A conexão entre programação e marketing
No passado, programação e marketing eram coisas completamente diferentes, porém nos últimos anos o marketing se dá cada vez mais em plataformas digitais sendo as quais, por natureza, criadas com programação.
Com certeza você já ouviu falar em linguagens de programação como HTML, CSS ou quem sabe mesmo JavaScript quando se deparou com algo relacionado a websites e web design.
Inúmeras das ferramentas que uma pessoa de marketing utiliza para realizar seu trabalho são na verdade programadas com estas linguagens. Seja uma ferramenta de automação de marketing, de agendamento de artigos ou quem sabe uma planilha de planejamento de conteúdo, marketing e programação são fortemente conectados.
Neste texto iremos falar sobre exemplos e oportunidades para como avançar em sua carreira, aumentar seu desempenho e melhorar uma empresa como um todo quando as pessoas de marketing tem mais entendimento e até sabem por si mesmas trabalhar com programação mesmo que de forma básica.
Conceitos e técnicas básicas de programação
Laço
Com programação você consegue fazer com que uma sequência de passos pré-definidos seja executada de forma automática e quantas vezes você quiser.
Você já imaginou o que acontece no disparo de uma campanha de email marketing para milhares de contatos? Parece mágica, não é mesmo? Mas este é um dos principais conceitos fundamentais de como a programação pode te ajudar em qualquer tipo de tarefa.
Sempre que você estiver à frente de uma tarefa que será executada uma grande quantidade de vezes e elas são feitas de forma similares, a programação é a melhor escolha para realizá-las.
Outra vantagem é que a repetição é feita sem erros, pois executa os mesmos comandos, chamamos isso em programação de laço. Esse laço vai repetir as ações por quantas vezes você desejar.
Condicional
Você já recebeu um e-mail marketing em que nele estava escrito seu nome? Imagine quão complexo e demorado seria para enviar milhares de emails com nome personalizado um a um! Para isso, é usado outro conceito fundamental da programação chamado de condicional.
Os condicionais fazem uma condição seja verificada e caso ela seja verdadeira ou falsa, diferentes consequências podem ocorrer. Neste caso, ao enviarmos o e-mail para um determinado destinatário, o condicional pedirá uma busca no banco de dados para que o nome associado ao email de envio seja colocado no corpo do email.
Linguagem
Para finalizar a parte de conceitos básicos da programação, é importante que você entenda que para programar assim como qualquer outra forma de comunicação, é necessária uma linguagem e para cada uso da programação existem linguagens diferentes.
É diferente a linguagem de programação usada para criar um site da usada para criar no aplicativo ou da usada para um robô funcionar, então é importante que você domine os conceitos fundamentais da programação em qualquer linguagem, mas saiba que é preciso entender o que você fará para usar a linguagem de programação correta.
Exemplos de programação no marketing
Design de Emails
Algumas ferramentas de email permitem com que você tenha visualização tanto em alto nível, com textos e imagens, como também em baixo nível, vendo a programação que está por trás do email. É possível entender, modificar e até prever possíveis erros que podem ocorrer no envio do e-mail dado uma visão geral do seu código.
É possível também fazer algo no editor de códigos que você não está conseguindo no editor visual ou que talvez ele não te permita. Para isso é fundamental usar a programação para te auxiliar no trabalho e não depender a todo momento de um programador para ajustes mínimos.
Websites
Cada vez mais na criação de website existem ferramentas visuais para que possamos criar um site sem precisar dominar as linguagens de programação que estão por trás dele. Todavia é muito comum que mesmo após que um site esteja pronto nós façamos alguma modificação, seja por algum evento, alguma data ou alguma atualização de informação.
Nesses e muitos outros casos, é importante entender a estrutura da programação, para que caso tenha também algum problema simples, você consiga resolver. É muito comum que a visualização em todos os tipos de computadores, navegadores, telas, tablets e celulares não ocorra de forma igual e responsiva, em muitos casos isso é corrigido de forma simples com poucas linhas de programação.
Integrações
Se você não é tão iniciante na área de marketing já sabe que é bem comum usarmos integrações como Google Analytics e o Pixel do Facebook. Nesses e muitos outros exemplos é necessário entender um pouco de programação mesmo que de forma extremamente simples para conseguir os resultados de marketing que você quer.
Nos dois casos citados, a integração é extremamente simples, porém se você não entender sobre programação não será possível conseguir atingir seus objetivos. Existem também tarefas mais complexas, mas que com conhecimento básico de html e javascript você como pessoa na área de marketing consegue resolver de forma autônoma.
Planilhas
Podemos usar planilhas para organização de dados, automatização de tarefas e integração com outras ferramentas, entre várias outras possibilidades. Para conseguirmos utilizar grandes quantidades de dados é fundamental que entendamos os conceitos básicos de programação como funções e condicionais.
Caso você não tenha o domínio, seu trabalho de marketing ficará extremamente prejudicado, pois muitas coisas que você faz de forma manual ou de forma lenta poderiam ser feitas de forma automatizada e muito rápidas, aumentando assim, sua produtividade.
É possível ainda em planilhas fazer programações bem específicas para integrar uma planilha com outra ou um documento de texto como uma planilha ou uma apresentação de slides com uma planilha. Para isso você obviamente precisa ter conhecimento de programação.
Conclusão
Cada vez mais o trabalho no marketing é feito de forma mais digital. Isto significa que as ferramentas, os meios e a comunicação como um todo precisam do mundo da programação para existir.
Este é um caminho sem volta, cada vez mais a tecnologia vai nos fornecer ferramentas para fazermos um trabalho de marketing com mais alcance, mais possibilidades e mais impacto. É fundamental que o profissional de marketing entenda o mundo tecnológico e saiba interagir com os criadores do mundo tecnológico para seu sucesso na profissão a longo prazo.
Existem diversos outros benefícios não tratados neste artigo, como modificação de WordPress e sistemas de gerenciamento de conteúdo, utilização de banco de dados e outras ferramentas tecnológicas programadas.
Desta forma, espero que tenha ficado claro quanto isso pode te ajudar em seu dia a dia, em sua profissão, em sua carreira, em sua empresa e que você possa aprender aos poucos e ter todos os benefícios que a tecnologia pode te oferecer.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe I Do Dode, escola de tecnologia e programação.