O que é ciclo de vendas? Entenda como diminuir as etapas para lucrar mais!

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Publicado: 14 de junho de 2019 | Atualizado: 26 de julho de 2019.

Saber o que é ciclo de vendas é essencial para as empresas que querem melhorar seus resultados e lucrar. Só quem domina suas etapas e sabe como otimizá-las consegue se destacar no mercado e se tornar referência.

As vendas são uma parte importante de qualquer negócio, afinal elas geram a receita necessária para manter a empresa e realizar os investimentos necessários para o seu crescimento.

Por isso, conhecer as etapas do ciclo de vendas é importante para que consiga enxergar pontos de otimização para proporcionar uma experiência melhor a seus consumidores.

Dessa forma, é possível não só conquistar mais clientes, como também retê-los para construir uma base sólida de consumidores!

E aí, quer saber como lucrar mais? Então, conheça a seguir as etapas do ciclo de vendas e descubra como diminuí-las!

O que é o ciclo de vendas?

o que é ciclo de vendas

Chamamos de ciclo de vendas o tempo gasto pela sua empresa para fechar um negócio e conquistar mais um cliente.

Isso significa que ele compreende todos os estágios da sua estratégia para ganhar novos consumidores, desde a prospecção até o pós-venda, momento decisivo para convencer essas pessoas a voltar a fazer negócio com você.

Ficou um pouco confuso? Vamos então ao próximo tópico para entender melhor as etapas do ciclo de vendas e como elas devem funcionar na sua empresa.

1. Prospecção

Como falamos anteriormente, o conceito de o que é ciclo de vendas engloba diversos passos dos quais o sucesso do seu negócio depende.

Então, para começarmos a destrinchar essa estratégia, devemos falar da primeira etapa, a prospecção.

Aqui, a principal tarefa é encontrar entre o público em geral pessoas que possuem mais afinidade com a sua área de atuação e, assim, mais chances de fazer negócio com você.

Dessa forma, é essencial que a sua empresa desenvolva uma persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvido a partir de pesquisas entre seus atuais consumidores.

Com isso, você consegue ter informações importantes sobre seus gostos e preferências a fim de utilizá-las na hora de encontrar e atrair esses potenciais clientes, que chamaremos de leads a partir de agora.

Além disso, esses dados pessoais também serão aproveitados nas próximas etapas, como poderemos ver a seguir.

2. Contato inicial

Depois de atrair potenciais clientes, é hora de entrar em contato com seus leads. Para tanto, você pode enviá-lo um email ou realizar uma ligação, por exemplo.

O importante que a comunicação aconteça de forma que respeite as preferências da sua persona e seja a menos invasiva possível, para não “espantar” esse possível cliente.

Feito isso, é hora de preparar seus leads para as próximas etapas do funil de vendas.

3. Qualificação

Chamamos de qualificação o processo no ciclo de vendas de separar os leads que tem real interesse de compra daqueles que ainda não estão prontos ainda para se tornar um cliente.

Mas é importante ressaltar que isso não significa que você deva descartar essas pessoas, aliás, muito pelo contrário!

A sua tarefa é continuar qualificando esses leads que ainda não estão pronto, enviando conteúdos sobre a sua empresa para que fiquem no seu radar.

Dessa forma, você ajuda essas pessoas a amadurecerem a sua decisão de compra para um dia se juntarem ao seu grupo de clientes.

4. Apresentação

Depois da qualificá-los, é hora de apresentar-se ao seu lead como solução para o seu problema.

Isso significa então que é hora de acontecer o primeiro contato da sua equipe de vendas com esse possível cliente para, enfim, convertê-lo.

Sendo assim, é nesse momento que acontece as demonstrações de produto, ressaltando as suas qualidades de acordo com os problemas da sua persona.

Feito isso, se tudo ocorrer bem, apresenta-se então uma proposta formal de negócio para que o lead possa avaliar, mas isso é assunto para o próximo tópico.

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5. Avaliação

Dentro do ciclo de vendas, é importante dar um tempo para que o lead possa avaliar a proposta feita pela sua empresa, e é exatamente sobre isso que essa etapa retrata.

Isso vale principalmente para casos que um negócio vai ser fechado entre empresas, pois normalmente estão envolvidos produtos mais complexos, mais caros e com contratos com longo tempo de duração.

