Por que montar um clube de assinaturas pode alavancar as vendas do seu negócio?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 27 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Encontrar novas soluções para alavancar as vendas de um negócio é uma busca constante. Afinal, os hábitos de consumo mudam e as marcas precisam acompanhar todas as mudanças e tendências que vão surgindo com o passar do tempo.
Os clubes de assinatura não surgiram há pouco tempo, porém com o passar dos anos foram ganhando cada vez mais adeptos e formatos. Com isso, empresas de todos os portes voltaram seus olhares para esse modelo de negócio que não para de crescer.
Neste conteúdo você vai conhecer um pouco mais sobre os clubes de assinatura e entender por que eles trazem ótimos resultados.
O que é um clube de assinaturas?
Os clubes de assinatura se enquadram em modelos de negócios recorrentes, que comercializam produtos físicos ou digitais.
Aqui vale falarmos sobre a diferença entre clube de assinatura e modelo de assinaturas. Eles podem ser parecidos, mas não são a mesma coisa.
O primeiro consiste no recebimento recorrente de produtos pré-selecionados, ou não, que comumente passam pela curadoria de especialistas e também oferecem diferenciais aos compradores. Os especialistas entendem o que motiva a jornada de compra de um consumidor de clube de assinaturas para oferecer o que ele busca.
Já o segundo, o modelo de assinaturas, não precisa ser necessariamente de produtos e nem passam pelo crivo de um especialista. São produtos ou serviços contratados de forma recorrente.
Com os exemplos a seguir, essa compreensão ficará ainda mais clara.
Imagine que você recebe todos os meses em sua casa uma caixa com vinhos. Nessa caixa contém o seu vinho favorito, outro surpresa e snacks que harmonizam com os vinhos. Vale destacar que esse vinho surpresa vem acompanhado de informações de um enólogo. Nesse exemplo, você faz parte de um clube de assinaturas.
Já exemplos que se encaixam perfeitamente no modelo de assinaturas são a Netflix e o Spotify. Ambos oferecem serviços de streaming, um de filmes e séries e o outro de música, que você contrata e paga de forma recorrente pelo serviço.
Dois modelos de clubes de assinaturas
Como dissemos, existem duas formas mais comuns para os clubes de assinatura funcionarem, vendendo produtos pré-determinados pelo cliente, ou não – quando os produtos são totalmente surpresa para quem compra.
As duas variações mais comuns de box de assinatura são:
Box por assinatura fechado: este é o caso quando o assinante não sabe o que receberá em sua caixa de produtos. Nele um dos principais motivadores de compra é a curadoria realizada pela marca e indulgência de todo mês receber algo novo.
Exemplos de box por assinatura fechado que podemos citar: a Brasil na Caixa, um Clube de Assinatura de produtos brasileiros e A Taba, um clube de assinatura de livros infantis.
Box por assinatura aberto: nesse modelo é quando acontece a possibilidade do consumidor personalizar, em alguma medida, os itens que estarão na caixa.
A Nescafé Dolce Gusto é um ótimo exemplo desse modelo. No clube de assinatura da Dolce Gusto o assinante escolhe o plano e sabe o que vai receber. O plano varia de acordo com a quantidade e os sabores das cápsulas.
Vantagens de investir em um clube de assinatura
A seguir listamos algumas das principais vantagens em investir em um clube de assinaturas para o seu negócio.
Fidelização do cliente
A experiência do cliente é o foco dos clubes de assinaturas, nesse sentido, esse modelo também é uma forma de angariar fãs para sua marca.
Isso porque o modelo de pagamento de recorrente também permite que seja construído um relacionamento consistente e de confiança com o consumidor. Com isso, é possível alcançar a fidelização do cliente e alavancar as vendas do seu negócio.
Estratégias de marketing assertivas
Esse relacionamento mais próximo com o cliente também permite que sua marca conheça toda a jornada de compra dele, entendendo as suas necessidades e desejos, para assim colocar em práticas estratégias de marketing ainda mais eficientes.
Redução da inadimplência
A redução de inadimplência acontece no clube de assinaturas porque o cliente faz uma contratação por meio de cobrança recorrente. Ou seja, ele informa os dados do cartão de crédito e o valor passa a ser debitado de forma automática, dentro do período determinado.
Dessa forma, é possível diminuir as chances do cliente esquecer a data para pagamento e, assim, a taxa de inadimplência é reduzida.
Além disso, dentro da plataforma de pagamentos existem ferramentas que facilitam controle sobre as cobranças. Sendo assim, para o empreendedor, fica ainda mais fácil fazer o gerenciamento das finanças.
Controle de estoque
Ter um negócio no modelo de clube de assinatura, permite ter uma previsão da quantidade de produtos necessária para atender a demanda em um determinado período.
Por consequência, o controle das reposições e contatos com fornecedores também têm maior assertividade.Previsão de faturamento
Como dissemos, os clubes de assinaturas fazem parte de um modelo de recorrência e cobram a partir de pagamentos recorrentes. Esse modelo de cobrança possibilita ao negócio uma previsão de faturamento para os meses seguintes. Essa realidade favorece, e muito, o cálculo sobre gastos e lucros.