Aprenda como fazer anúncios no LinkedIn para atingir seu público de maneira estratégica
Como anunciar no LinkedIn? Isso é o que muitas empresas buscam aprender, pois sabem do poder dos anúncios, principalmente quando falamos da maior rede social empresarial. O que acha de aprender as técnicas para um anúncio de sucesso?
Muitos usuários abrem o Google com o objetivo de conhecer o que é LinkedIn e como funciona essa rede social.
O LinkedIn surgiu em 2003 e desde então seu sucesso foi crescente.
Hoje a rede social dos negócios conta com mais de 29 milhões de usuários só no Brasil. No mundo esse número supera os 500 milhões.
Então, quando se quer aprender como anunciar no LinkedIn, um dado interessante é saber que 1 em cada 7 pessoas do país tem um perfil na rede social.
Portanto, se sua empresa pretende investir em anúncios pagos, entenda porque o LinkedIn é uma ótima plataforma para você promover o seu negócio.
Neste texto iremos mostrar o passo a passo de como anunciar no LinkedIn, através do LinkedIn Ads.
O que é LinkedIn Ads?
Para aprender como anunciar no LinkedIn, antes é necessário saber o que é o LinkedIn Ads.
Na introdução do nosso material explicamos o que é LinkedIn, que é a rede social direcionada ao mundo corporativo. Agora você precisa entender o que é Ads.
Ads é uma abreviação de advertising, traduzindo para o português, advertising = anúncio.
Então o que é LinkedIn Ads?
Simples, é o anúncio dessa plataforma.
Mas como anunciar no LinkedIn Ads?
Isso também é simples: para usá-lo sua empresa precisa ter uma conta de publicidade nessa rede social, assim como no Facebook.
Uma conta de publicidade não é a mesma coisa que um perfil comum, ela se refere à um cadastro específico para anunciar no LinkedIn.
Para anunciar nessa rede social nem todos os formatos exigem um perfil (ou melhor uma company page). Fique calmo que vamos te explicar sobre isso mais para frente.
Usar o LinkedIn Ads é uma forma única de atingir seu público, principalmente se o seu negócio é voltado para o comércio B2B, ou seja, negócios voltados para empresas (business to business).
Afinal, essa rede social é completamente focada no ambiente empresarial, tornando-se a plataforma ideal para os seus anúncios.
Motivos para anunciar no LinkedIn Advertising
Depois de entender mais sobre a maior rede social corporativa, chegou a hora de conhecer os pontos positivos de anunciar no LinkedIn.
São diversos pontos que favorecem você apostar no LinkedIn Ads.
O primeiro deles, e um dos mais importantes, é que ele permite você segmentar as pessoas que devem ser impactadas pelo seu anúncio.
A segmentação pode ser baseada nos seguintes tópicos:
- Localização;
- Nome da empresa;
- Setor da empresa;
- Tamanho da empresa;
- Cargo;
- Função;
- Nível de experiência;
- Competências;
- Instituições de ensino;
- Formação;
- Áreas de estudo;
- Grupos;
- Sexo;
- Idade.
Deve ser levado em consideração a importância de conseguir atingir as pessoas com o perfil ideal, para assim gerar mais lucros ao seu negócio a partir do seu anúncio.
Além da segmentação, outro ponto importante é o poder de acompanhar a conversão dos visitantes em leads (potenciais clientes).
Como isso funciona? O LinkedIn Ads disponibiliza uma página de acompanhamento do desempenho das campanhas on-line.
No LinkedIn Advertising você pode conferir quantos leads sua campanha está gerando, acompanhar se seus anúncios geram interesse no consumidor por meio da quantidade de usuários atingidos e cliques no anúncio.
Ele também pode te ajudar a entender o ROI (Retorno sobre Investimento) dos seus anúncios, ou seja, quando o valor dos lucros se iguala e supera a quantia investida na campanha, gerando retornos positivos para o seu negócio.
Além desses pontos, o LinkedIn Ads tem um diferencial em comparação às outras formas de anúncios.
Afinal, ele apresenta uma oportunidade para sua empresa, pois o ambiente empresarial favorece a percepção do usuário e oferece o ambiente ideal para realizar uma abordagem, assim as chances de fechar negócios são otimizadas.
É muito comum haver dúvidas sobre qual é o momento certo para realizar tal abordagem, afinal toda a campanha depende do sucesso dela.
Isso porque existe um grande trabalho até chegar o momento se aproximar do cliente e, caso a sua aproximação com ele seja falha, todo o esforço realizado anteriormente vai por água abaixo.
Esses pontos citados acima são diferenciais decisivos para anunciar no LinkedIn. Por isso, a escolha pelo LinkedIn Ads é uma boa alternativa.
CPC, CPM e CPD: conheça as métricas do sucesso
Existem três formas de metrificar uma campanha no LinkedIn Advertising: Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Disparo (CPD).
