Como aparecer no Google em 2022
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 10 de março de 2022 | Atualizado: 10 de março de 2022.
Durante anos, o objetivo do SEO foi fazer com que seu site ou anúncio aparecesse no topo do mecanismo de pesquisa do Google, e em 2022 não é diferente. Nas tendências de marketing digital para 2022, o objetivo principal será o mesmo, mas estar no topo dos rankings de busca com zero cliques. Mas assim?
A pesquisa com clique zero refere-se à “posição zero no Google”, ou snippets nas páginas do Google, que são as principais prioridades para as tendências de marketing digital e SEO em 2022.
A posição 0 funciona de forma diferente dos outros resultados: primeiro, ela é separada dos outros resultados, em uma pequena seção na parte superior da página.
Quando um usuário encontra informações relevantes no Google para sua pesquisa, antes de clicar em um link do site, o mais importante é que ele exiba diretamente informações relevantes esperando para responder a pergunta do usuário sem precisar clicar em nada. Daí o nome “Localização Zero no Google”.
Marketing Verde
Os consumidores querem ter certeza de que as marcas pelas quais pagam estão tão preocupadas com o estado do planeta quanto eles. Lembre-se, de acordo com uma pesquisa global, 81% dos consumidores acreditam que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente. Isso explica o surgimento de marcas sustentáveis e ecologicamente corretas, principalmente entre os consumidores mais jovens.
Como o Google determina a classificação do seu site
Agora que você entende alguns dos fatores de classificação que o Google considera, vamos mergulhar em alguns detalhes.
CTR
Parte do algoritmo do Google analisa a CTR. Ele calcula como uma porcentagem que reflete o número de cliques recebidos do número total de pessoas que pesquisam a frase específica que você classifica.
Quanto maior a porcentagem, mais atraente será sua listagem em comparação com seus concorrentes. Se o seu CTR for maior do que os outros, o Google começará lentamente a mover você para a página de resultados do mecanismo de pesquisa porque esse fator algorítmico informa que os pesquisadores preferem suas listagens.
No entanto, apenas olhar para a CTR não é suficiente, pois as pessoas podem criar tags de título e meta descrições enganosas para aumentar seus resultados. Portanto, o Google também analisa sua taxa de rejeição.
Ele mede o número de pessoas que saem da página pressionando o botão Voltar para retornar à página de listagem de pesquisa. Se o Google enviar 1.000 pessoas para uma de suas páginas da web e cada uma dessas 1.000 pessoas clicar no botão Voltar em segundos, isso informa ao Google que sua página da web não é relevante.
Muitos sites que se classificam bem no Google, mas não parecem ser otimizados, têm CTRs altas e taxas de rejeição baixas. Isso ajuda a manter seus rankings.
Idade
Um dos fatores importantes que faz com que alguns sites tenham uma boa classificação é a idade. Portanto, a maioria dos lugares que ocupam o primeiro lugar tem pelo menos alguns anos.
Claro, a maioria desses sites mais antigos tem mais backlinks e conteúdo porque eles existem há tanto tempo, mas não todos.
Se você criar um novo site, criar muitos links relevantes e adicionar conteúdo de alta qualidade, ainda não obterá tanto tráfego de pesquisa quanto seu site antigo.
Não há muito que você possa fazer aqui, exceto dar-lhe tempo. Quanto mais antigo for o seu site, mais tráfego de pesquisa você geralmente obterá, desde que continue tentando melhorá-lo.
Backlinks
O Google não está preocupado apenas com o grande número de backlinks que um site possui – também está preocupado com relevância e autoridade.
Muitos sites não otimizados bem classificados têm alguns backlinks de alta qualidade para as páginas internas corretas. Por exemplo, se você tiver apenas alguns links, mas eles vêm das extensões .edu e .gov, seu site terá uma classificação muito boa.
Além de ter os backlinks certos, esses sites também fornecem texto âncora para esses links. A maioria dos SEOS acha que você precisa de links de texto âncora para ranquear bem, mas a verdade é que você não precisa.
O Google é capaz de ver as páginas com links para você e analisar o texto ao redor do link e o texto da página. Isso ajuda o Google a determinar se o link é relevante para o seu site e por que você deve classificar potencialmente.
Monitore seu perfil de links
Um link para o seu site pode tanto ajudar como piorar o desempenho do mesmo na pesquisa.
Pesquisas recentes mostraram que “backlinks de alta qualidade representam 30% da pontuação geral de uma página do Google”.
É importante acompanhar quais sites estão com links para você. Sites de baixa qualidade, irrelevantes ou com spam podem ser o fim dos seus sonhos.
Qualidade do conteúdo
Desde a atualização do Panda, o Google conseguiu determinar a qualidade do conteúdo do site. Por exemplo, ele pode determinar se um site é muito fino ou tem conteúdo duplicado, permitindo uma melhor análise da qualidade do conteúdo do que antes.
Muitos desses sites mais antigos e de alto nível têm conteúdo de alta qualidade em consonância com as principais tendências de SEO da atualidade. Você pode não pensar assim, mas o Google sim. Porque?
Porque o Google não olha apenas o que está em um site. Ele analisa o conteúdo de um site e o compara com outro conteúdo dentro do espaço. Portanto, se você tiver conteúdo de qualidade superior a todos os seus concorrentes, é mais provável que seja mais esperto que eles a longo prazo.
Conclusão sobre como aparecer no Google em 2022
A chave para obter mais tráfego de pesquisa não é apenas criar mais links ou adicionar mais conteúdo. Trata-se também de entender o algoritmo do Google. Se você quiser se aprofundar nisso, tudo se resume a entender as pessoas, porque o objetivo do Google é sempre fazer o melhor para seus usuários.
Portanto, se você deseja maximizar seus rankings de pesquisa, sua melhor aposta é fazer o que é melhor para seus usuários. É claro que, no curto prazo, seus rankings podem não subir tão rápido quanto você gostaria, mas no longo prazo você deve se sair bem.
As marcas e suas equipes de marketing têm muito em que confiar nos dias de hoje. Eles precisam contar o número de curtidas, seguidores, retuítes, comentários, compartilhamentos, tags, menções, etc.
Com mais de 20 plataformas de mídia social exclusivas para marketing à sua disposição, pode ser difícil gastar tempo rastreando seus rankings do Google. Afinal, as redes sociais não mudaram a forma como as pessoas buscam informações? Talvez tenhamos chegado ao estágio em que esses canais podem substituir o Google?
O Google continua sendo o site mais popular do mundo, com mais de 86 bilhões de visitas mensais totais. Para colocar isso em perspectiva, o total de visitas mensais do Facebook é de apenas 20 bilhões, enquanto o Instagram e a Amazon atraem mais de 4 bilhões cada. Na verdade, o Google tem sido o site mais popular na última década.
Então sim, em 2022, você ainda deve se preocupar com seus rankings no Google.
No entanto, embora o Google tenha sido uma força tão poderosa em nossas vidas pelo menos nos últimos 10 anos, os escalões superiores do Google continuam sendo um dos maiores desafios. Primeiro, é competitivo. Em segundo lugar, você precisa entender como o algoritmo do Google funciona.
Este artigo foi produzido pela equipe da Agência Colors