Como conquistar um cliente? Confira 11 dicas de sucesso

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Publicado: 7 de dezembro de 2023 | Atualizado: 7 de dezembro de 2023.

O relacionamento entre uma empresa e um consumidor começa muito antes da compra. Acompanhe o conteúdo e saiba como conquistar um cliente para potencializar as vendas do seu negócio.

Conquistar um novo cliente é uma tarefa que exige um alto nível de conhecimento das empresas e preparo em ações de marketing e vendas. 

Isso porque, esse relacionamento começa no momento em que uma pessoa entende que tem um problema e precisa de uma solução. É aí que entram as ações dos empreendimentos.

Para assegurar o sucesso desta captação, é preciso colocar em prática algumas técnicas de vendas para mostrar ao potencial cliente o que a empresa tem a oferecer. 

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Como conquistar clientes com eficiência

Conquistar um cliente vai muito além de apresentar uma boa promoção e fechar um negócio. É preciso elaborar uma estratégia de captação eficiente, mostrando ao lead exatamente o que a empresa oferece e otimizando sua compra. 

Confira as principais dicas para conquistar clientes:

Entenda o produto

O primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de captação é entender exatamente como o produto ou serviço da empresa pode ajudar o consumidor

Por meio desse conhecimento, é possível encontrar formas de comunicar isso ao público-alvo, mostrando os motivos que valem a pena investir nessa compra. 

Dessa forma, o consumidor passa a entender mais sobre a empresa e suas soluções, adquirindo um conhecimento mais profundo sobre o que deseja comprar e como sua dor será sanada.

Faça uma estudo de persona

A persona é um perfil semi-fictício que descreve o cliente ideal, por meio dela a empresa se torna capaz de entender mais sobre seu consumidor, podendo elaborar estratégias de marketing e abordagens de vendas mais personalizadas.

Para isso, é preciso reunir algumas informações chave sobre o público-alvo para então desenvolver a persona, leve em consideração informações como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Canais de comunicação mais usados.

Depois de reunir esses dados, crie um perfil com nome, idade, profissão e mais informações que transformem esses dados em um “pessoa”. Com isso, a empresa passa a saber exatamente o que deve fazer.

Mostre sua solução

Falamos no tópico anterior que é preciso que uma empresa conheça bem seu produto ou serviço, grande parte disso se dá para que esse empreendimento seja capaz de mostrar ao consumidor o valor que tem para ele.

Uma pessoa que tem interesse em aprender uma nova língua, por exemplo, deve conseguir identificar os benefícios de investir em uma escola de inglês. Para isso, essa escola deve mostrar o que a torna diferente. 

Para isso, vale destacar no site, nas redes sociais e também no atendimento ao cliente quais são as vantagens de escolher a sua empresa.

Ofereça ofertas especiais

Cupons de desconto, programas de fidelidade, brindes e eventos especiais fazem o consumidor se aproximar ainda mais da empresa. 

Além disso, momentos como esse são ideias para dar uma pequena mostra do que a empresa oferece, fazendo com que seja mais fácil com que esse potencial cliente conheça o seu empreendimento. 

Vale usar datas sazonais como Natal, Black Friday e outros feriados para criar campanhas especiais e oferecer vantagens imperdíveis. 

Use gatilhos

Gatilhos mentais são grandes aliados de campanhas de marketing, ações com provas sociais, escassez e urgência incentivam os potenciais clientes a fecharem negócio.

Para isso, é preciso pensar bem nas estratégias de marketing da empresa e utilizar esses gatilhos no momento certo para garantir sua efetividade. 

Eles podem ser utilizados em posts para redes sociais, landing pages, artigos para blogs e mais materiais de divulgação. Vale lembrar que, é preciso escolher bem o gatilho para que faça sentido no contexto da ação. 

A imagem mostra 5 discos de madeira com setas desenhas que apontam para um disco de madeira logo acima que tem um alvo desenhado.

Adote o omnichannel

O omnichannel consiste no uso de diferentes canais de comunicação de forma integrada para oferecer uma melhor experiência de compra ao consumidor. 

Com isso, os clientes passam a interagir com a  empresa por meio de diferentes locais e a empresa ainda oferece uma experiência coesa em todos os lugares. 

Seja por meio das redes sociais ou atendimento por telefone ou chat, é fundamental acompanhar o consumidor em toda sua jornada para assegurar uma boa compra.

Vale ressaltar que, esse alinhamento deve incluir todos os processos da empresa, desde o atendimento até a identidade visual. 

Faça bom uso das redes sociais

As redes sociais são parte importante dos esforços de marketing atualmente, isso porque, o novo hábito de consumo das pessoas inclui acompanhar empresas nesses locais.

Portanto, é preciso que os empreendimentos se dediquem a elaborar estratégias voltadas para as plataformas digitais para aproveitar os benefícios que esses espaços proporcionam.

Para isso, vale criar um calendário de publicações, desenvolver um manual de identidade visual e elaborar conteúdos para a audiência. 

Além disso, não deixe de acompanhar as métricas das redes para entender o que tem dado certo e o que precisa mudar.

Aposte em parcerias

Parcerias entre empresas ou influenciadores digitais ajudam a encontrar um novo público, além de permitir uma divulgação mais qualificada. 

Parcerias entre empresas costumam ser comuns em negócios que se completam, como academias e clínicas nutricionais, por exemplo, esse modelo ajuda a potencializar o fechamento de negócios e deve ser levado em consideração. 

Sendo assim, encontre empreendimentos que dialoguem diretamente com o tipo de público que você deseja alcançar e implemente ações que una as duas audiências.

Melhore os relacionamentos já existentes

Conquistar novos clientes é importante, mas manter os consumidores na carteira também é uma estratégia que deve ganhar atenção. Portanto, crie ações que também os mantenha por perto. 

Isso pode ser feito por meio de pós-venda ou ofertas especiais de fidelidade. Dessa forma, o consumidor continua acompanhando a empresa e pode se interessar em realizar uma nova compra.

Ações como envio de e-mail marketing também são uma ótima ideia para manter um contato com o cliente.

Humanize a marca

A humanização da marca colabora com a proximidade entre empresa e consumidor. Por meio de pequenas ações, as organizações podem personalizar o atendimento e oferecer uma experiência positiva a seu público. 

Por meio dessa aproximação, é possível criar um vínculo que leva uma pessoa a efetivar uma compra, principalmente se a empresa mostrar seu diferencial e como pode ajudar seu potencial cliente. 

Otimize a compra

A otimização da compra é uma forma de tornar a experiência do cliente mais fácil para ele. Isso envolve, um atendimento de qualidade, meios de pagamento diversificados e uma entrega eficiente. 

Ao colocar em prática ações que facilitem a vida do cliente, ele conseguirá extrair a melhor experiência de sua compra e poderá avaliar a empresa de forma positiva. Por meio dessas avaliações a empresa pode mostrar ao seu público uma prova social. 

Sendo assim, invista em meios de tornar a vida do consumidor o mais simples possível.

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