O CPC é quando você paga por cada clique recebido no link, ou seja, é um custo individual.
Já o CPM você paga um valor X a cada mil cliques.
E o CPD se refere ao sponsored inmail, que é uma das maneiras de anunciar no LinkedIn.
Mas existe um detalhe: se desejar uma campanha sempre ativa, defina apenas um orçamento diário.
Essas são as métricas utilizadas para entender e especificar os investimentos em anúncios no LinkedIn Advertising.
Tipos de anúncios do LinkedIn Ads
Para saber como anunciar no LinkedIn, você precisa conhecer os formatos disponíveis para escolher o que melhor se encaixa ao objetivo do seu negócio.
Assim, sua campanha conseguirá atingir de maneira mais objetiva o seu público-alvo.
Conheça mais sobre como anunciar no LinkedIn:
Sponsored Content
Esse formato do LinkedIn Ads é usado quando o objetivo da empresa é promover o conteúdo próprio.
Sponsored Content, em português significa “conteúdo patrocinado”.
Necessariamente sua organização precisa ter uma company page, caso esse seja o formato de anúncio escolhido.
Um case de sucesso do conteúdo patrocinado no LinkedIn é o Santander.
A meta de conquistar 50.000 seguidores em sua página “Santander Universidades – Brasil” foi conquistada através do Sponsored Content.
Além disso, as novas interações através dos compartilhamentos e curtidas geraram um número expressivo de mídia viral.
Não só para a aquisição de novos seguidores como também para o crescimento da presença da marca na rede.
O case de sucesso está disponível no na página de Soluções de Marketing do LinkedIn, mas você pode acessá-lo clicando aqui.
Text Ads
Esse é um anúncio de texto.
Lembra que dissemos no começo do conteúdo que existia um formato de anúncio que não precisava de uma conta de publicidade para anunciar no LinkedIn?
Pois bem, o formato é esse, de Text Ads.
Isso acontece porque esse anúncio direciona o usuário para uma página externa, provavelmente o seu website, ou e-commerce.
Este é um exemplo de text ads:
Você já deve ter encontrado anúncios como esse no Google, eles estão cada vez mais comuns.
Sponsored InMail
Esse tipo de anúncio alcança os usuários ativos e a segmentação que ele permite é incrível.
Afinal, esse formato para anunciar no LinkedIn permite a empresa enviar mensagens diretamente a caixa de entrada do seu público.
O Sponsored InMail só é entregue ao usuário quando o mesmo está on-line.
Por exemplo:
Depois de conhecer os 3 formatos disponíveis, é hora de aprender como anunciar no LinkedIn.
Passo a Passo de como anunciar no LinkedIn Advertising
Após conhecer os formatos de campanhas disponíveis, você pode começar a dar os primeiros passos para criar o seu anúncio.
Os três formatos têm objetivos diferentes, portanto é fundamental conhecer o que você deseja com qualquer campanha antes de anunciar no LinkedIn.
Então vamos praticar!
Mas antes de selecionar o formato de campanha, você precisa ter uma conta de publicidade no LinkedIn Ads. Para isso, basta clicar em “criar uma conta”.
Como anunciar no LinkedIn – Sponsored Content
Conteúdos patrocinados (Sponsored Content) alcançam usuários diretamente no feed do LinkedIn e em outros locais.
Por isso, este é um bom formato quando o objetivo é engajar os usuários.
Depois de escolher por conteúdos patrocinados, você deve dar um nome à sua campanha e escolher o idioma do anúncio.
A questão do idioma é fundamental, pois se sua empresa é uma multinacional, vale a pena pensar em fazer um anúncio em inglês, ou caso seu negócio tenha parceiros em países da América Latina, por exemplo, seria uma boa ideia criar anúncios em espanhol.
Enfim, voltando ao anúncio, após selecionar tudo isso, será aberta uma página com os posts realizados pela sua company page. Basta escolher um para impulsionar.
Você também pode começar a criar um post do zero, basta dar um nome ao post, selecionar a imagem que será a capa do anúncio, completar com a descrição, incluir o link e continuar normalmente.
Essa é a página para criar um Sponsored Content do início.
Você pode ver uma prévia do anúncio antes de publicá-lo no LinkedIn Ads.
Depois de tudo isso, vem a parte da segmentação. Como dissemos anteriormente, o LinkedIn oferece um amplo leque para selecionar a dedo quem será atingido com a veiculação do seu anúncio.
São 16 opções diferentes para segmentar os usuários, podemos dizer que esse é o ouro de anunciar nessa rede social.
Quanto mais áreas você for selecionando, maior o público que será atingido.
Um fator bacana é que, conforme você vai selecionando os públicos-alvo, o LinkedIn fornece uma média de pessoas que serão impactadas.
