Como a inovação tecnológica pode beneficiar sua empresa?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 18 de novembro de 2021 | Atualizado: 18 de novembro de 2021.
Uma das condições para que as empresas se mantenham no mercado são as inovações que as mesmas produzem sejam internamente ou para o mercado (TEIXEIRA, 2019).
Inovação e Tecnologia
Muitos economistas acreditam que estamos na sexta onda da inovação onde as tecnologias-chave que provavelmente já estão em vigor e incluem principalmente robótica, automação, digitalização e sustentabilidade. A digitalização implica um alto nível de tecnologias de informação em bens e serviços, bem como em sua gestão e operações (SUZUKI, 2021).
Considera-se uma inovação tecnológica o produto ou processo que tenha sido implementado e introduzido no mercado (OCDE, 2006). Ou ainda, as inovações tecnológicas podem ser entendidas como aperfeiçoamentos contínuos e graduais de produtos, serviços ou processos já existentes e correspondem à maior parte das inovações geradas (FUCK; VILHA, 2011).
Benefícios para as empresas
1. Competitividade
A inovação permite que as empresas desenvolvam produtos ou serviços substitutos para competir com outras empresas já estabelecidas (LANZER et al., 2012). Assim, a inovação tecnológica está intimamente ligada às mudanças para melhoria contínua (TEIXEIRA, 2019).
A inovação tecnológica é um meio para ser produtivo e assim, melhorar a competitividade das empresas. Considerada, assim, como uma das principais fontes de mudança na estrutura de uma indústria (PORTER, 2004).
2. Diferenciação
Inovação, especialmente a inovação tecnológica, é tida atualmente como essencial nas estratégias de diferenciação, competitividade e crescimento em um número cada vez maior de negócios (FUCK, VILHA, 2011).
3. Gerar soluções para problemas da sociedade
Moran (1995) explica que não são as tecnologias que moldam a sociedade, mas a utilização dessas novas tecnologias, que visa o lucro, desponta no mercado gerando valor econômico. Dessa maneira, a inovação tecnológica é a responsável por alavancar os projetos e fazer verdadeiras revoluções para a sociedade, fazendo relação entre a geração de emprego e a produção de tecnologias de ponta.
Exemplos de inovação tecnológica
Um exemplo são os smartphones, uma vez que quando foram desenvolvidos nos anos 2000, reuniram funções como agenda de telefone, organizador e ouvir músicas mp4s. E mais tarde, dominaram o mercado e implementaram soluções tecnológicas de ponta como: pagar contas, acessar redes sociais, enviar e-mails, realizar chamadas de vídeo, dentre outras funções (TEIXEIRA, 2019).
Outro exemplo é o Kindle, empresa que revolucionou o mercado de livros com um produto que possibilita ler em torno de 200 livros digitais e carregá-los para onde quiser (TEIXEIRA, 2019).
Referências Bibliográficas
FUCK, M. P.; VILHA, A. M. Inovação Tecnológica: da definição à ação. Revista Contemporâneos, v. 9, p. 1-21, 2011.
LANZER, E. et al. O processo de inovação nas organizações do conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2012.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Tecnologia Educacional, v. 23, n. 126, p. 24-26, 1995.
OECD – Organization for Economic Co-operation and Development, Manual de Oslo – Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação, OECD – tradução FINEP, Brasília, 2006.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: Técnicas para a Análise de Indústrias e da Concorrência. Rio de Janeiro 16. ed., 2004.
SUZUKI, R. Crescimento econômico e ondas de inovação. VIA Estação do Conhecimento, 2021.
TEIXEIRA, C. M. M. Inovação Tecnológica. In Inovação e suas características: alinhamento conceitual. TEIXEIRA, C. S.; BIZ, A. A.; TEIXEIRA, C. M. M (Orgs). São Paulo: Perse, 2019.
_________________________________________________________________________
Juliana de Souza Corrêa
Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina, formada em Relações Internacionais (UFSC) e com especialização em Inovação em Gestão Pública. Servidora da UFSC e integrante do Grupo VIA atuando junto ao Pacto pela Inovação de Santa Catarina e realizando pesquisas com foco em inovação e empreendedorismo.