Veja 5 dicas para cobrar cliente inadimplente e salve a saúde financeira do seu negócio

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Publicado: 10 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.

Cliente inadimplente é um problema que afeta muitas empresas, prejudicando sua saúde financeira em vários aspectos. Mas o que fazer para cobrar esses clientes sem perdê-los? Veja 5 dicas no texto abaixo.

Como empreendedor, você sabe que um dos principais problemas de uma empresa é o relacionamento ruim com clientes. Isso pode acontecer devido a péssimos atendimentos, erros nos processos de vendas, problemas nos produtos e etc.

Fato é que problemas acontecem e podem ser resolvidos sem desgaste, preservando a relação entre cliente e empresa. Mas nem todos são assim. Existe um problema específico que pode prejudicar muito essa relação e a própria empresa: cliente inadimplente.

Esse problema pode afetar muito a empresa, chegando até a desequilibrar as contas e prejudicar a saúde financeira.

A cobrança de clientes feita da maneira correta é essencial para preservar a relação profissional entre ele e a empresa, além, é claro, de ser muito importante para a saúde financeira do seu negócio.

Bem, se você busca saber como cobrar clientes e não sabe por onde começar, fique tranquilo!

Nesse artigo vamos te mostrar sugestões e 5 dicas cruciais para fazer a cobrança de cliente inadimplente. Veja mais informações abaixo:

O que é cliente inadimplente?

Cliente inadimplente é aquela pessoa que utilizou os produtos ou serviços da empresa e não honrou os compromissos financeiros dessa transação. Isto é, é aquele cliente que consome e não paga.

Claro, é importante ressaltar que existem muitos motivos para a inadimplência desse cliente e você, como empresa, deve entender isso. Muitas vezes, existem problemas sérios pessoais e financeiros atrelados à dívida, por exemplo.

Por isso, a abordagem escolhida para a cobrança de clientes deve ser pensada com muito cuidado e planejamento. Como dissemos acima, você não sabe o que esse cliente inadimplente está passando, então todo cuidado é pouco para não prejudicar e constranger a pessoa.

Entretanto, não quer dizer também que você deve passar a mão na cabeça e perdoar a dívida ou amenizar a cobrança. Ela deve ser feita da maneira correta, apenas isso.

Quais são os impactos causados pela inadimplência e porque você não deve ter medo de cobrar

Bem, é fato e todo mundo sabe que o cliente é a parte mais importante de qualquer negócio, é o objetivo final de todos os processos. Mas isso não quer dizer que ele possa fazer tudo o que quiser com a sua empresa.

Claro, ele deve ser cobrado e tem que pagar o que é devido, mas a maneira como a cobrança é feita é o segredo desse processo.

Com a cobrança de inadimplentes feita da maneira correta, é possível receber o dinheiro devido e ainda manter uma boa relação com o cliente, mantendo o mesmo na carteira da sua empresa.

É importante dizer, também, que os impactos causados pela inadimplência atingem todos os lados. A cobrança de clientes pode causar um certo constrangimento para as pessoas, que já estão devendo e ainda deverão pagar juros e encargos.

Por outro lado, a empresa não recebe o que é devido e muitas vezes isso impacta na sua saúde financeira, principalmente aquelas que acabaram de abrir e as que são de pequeno e médio porte.

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5 dicas de como cobrar clientes

1. Se for possível, previna a inadimplência

Se sua empresa tem um controle financeiro, essa dica é muito importante e pode ser bem utilizada. Você sabe que o boleto de determinado cliente vai vencer, então, de forma sutil, mande avisos lembrando dessa cobrança.

Assim, o cliente inadimplente que apenas se esqueceu do pagamento (acontece muito) não entra nessa lista e não precisa ser cobrado futuramente.

Premiar os clientes que pagam todos os boletos no prazo correto também é uma boa ideia. É possível dar presentes, brindes e até mesmo bolar um programa de acúmulo de pontos. São estímulos que podem evitar um futuro cliente inadimplente.

2. Faça uma análise do cliente

Ao fazer a cobrança de inadimplentes, conhecer previamente essas pessoas é fundamental. Como falamos acima no texto, existem diversas razões para essa dívida, então, conhecer seus motivos é essencial para conduzir o processo de cobrança.

Se for um cliente que deve há muito tempo, por exemplo, a cobrança deve ser mais rígida. Já no caso de um cliente inadimplente que apenas esqueceu de pagar um boleto, a abordagem deve ser mais leve e tranquila.

3. Planeje sua abordagem de cobrança

Planejar a abordagem de cobrança é fundamental para o sucesso desse processo. É muito importante fazer a cobrança de clientes da maneira correta, evitando constrangimentos e buscando ao máximo manter o cliente na sua carteira.

Tudo vai depender do tipo de cliente inadimplente, claro. Com um devedor antigo, que sempre atrasa pagamentos, a abordagem deve ser mais rígida. Com devedores pequenos ou que tem explicações para a dívida, a abordagem deve ser mais leve.

4. Avise a inadimplência ao cliente

Transparência é fundamental. Por isso, a empresa deve deixar claro ao cliente que está cobrando determinado inadimplência. Sempre com educação, claro, mas o cliente tem que estar ciente das suas dividas.

5. Negocie se for possível

Se você analisou sua situação financeira e a situação da cobrança de inadimplentes e chegou a conclusão que é possível negociar, negocie. Um pequeno desconto não vai fazer mal para a sua empresa e ainda vai agradar o cliente inadimplente.

Esse recurso é importante para segurá-lo na empresa.

Como fazer a cobrança de um cliente inadimplente?

como fazer a cobrança

Essa é a dúvida que muitos empreendedores têm: como cobrar clientes? Bem, existem diversas formas de cobrança de inadimplentes e tudo vai depender do perfil do cliente, mas de forma geral, se sua empresa seguir esses passos, a cobrança de clientes será feita da forma correta:

  • Cobre mesmo e não se preocupe com isso;
  • Se interesse pelo motivo que o cliente inadimplente vai te dar;
  • Seja educado e respeitoso. Sempre;
  • Tenha argumentos e posições firmes na conversa.

Bônus: penas previstas na lei para cliente inadimplente

No artigo 71 do código de defesa do consumidor estão explícitas as punições para empresas que desrespeitarem o consumidor. Por isso, fique atento e conduza a negociação da melhor forma possível. Eis a punição prevista:

Infração: Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:

Pena: Detenção de três meses a um ano e multa.

Cobrar o cliente inadimplente pode salvar o seu negócio!

cobrar o cliente

Como vimos acima, receber o que é devido e saber como cobrar clientes é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa.

Claro que existe a maneira certa de fazer essa cobrança de clientes e, se você seguir as dicas e sugestões que demos nesse texto, estará no caminho certo!

Bem, se você gostou do texto e quer saber mais sobre cobrança de cliente inadimplente e outras soluções empresariais, não perca mais tempo e acesse já nosso blog.

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