Aprenda TUDO o que você precisa saber para aumentar as vendas com marketing digital
Saber como aumentar as vendas é o objetivo de qualquer empresário. Você já imaginou uma estratégia capaz de estabelecer comunicação com os clientes, fidelizá-los e aumentar seu faturamento? Pois é, o marketing digital é um dos principais métodos para isso!
Após a crise econômica ter pegado de surpresa muitas empresas, é comum ouvir alguém falar em fechar as portas por conta do baixo faturamento ou simplesmente por estagnação.
Por esse motivo, muitos empresários começaram a buscar métodos de como aumentar as vendas sem precisar investir muito e, sem dúvidas, a resposta para isso é apostar em um bom plano de marketing digital.
Atualmente, com a enorme quantidade de informações encontradas na internet, o consumidor mudou a sua forma de comprar: eles pesquisam, recomendam, buscam outras opções, avaliam e então tomam a decisão de compra.
Por conta disso, a internet se tornou um ambiente cheio de oportunidades, principalmente a quem quer divulgar sua empresa e com isso melhorar as vendas.
E o melhor, há espaço para todos os segmentos, sejam eles de qualquer tamanho, afinal, o investimento é relativamente menor quando comparado ao marketing tradicional e os resultados surgem muito mais rápido.
Com um bom plano de marketing digital é possível se aproximar do seu cliente e consolidar de fato a sua marca no mercado.
Se você está curioso para aprender como aumentar as vendas e garantir uma melhor comunicação com o seu público-alvo, a partir do marketing digital, fique com a gente e aprenda TUDO sobre o assunto!
Confira:
Vamos começar entendendo o que é marketing digital
Com a chegada e popularização da internet é possível alcançar resultados incríveis a quem investe no ambiente on-line, e existe espaço para todo mundo!
Por isso, surgiu o Marketing Digital, uma das principais estratégias da atualidade.
Ele é basicamente uma junção de estratégias de Marketing e Comunicação dentro da web.
Inclusive, se você quiser saber TUDO sobre o Marketing Digital e como essa estratégia pode revolucionar seu negócio, confira no link o guia completo sobre o tema!
Mas vamos ao foco do texto: como aumentar as vendas com marketing digital?!
Bom, isso será respondido a seguir.
Para falar de vendas e suas vantagens marketing digital é a bola da vez
De acordo com o Ibope Media, 94,2 Milhões de pessoas usam a internet no Brasil atualmente, ficando atrás apenas de países como EUA e China.
Além do número grandioso de usuários, 74% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet os produtos os quais pretendem comprar.
Isso comprova o quanto ter um bom posicionamento e reputação na web é essencial a qualquer empresa.
Entre as principais vantagens marketing digital está a questão de como aumentar as vendas: os lucros de quem investe nessa prática crescem cerca de 18% ao ano.
Outra grande vantagem é que, diferente do marketing tradicional, no marketing digital é possível traçar e mensurar as estratégias e atingir o público pretendido de forma mais rápida, personalizada e assertiva.
Se você quer saber como aumentar as vendas de sua empresa, sem dúvidas essas técnicas digitais podem te ajudar, pois além das vantagens citadas acima, investir no digital também garante os seguintes benefícios:
- Menor custo no investimento e mais garantia de resultado;
- É possível alcançar um número maior de pessoas interessadas no seu produto ou serviço;
- O faturamento de quem investe em marketing cresce cerca de 18% ao mês;
- 94% das pessoas compram ou já compraram na internet;
- Desenvolvimento de estratégias de acordo com a característica de cada público;
- É o tipo de investimento empresarial o qual mais cresce no Brasil;
- Pode ser aliado ao trabalho da equipe de vendas;
- Os clientes começam a te procurar, ao invés de você buscar por ele.
Como aumentar as vendas com marketing digital?
O primeiro passo a quem quer saber como aumentar as vendas é enxergar esse investimento digital como um gerador de oportunidades de vendas.
No entanto, para conseguir os resultados prometidos pelo marketing digital é preciso analisar, definir as soluções e realizá-las corretamente.
É essencial também um estudo por parte da empresa a fim de descobrir de fato quem é o seu público-alvo, assim poderá direcionar seus esforços às pessoas certas.
O seu público deve ter de fato o perfil do seu produto ou serviço e precisar ou ter um potencial desejo nele.
Por exemplo: quem gosta de assuntos ligados à saúde e ao corpo costumam seguir nas redes sociais personalidades com esse perfil.
Mas você sabe onde exatamente elas buscam essas pessoas?
