Aprenda como calcular o ROI e faça mais sucesso nas campanhas de marketing digital

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 21 de março de 2018 | Atualizado: 14 de março de 2022.

Já sabe como calcular o ROI? Imagine a diferença que faria nas finanças da sua empresa se você soubesse quanto os seus investimentos trazem de retorno. Quer aprender como calcular essa maravilha? Vem comigo!

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa TNS Research International, cerca de 53% das empresas brasileiras não têm o costume de mensurar o retorno dos seus investimentos.

Por outro lado, 63% das multinacionais já têm esse hábito, o que ilustra como o cuidado com os investimentos de uma empresa deve ser constante para o crescimento do negócio, inclusive para aqueles que investem em estratégias online.

Por isso, aqui vamos te ensinar como calcular o ROI e segmentá-lo dentro de diferentes estratégias de marketing digital.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Confere aí:

O que é o ROI?

O que é e como calcular o Roi

Você sabe o que significa ROI?

Todo empresário conhece ou pelo menos já ouviu falar nesse cálculo. Essa é uma das métricas mais importantes para um administrador ou especialista em marketing.

Ele nada mais é do que uma sigla para “Return over investiment“, ou “Retorno sobre investimento” em português.

Com as informações fornecidas pelo ROI é possível montar uma estratégia de investimentos para diversas ações de marketing, inclusive no ambiente on-line.

Mas você sabe como calcular o ROI para campanhas de marketing digital? Calma que nós vamos explicar como fazer essa conta da forma correta.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o conceito dessa métrica, dá uma olhadinha na nossa publicação sobre o que é ROI. Lá te explicaremos muito mais sobre a teoria desse cálculo de maneira ampla.

Enquanto isso, aqui vamos as práticas das estratégias digitais!

Aprenda a fazer um cálculo personalizado

Calcular o roi para campanhas

Como você viu, o ROI é um cálculo para quem procura mensurar o retorno financeiro (ou a falta dele) em campanhas de todo tipo.

E quando uma empresa decide investir em marketing digital sempre aparece a dúvida de como calcular o ROI para essas ações específicas.

Por isso a importância de entender como o cálculo de investimento pode ajudar a medir o tamanho do seu ganho com determinada ação on-line.

Com ele você pode mensurar qualquer dado, desde quanto foi o retorno de investimento até o engajamento dos seus clientes com as suas campanhas.

É para isso que a análise detalhada, aliada a testes A/B, são tão importantes.

Um teste A/B é responsável por apresentar versões de uma mesma página, porém com variações pequenas e aleatórias para os usuários.

Depois ele metrifica qual das opções apresentou um resultado melhor.

Mas para que servem a análise detalhada atrelada aos testes A/B e ao cálculo do ROI?

Você talvez já tenha investido em ações de marketing digital em redes sociais e em mão de obra para melhorar seu setor de comunicação na empresa.

Se ainda não investiu, mas está apostando no ambiente on-line, certamente chegará nesse ponto em algum momento.

E por isso, é importante saber calcular cada uma dessas estratégias. Assim você saberá o que está sendo lucrativo ou um prejuízo para o seu negócio.

Inclusive, fazer o cálculo de cada ação separadamente é o que vai trazer real panorama de quais são os resultados de seus investimentos.

Como calcular o ROI em redes sociais?

Como calcular o roi nas redes sociais

O cálculo do ROI é basicamente a relação entre o custo de investimento de uma campanha on-line e o ganho que ela trouxe para a empresa depois de um determinado tempo.

Para aprender como calcular o ROI de ações de redes sociais, é necessário usar a fórmula do retorno sobre investimento.

A equação do ROI é a seguinte:

ROI = (receita – custo / custo) x 100

Para entendermos melhor, vamos considerar a seguinte situação:

Suponhamos que você investiu R$ 100 em Adwords, plataforma de divulgação paga do instagram, para a sua empresa. Depois de um certo tempo esse anúncio trouxe um ganho de R$ 1.000 em venda de produtos.

A conta para saber como calcular o ROI neste caso ficaria assim:

ROI= (1000 – 100 / 100) x 100

Nesse caso, seu investimento em anúncios no Instagram te deu um retorno de 900%. Ou seja, em cada 1 real investido, você recebe R$ 9,00 de lucro.

Parece simples não é? Porém, existem diversos dados que precisam ser analisados antes de chegar ao real lucro da campanha dentro do ambiente digital.

Por exemplo, você realiza o impulsionamento de um post no facebook para trazer maior visibilidade, esse anúncio te trará dados de visualização, certo? Mas como é possível calcular o ROI com esses dados?

É preciso, antes de qualquer coisa, utilizar algumas outras métricas de cálculos, como por exemplo o CPC, CPM, CPA para saber mais sobre essas métricas acesse nosso conteúdo e tire suas dúvidas.

Mas por que eu preciso de todos esses dados? Simples! O ROI só pode ser calculado com o faturamento da campanha, ou seja, é preciso usar o REAL ($) como unidade de medida padrão.

Regra básica da matemática né?

Portanto, nosso primeiro passo é encontrar qual o faturamento da campanha que realizamos e para isso as métricas CPA, CPC E CPM serão ferramentas valiosas.

E-book Ideal Marketing com dicas de como atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Vamos a prática!

Imagine uma empresa de turismo que está querendo gerar mais vendas por meio de estratégias pagas nas redes sociais, porém começa seus investimentos com campanhas de alcance.