Depois de selecionar a segmentação é possível salvar esse público-alvo.
Isso é fundamental para futuras campanhas, caso seu objetivo seja impactar pessoas diferentes mas com o mesmo perfil desejado.
Enfim, após seguir todos esses passos, basta continuar e acertar os valores da sua campanha (CPC ou CPM) e ela estará pronta para ser lançada.
A única confirmação que ficará pendente são os dados do cartão de crédito para o pagamento.
Quando você confirmar os dados, seu anúncio estará pronto para ser veiculado no LinkedIn.
Como anunciar no LinkedIn – Text Ads
Anúncios de Textos (Text Ads) – consegue leads segmentados nas diversas páginas do LinkedIn. É uma boa opção quando o orçamento é mais baixo.
Para veicular um anúncio de texto, você não precisa de uma company page e nem de uma página de usuário, você apenas precisa criar uma conta LinkedIn Ads.
Após criar sua conta, selecionar o tipo de anúncio de texto, e então uma página semelhante a essa irá abrir.
Você deve selecionar para onde os usuários serão direcionados quando clicarem no seu anúncio.
Ele pode ser direcionado tanto para sua company page, ou caso sua empresa não possua ainda uma página, pode ser encaminhado para o seu website.
Você deve selecionar, além de uma imagem que chame a atenção, um título e uma descrição. É importante frisar que o título só pode ter até 25 caracteres e a descrição 75.
Depois disso, basta selecionar o público que será atingido pelo anúncio, completar com os dados do cartão e seu anúncio estará pronto também.
A segmentação e a forma de pagamento é igual ao que foi visto no Sponsored Content. Caso você tenha vindo direto a este formato, pulando o de cima, recomendo voltar para compreender melhor.
Como anunciar no LinkedIn – Sponsored InMail
Conteúdos InMail (Sponsored InMail) envia mensagens direcionadas para o público-alvo do seu negócio. É uma mensagem que o usuário recebe diretamente na caixa de entrada.
Para criar um anúncio no LinkedIn Ads no formato Sponsored InMail você precisa de uma conta pessoal ou da sua empresa, tanto faz.
Como dissemos, o InMail se baseia em enviar uma mensagem diretamente à caixa de entrada do público-alvo. Por esse motivo que você precisa ter uma conta.
Para começar a criar o seu anúncio, você deve selecionar o Sponsored InMail, e uma página semelhante a essa será aberta para você:
Você deve dar um nome a sua campanha, escolher o idioma do público-alvo e qual o objetivo do seu anúncio, seja direcionar pessoas ao seu site, ou enviar formulários para captar mais leads.
Depois de preencher essas informações, você deve dar um nome ao seu anúncio e escolher qual conta será a responsável por veicula-lo (caso você tenha mais que uma).
No exemplo acima, por só ter uma conta, basta inserir o nome do anúncio e continuar.
Depois de continuar, o seu InMail vai ser criado na prática. É nessa 3ª etapa que você irá escrever a sua mensagem.
Esse é o momento de ser criativo, vendedor e persuasivo. Essa é a mensagem que chegará na caixa de entrada dos usuários, portanto, saiba como conquistar o seu público.
O InMail possibilita destacar algumas partes do seu anúncio com negrito, itálico ou sublinhado.
Usar essa técnica facilita que o receptor da mensagem foque suas atenções naquele termo ou frase destacada.
Além disso, você pode fazer uma listagem e usar outras funcionalidades interessantes.
Se você quiser, é possível deixar o seu rodapé personalizado. Basta ticar a opção abaixo da caixa de texto e, quando clicar em continuar, inserir a sua personalização.
Caso não queira, ao seguir, você irá para a parte de definir qual a página o público irá ao clicar em seu anúncio.
É algo semelhante a isso que você irá ver. Nessa parte, basta dar nome a um botão de ação, colar a URL que o público será direcionado e escolher um banner.
O banner não é necessário, mas recomendamos sempre que tenha, afinal assim você irá deixar seu anúncio mais completo.
Depois disso, assim como explicamos no Sponsored Content, o processo é o mesmo para publicar o anúncio.
Você precisa fazer a segmentação do seu público-alvo e definir os dados para pagamento.
Pronto, o seu Sponsored InMail está concluído!
Aprender como anunciar no LinkedIn pode ser o diferencial para o seu negócio
Nós explicamos a funcionalidade e importância de saber como anunciar no LinkedIn, além disso, mostramos o passo a passo completo para criar um anúncio na maior rede social corporativa que já existiu.
Resta a você escolher se irá investir nela ou não.
O que podemos dizer é que o LinkedIn traz resultados incríveis, tanto que mostramos alguns cases de sucesso de como anunciar nesta rede social foi interessante e lucrativo há diversas empresas.
Portanto, não perca mais tempo, crie seu anúncio e comece a conquistar mais clientes para o seu negócio!
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