seus amigos para curtir sua página. Essa é a primeira opção que aparece quando você cria sua fanpage.
Você pode convidar todos os amigos para curtir, e quando adicionar moderadores e editores, pode pedir para que eles convidem todos os seus amigos também.
Agora você sabe como criar uma fanpage de sucesso!
Vimos como criar uma fanpage é importante para o seu negócio, e que seu sucesso depende também da disposição, e do trabalho dos seus idealizadores, mas quando sua fanpage estiver pronta, os resultados para sua empresa serão notáveis.
O Facebook é a maior rede social do mundo e estar conectada a ela é um dever para todos os negócios que querem crescer cada vez mais.
Então, não perca tempo! Acesse www.facebook.com faça o login com a sua conta pessoal (se não tem uma conta ainda, basta criar) invista em criar uma fanpage e a disponibilize-a para seus fãs.
Assim, a fanpage será mais uma plataforma de comunicação entre seus consumidores. Você irá obter mais feedbacks para melhorar seu negócio e também aumentará as chances de fidelizar novos usuários!
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