Não é no Google +, no Twitter, em sites ou mesmo no Facebook, e sim no Instagram, onde, com certeza, encontrarão pessoas publicando sobre o seu dia a dia e os cuidados com o corpo.
Dessa forma, quem quer garantir resultados efetivos e saber como aumentar as vendas com marketing digital deve conhecer o seu público, onde ele está e os gatilhos certos com o objetivo de convertê-lo em um cliente do seu negócio.
Isso pode ser feito de diversas formas, com o marketing de conteúdo, links patrocinados e muitas outras opções como você verá abaixo.
Conheça as principais estratégias on-line a fim de alavancar vendas
Como citado anteriormente, o primeiro passo para quem quer saber como melhorar as vendas por meio da internet é conhecer o seu público, a necessidade dele e o canal em no qual se encontra.
Ou seja, qual a plataforma mais fácil de encontrá-lo ou a melhor estratégia a fim de atingi-lo.
Então agora vamos falar das estratégias destinadas a como aumentar as vendas com marketing digital, seguindo os princípios citados até agora.
Posicionamento nos mecanismos de busca
O Google, por exemplo, é considerado a maior vitrine do mundo, sendo possível encontrar produtos e serviços de todos os tipos.
Quem busca como aumentar as vendas on-line deve saber que, hoje em dia, uma maneira muito utilizada é o posicionamento nos mecanismos de busca.
Dessa forma, aparecer na primeira página do Google é algo almejado por toda empresa a qual busca alavancar as vendas, mas é também um grande desafio.
Isso pode ser feito de duas maneiras: orgânica ou paga.
O investimento pago é feito com o Google Adwords, ferramenta do próprio Google que permite realizar investimentos em links patrocinados.
Mas falaremos dessa estratégia a seguir, aqui vamos focar na forma gratuita de conseguir posicionamento, o SEO.
SEO é o conjunto de técnicas com o objetivo de otimizar sites com a fim de melhorar o posicionamento nos buscadores.
Os sites posicionados na primeira página são aqueles que trabalham com as estratégias de SEO, fazendo com que o site se torne mais relevante ao Google.
Um bom conteúdo informativo e rico, com inclusão de palavras-chave assertivas, imagens e vídeos de qualidade, ou até um site com layout agradável e potencializado também para o mobile, auxiliam na melhora do posicionamento.
Hoje em dia, existem empresas que trabalham com ferramentas específicas a fim de monitorar o posicionamento orgânico no Google, como é o caso do Google Analytics.
Ferramenta de monitoramento de sites, em que ajuda na hora de realizar as ações e entender o que está ou não dando certo.
Porém, é válido lembrar que apesar de ser uma estratégia de médio e longo prazo seus resultados são maiores a quem deseja investir em como aumentar as vendas.
Links patrocinados
Agora que já explicamos sobre o posicionamento orgânico, vamos te explicar também sobre como aumentar a visibilidade da sua empresa de maneira mais rápida: usando os links patrocinados.
Os anúncios são os primeiros itens a aparecerem na página de pesquisa, como os quatro na imagem abaixo, que especificam no lado esquerdo a existência do investimento com a palavra “anúncio”.
“Ok, mas qual a importância dos links patrocinados?”
Os links patrocinados têm como objetivo destacar seu site no topo dos resultados de pesquisas.
Isso ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio on-line e, consequentemente, pode gerar mais vendas a sua empresa.
Apesar de ser um estratégia que gera muitos resultados, ela acaba exigindo muito investimento, afinal o seu posicionamento depende, principalmente, do valor gasto nas campanhas.
Porém, para estratégias de lançamentos de produtos ou promoções sazonais, é uma estratégia muito utilizada e que gera grandes resultados.
Para quem quer investir em como aumentar as vendas, apostar tanto em posicionamento orgânico como em links patrocinados é ideal, assim você garantirá resultados em curto, médio e longo prazo.
Mas não adianta estar posicionado e não oferecer um conteúdo relevante ao seu possível cliente, certo?
Marketing de Conteúdo
Para realmente saber como aumentar as vendas com marketing digital é preciso começar pelo conteúdo, ok?
Isso porque é por meio dele que o consumidor será instigado a comprar um determinado produto, por exemplo.
Porém para realizar um bom conteúdo, é importante levar as características do seu público-alvo em consideração e montar a sua persona.
Persona, nada mais é do que um personagem fictício criado a fim de identificar quem é o seu cliente ideal. Essa criação é feita por meio de dados e pesquisas do seu público-alvo.
“Tá, mas o que realmente é o Marketing de Conteúdo e como ele ajuda meu negócio?”