Os dados gerados desta campanha são métricas apenas da quantidade de visualizações que a publicação recebeu.

O CEO da empresa ainda está com o pé atrás em relação aos investimentos em mídias sociais, portanto a missão do diretor de marketing é mostrar o ROI da campanha, deixando claro que esse investimento é capaz de trazer grandes retornos à empresa.

Ele tem os seguintes dados para montar o seu relatório:

Valor de investimento: R$ 1.000,00
Alcance da publicação: 5000 impressões
Cliques no Link: 50

Como podemos chegar ao real faturamento da campanha com dados apenas de alcance e cliques no link? Fácil, é só transformar isso em conversão de cliques e depois em conversão de clientes.

Mas primeiro precisamos começar a calcular o CPM, custo por mil impressões, para isso basta aplicar a fórmula.

Fórmula CPM

Então ficaria assim: 1.000 / (5000 / 1000) = 200

Basicamente, a cada R$ 200 você conquistou 1.000 visualizações.

O próximo passo é calcular a porcentagem de cliques por visualizações, para isso vamos recapitular um dado anterior.

Lembra que um dos três dados que ele tinha era a quantidade de cliques no link? Então, agora precisamos utilizar esse número e saber a porcentagem de cliques por impressão.

Se para 5000 impressões, a campanha gerou 50 cliques é preciso fazer a famosa regra de 3:

Porcentagem de conversão em cliques = (50×100) /5000
Porcentagem de conversão em cliques = 1%

Isso quer dizer que a cada 1000 visualizações 1% dos usuários clicam no link.

Aplicando isso ao dado anterior temos que a cada R$200,00 gastos 10 usuários clicam no link.

Ok, mas qual é a próxima etapa? Isso ainda está longe de ser o cálculo do ROI…

Calma, agora estamos chegando perto!

Desses 10 usuários, precisamos saber quantos se converteram e se tornaram realmente clientes.

No caso do empresa de turismo, precisamos saber quais desses 10 usuários clicaram no link e fecharam o pacote de viagem.

Podemos pegar esses dados por meio do Google Analytics, lembra que dissemos que isso ele seria fundamental para calcular o ROI? Então!

Nesse cenário, dos 10 usuários que clicaram no link, apenas 1 fechou o pacote de viagem, portanto tenho uma porcentagem de 10% de conversão em cliente.

Agora vamos juntar os fatos e chegar finalmente no faturamento da campanha para calcular o ROI.

Certo, se a cada R$ 200,00 eu consigo 10 usuário que clicaram no link e apenas 1 deles fecharam uma compra, eu preciso somente calcular esses dados ao meu investimento.

Investimento / investimento a cada mil x ticket médio = FATURAMENTO

(1000/ 200) x 800 = R$ 4.000 de faturamento

Voilà

Agora é só calcular o ROI

(faturamento – custo/ custo) x 100 = ROI

(4000 – 1000/1000) x 100 = 300%

Que ROI é esse hein? Parabéns você acabou de aprender a calcular o ROI de qualquer campanha digital.

Claro os dados podem ser diferentes, mas o raciocínio é o mesmo, é só ir destrinchando os dados até encontrar o real valor obtido de cada campanha.

Vale lembrar que usamos dados fictícios, até porque se todas as campanhas fossem assim todo mundo só investiria em redes sociais.

Como você já entendeu como calcular o ROI, dá uma conferida nas duas principais ferramentas de análise para campanhas em redes sociais e mãos à obra!

Google Analytics

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para analisar o comportamento dos consumidores que são direcionados das redes sociais para a sua página da web.

Com ele é possível medir desde quais foram as condições que geraram vendas até quantos visitantes se converteram em clientes, fatores que influenciam diretamente em suas receitas, logo, no cálculo do seu ROI também.

Se você quiser conhecer melhor como funciona essa ferramenta, dê uma olhada no nosso conteúdo sobre Google Analytics e entenda mais sobre o assunto!

Facebook Ads

A ferramenta oferecida pelo Facebook para que as empresas patrocinem suas postagens na rede social também oferece um relatório bem detalhado das informações relacionadas às campanhas feitas.

São estes dados que te permitem fazer o cálculo do seu ROI de forma correta.

Use o ROI e faça a sua estratégia de marketing digital decolar

Calcular o ROI na estratégia de marketing

É importante entender que ao saber como calcular o ROI para estratégias de marketing digital, é necessário cuidar de cada informação.

Informe a realidade aos seus superiores e mostre à sua equipe como e por que estão errando em determinada estratégia com base em seus conhecimento de como calcular o ROI.

Nunca deixe de avaliar até mesmo os menores investimentos!

Tudo que você investir em valores para sua empresa poderá retornar a você de forma grandiosa, basta entender como e onde investir este recurso.

Desse modo, fica claro para o empresário ou gestor de marketing como calcular o ROI e o quanto ele impacta diretamente no crescimento da empresa.

Aliado ao ROI, outro fator muito importante no crescimento de uma empresa são as técnicas de vendas. Vender bem é essencial para melhorar os lucros e bons resultados da sua empresa! Por isso, está disponível abaixo um material gratuito exclusivo para quem quer aumentar as vendas. Baixe agora e aproveite!!!

Por isso, use essas informações a seu favor e não se esqueça de ser fiel aos dados coletados para entender como calcular o ROI da forma correta.

Seja honesto na análise e aumente seus números com base em um cálculo bem feito!

Compartilhe nas Redes Sociais!