Como criar uma estratégia de marketing digital eficaz no WhatsApp
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 23 de junho de 2022 | Atualizado: 28 de setembro de 2022.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil, com aproximadamente 1,3 bilhões de usuários ativos no mundo. Com o número de usuários crescendo a cada ano, este fenômeno virtual oferece a oportunidade de divulgar o seu negócio e vender seus produtos e serviços.
Um passo muito importante para aplicar essa estratégia no seu planejamento de marketing é contar com uma agência de Marketing Digital. Porém, separamos algumas dicas básicas para começar a adquirir um espaço neste aplicativo. Vamos conferir?
Envie mensagens personalizadas
O WhatsApp é usado principalmente para que as pessoas se comuniquem. Então, utilize sempre o nome do contato no início da mensagem e mande algo que possa interessar o cliente. Dependendo do tom da conversa, você pode até enviar algumas figurinhas e memes, mas primeiramente mantenha o tom profissional.
Não seja invasivo
Por ser um espaço mais íntimo do consumidor, mantenha o fluxo de mensagens baixo. Seja objetivo e deixe o cliente liderar a conversa. Entenda o que serve e o que pode ser descartado para os seus próximos envios.
Realize um planejamento estratégico
É necessário estabelecer quais tipos de conteúdos enviar, horários de envio e situações onde é viável enviar uma mensagem, como o lançamento de um produto novo ou uma semana de promoção, por exemplo. A ajuda de uma agência de Marketing Digital neste momento pode te auxiliar a conquistar mais sucesso no app.
Conecte-se somente com seus clientes
O WhatsApp não é indicado para se comunicar com clientes potenciais, o mais recomendado é se conectar com quem já conhece a sua marca e que deram permissão para enviar mensagens.
SAC por WhatsApp
Você pode prestar um serviço de SAC mais ágil pelo WhatsApp. Tenha um responsável para atender o consumidor o mais rápido possível para não atrapalhar a qualidade do atendimento.
Pós-venda
Após o atendimento, pergunte se o cliente foi bem atendido ou se teve uma boa experiência com o produto, por exemplo. A pesquisa de satisfação contribui para entender o que está funcionando na estratégia, estreitar o relacionamento e fidelizar mais clientes
Concilie com divulgações nas redes sociais
Você pode conciliar um bom relacionamento, suporte e promoção de produtos e serviços no WhatsApp com divulgação nas redes sociais. Ter uma estratégia multicanal é essencial para alavancar seus resultados.