Como agendar post no Instagram? Veja o passo a passo e saiba como fazer
Seja para criadores de conteúdo ou empresas, o Instagram não pode ficar de fora das estratégias de redes sociais e otimizar essa produção é o segredo para o sucesso. Acompanhe o artigo e aprenda como agendar post no Instagram.
O Instagram está no pódio das redes sociais mais utilizadas no Brasil. A plataforma, que agora faz parte da Meta, possui mais de 113 milhões de usuários, ficando atrás apenas do Whatsapp e Youtube, de acordo com dados da We Are Social e Meltwater.
Desde seu surgimento, em 2010, a rede caiu nas graças das pessoas e se tornou a plataforma de fotos favorita dos usuários. Com o tempo, e com Mark Zuckerberg a partir de 2012, a rede passou por inúmeras atualizações e ganhou novos recursos.
Além disso, a transformação da plataforma chegou até as empresas e fez dos simples usuários grandes criadores de conteúdo. Isso mudou a forma de produzir para a rede e hoje ela é figurinha carimbada nas principais estratégias de Marketing Digital.
Com isso, surgiram diversos recursos que otimizam a produção de conteúdo para a rede e facilitam a vida de quem cria para ela.
Quer saber mais? Acompanhe o artigo e confira o passo a passo de como agendar post para Instagram e aprenda a publicar com praticidade.
Por que agendar postagens no Instagram?
Com uma lista extensa de redes sociais que fazem parte de estratégias de Marketing de Conteúdo, é preciso organizar o calendário editorial para não se perder entre as plataformas e deixar de interagir com os seguidores.
Confira a seguir os principais benefícios de agendar posts no Instagram:
Melhor organização
Criar um calendário de publicação é importante para visualizar de forma macro todas as peças que são publicadas em uma rede social.
Com isso, a marca consegue alinhar o tom de voz de cada post e criar um feed coeso e sem ruídos que possam dispersar ou confundir os seguidores.
Maior praticidade na hora de postar
Para uma empresa ou criador que precisa publicar todos os dias, a praticidade vira aliada e principal meio para seguir com uma boa cadência de publicações.
Com esse recurso, é possível agendar diferentes posts de uma só vez e assim economizar tempo para investir em outras pontas como desenvolvimento de pautas, criação das artes e produção da copy.
Estratégia alinhada com outras redes
Como citamos no primeiro tópico, a organização do feed ajuda a marca a ter uma visão macro de seus posts e facilita o alinhamento com estratégias de outras plataformas.
Por exemplo, uma empresa que deseja fazer uma campanha especial para celebrar uma data sazonal, como Dia das Mães, pode visualizar o feed inteiro do Instagram pronto e com todas as publicações agendadas.
Com isso, pode desenvolver peças semelhantes, com o mesmo tom de voz e elementos visuais, para as demais plataformas.
Passo a passo de como agendar post no Instagram
O Instagram possui uma ferramenta chamada Meta Business Suite que permite o agendamento de publicações, visualização do calendário editorial, vinculação de anúncios e muito mais.
Confira o passo a passo de como agendar post no Instagram utilizando esse recurso:
1) Acesse o Meta Business Suite
O primeiro passo para agendar um post no Instagram é acessar a ferramenta Meta Business Suite. Por ser um recurso criado pela própria Meta, também é possível realizar publicações no Facebook.
2) Conecte a conta
Conectar a conta do Instagram ao Meta Business Suite é muito simples. Basta colocar o e-mail, nome de usuário ou telefone vinculado à conta e adicionar a senha.
Não é preciso ter uma conta no Facebook, mas caso a empresa tenha, basta adicioná-la depois.
3) Crie a publicação
Para agendar o post, basta clicar na opção “Criar publicação” logo abaixo do username da conta. A tela será redirecionada para a interface de criação onde é possível adicionar a mídia, legenda e ter uma visão de como o post ficará.
4) Defina data e hora
Depois de criar a copy e subir as mídias, defina a data e hora da postagem e clique em “Programar”. Prontinho! Seu novo post está pronto.
5) Bônus: Planner
O recurso de Planner é a tela que aparece após o agendamento do post pelo Meta Business Suite. Com ele podemos visualizar as próximas publicações agendadas e organizar com maior eficiência o calendário editorial.
Outras ferramentas para agendar conteúdo
O Meta Business Suite é uma ferramenta criada pela Meta para otimizar as publicações no Instagram e Facebook, mas existem outros recursos que podem ser grandes aliados na hora de agendar posts.
- Planoly: o Planoly possui uma interface simples que une as principais funções do Instagram como: linkagem, hashtags, localização e mais;
- PostGrain: além da opção de agendamento, o PostGrain também oferece opções de interação com os seguidores e todo o gerenciamento de conteúdo do perfil;
- MLabs: o MLabs é uma opção acessível para quem deseja otimizar as publicações na rede. Ele reúne os principais recursos do Instagram e ainda gera insights e relatórios;
- Estúdio de criação: o Estúdio de Criação é uma ferramenta da Meta que permite publicações no Instagram e Facebook, mas apenas perfis comerciais podem utilizá-la;
- Buffer: além do agendamento de posts, o Buffer oferece uma análise de dados de engajamento e outras métricas fundamentais para campanhas no Instagram;
- Hootsuite: o Hootsuite é uma ferramenta que permite agendamento, revisão de posts, monitoramento de menções e muito mais;
- Latergram: para quem deseja ter uma visão completa do feed, o Latergram permite a visualização de todos os posts agendados e acompanhamento de métricas importantes do Instagram.
Agende as publicações e economize tempo
O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, além de ser uma plataforma que, atualmente, conta com diversos recursos para criadores de conteúdo e empresas que querem divulgar seus produtos e aumentar suas vendas.
Com o Meta Business Suite é possível criar uma nova publicação com opções de agendamento, responder mensagens de forma mais rápida, conferir o calendário completo de publicações e muito mais.
Ao usá-lo, o criador de conteúdo ou empresa é capaz de organizar suas publicações e otimizar sua estratégia de marketing na rede social. Com isso, economiza tempo e pode direcionar seus esforços para áreas que precisam de mais atenção.
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