O Marketing de Conteúdo é a estratégia responsável por gerar materiais de qualidade para o público e enriquecer a experiência do usuário, no caso do ambiente on-line.
É ele que conectará sua persona com a sua empresa, estabelecendo uma relação de valores e interesses mútuos.
Mas ao investir em Marketing de Conteúdo é necessário entender que conteúdo não é apenas texto.
Pelo contrário, conteúdo é tudo! Ele vai desde a produção textual, até a criação de imagens, vídeos e áudios, por exemplo.
Tudo que enriquece uma informação, pode ser considerado conteúdo.
“Ok, já entendi como posiciono meu conteúdo, o motivo de fazer conteúdos de qualidade, mas quais são os canais de divulgação do meu negócio, além dos buscadores?”
Redes sociais
Você já deve saber que as redes sociais são ótimas a quem quer saber como aumentar as vendas de um negócio. Mas já imaginou o porquê?
Quando se fala de plano de marketing algo que não pode ser deixado de lado são as redes sociais.
Hoje em dia elas servem não só para conectar pessoas, mas também para ligar empresas a clientes.
Ou seja, as redes sociais são as principais disseminadoras de conteúdo atualmente, mas isso quando falamos do ambiente on-line, claro.
Nas redes sociais como Facebook, Instagram, Google +, Twitter e Linkedin, por exemplo, é possível divulgar a imagem da sua marca e se relacionar com clientes e potenciais clientes.
Por isso, trabalhar com redes sociais é essencial para aprender como aumentar as vendas da sua empresa.
Afinal, a maior parte do tempo gasto pelas pessoas na internet é dentro dessas plataformas.
Pensando nisso, as redes sociais oferecem ferramentas para criação e divulgação de anúncios dentro do ambiente no qual os usuários navegam, ajudando a aumentar as vendas.
Isso permite atrair o público certo do seu negócio e aumentar a visibilidade e a possibilidade de conversão de usuários em clientes.
Além das simples postagens, a empresa pode patrocinar o conteúdo, fazendo ele alcançar um número maior de pessoas, além da possibilidade de direcionar essas campanhas para o seu público ideal.
Mas existe uma estratégia que engloba todas essas outras que citamos e é excelente quando o assunto é “como aumentar as vendas”. E é sobre ela que falaremos a seguir.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é a estratégia que vai conectar tudo que falamos até agora e te ajudar ainda mais a saber como aumentar as vendas da sua empresa.
Com o Inbound você produz conteúdo de qualidade a fim de atrair seu público-alvo, investe em técnicas de conversão de seus visitantes em leads (potenciais clientes), nutre essas pessoas para elas se manterem próximas e relacionadas, e por fim esses leads serão direcionados ao setor de Vendas.
Cada etapa possui estratégias diferentes, como as citadas anteriormente. A imagem deixará tudo mais didático, dá uma olhada:
Viu só?
O Inbound trabalhou todos os itens citados, desde a necessidade de posicionar suas páginas, seja com links patrocinados ou orgânicos, e para isso é necessário também contar com um conteúdo de qualidade.
Depois podemos ver a importância das landing pages e do Marketing de Conteúdo com o objetivo de converter visitantes em leads.
Para manter os leads próximos do negócio, o Inbound ensina a necessidade de nutrí-los com conteúdos interessantes e depois ao fim do processo, quem demonstrou real interesse no produto/serviço foi passado as vendas que bateu o martelo e trouxe o clientes à empresa.
E qual o benefício disso tudo?
Um cliente fiel e satisfeito pode se tornar um divulgador da marca, aumentando ainda mais as chances em como aumentar as vendas do seu negócio.
Incrível, não?
As possibilidade e chances de ter sucesso com o marketing digital é inegável, basta saber como investir na estratégia de maneira assertiva e se preparar para alavancar sua empresa com mais vendas.
Isso ajuda a não abrir espaço para a concorrência.
Invista em marketing digital e veja suas vendas e faturamento decolar!
Depois de aprender muito com este conteúdo, já deu pra perceber que hoje em dia é essencial trabalhar com o marketing na internet quando o intuito é aumentar as vendas da sua empresa, certo?
E isso acontece, pois esse trabalho cria uma identidade da sua marca, engaja e aproxima as pessoas dela.
Seja qual for a forma de investimento digital para gerar lucro e vendas, é importante estudar sobre o trabalho e garantir a mensuração de tudo, a fim de garantir assertividade no investimento de tempo e dinheiro.
Como você já sabe como aumentar as vendas, comece agora mesmo a gerar mais resultados para o seu negócio. Mãos na massa e boa sorte!
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