Sendo assim, em alguns casos é possível que sejam realizadas reuniões nessa etapa do ciclo de vendas, para que seja possível esclarecer qualquer dúvida que possa estar impedindo o fechamento de negócio.

6. Fechamento

Se tudo deu certo nas outras etapas do ciclo de vendas, é nessa que o cliente toma uma decisão favorável a sua empresa e fecha negócio com a sua empresa.

Além disso, é importante que você faça uma apresentação do seu produto e detalhe os primeiros passos para a sua utilização.

Dessa forma, a implementação dele pelo cliente fica mais fácil e aumenta as chances dele ficar realmente satisfeito com o serviço prestado pela sua empresa.

7. Pós-venda

Se você acha que o fechamento deveria ser a última das etapas do ciclo de vendas, saiba que não poderia estar mais enganado.

Isso porque o pós-vendas é um estágio crítico para o sucesso da sua estratégia, pois quando bem-feito, pode te ajudar a fidelizar um cliente e convencê-lo a voltar a fazer negócio com você.

Por isso, é importante que você realize pesquisas de satisfação para medir a satisfação dos consumidores com o seu produto e a sua experiência durante as etapas do ciclo de vendas.

Assim, é possível utilizar essas informações para otimizar o processos e aumentar suas chances de sucesso.

Descubra como diminuir o processo do ciclo de vendas

Descubra como diminuir o processo do ciclo de vendas

Primeiro, é importante esclarecer que diminuir o processo, não significa pular algumas etapas do ciclo de vendas.

O que é possível fazer é otimizar os estágios de forma que aconteçam de forma mais rápida e também que, ao chegarmos à última fase, não seja necessário voltar a primeira e fazer com que esse cliente continue comprando com a sua empresa.

Para tanto, existem dois pontos chaves que a sua empresa precisa se atentar: a qualificação de leads e a fidelização de consumidores.

Produza conteúdos relevantes para educar seus leads

Quando falamos em qualificar melhor seus leads, isso significa educá-los adequadamente sobre sua área de atuação, a fim de que entendam o valor do seu produto.

Isso ganha ainda mais relevância quando lembramos que estamos na era da informação, onde a maioria das pessoas realizam pesquisas antes de comprar um produto ou serviço.

Por isso, metodologias como o Inbound Marketing têm ganhado cada vez mais espaço, pois ela respeita os novos hábitos do consumidor e vê na produção de conteúdo relevante uma oportunidade de educar o seu mercado e ganhar a sua confiança.

Sendo assim, além de conhecer bem a sua persona, estude também a jornada do consumidor para produzir materiais que esclareçam as dúvidas que possam surgir em cada uma das etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra).

Dessa forma, seus leads chegarão a sua equipe de vendas mais bem preparados, encurtando as etapas do ciclo de vendas seguintes.

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Fidelize seus clientes para ganhar fãs da sua marca

Como já mencionamos ao longo do texto, realizar ações de pós-venda é essencial para o futuro das vendas do seu negócio.

Isso porque proporcionar uma boa experiência ao consumidor durante as etapas do ciclo de vendas é essencial para que ele se sinta confortável em voltar a realizar compras na sua empresa.

Para tanto, é importante que você faça pesquisas entre eles periodicamente. Assim, é possível ter uma boa ideia da opinião geral e quais melhorias ou inclusões precisam ser feitas nas etapas do ciclo de vendas.

Com isso, você ainda ganha um aliado na prospecção de clientes, pois clientes satisfeitos tendem a recomendar o produto ou serviço que gostou para seus conhecidos.

Ou seja, assim você estará fidelizando sua base de consumidor e ainda economizando na hora de conquistar novos!

Já conhece as etapas do funil de vendas? Então mãos à obra!

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Neste conteúdo você viu que ciclo de vendas é o tempo gasto pela sua empresa para conquistar novos clientes e conheceu todas etapas que compreendem esse processo.

Além disso, te mostramos todos os macetes necessários para fazer com que seus leads passem de um estágio a outro de forma que melhore os resultados da sua empresa.

Por fim, você descobriu alguns segredos para otimizar as etapas do ciclo de vendas para qualificar melhor seus possíveis clientes e gerar mais oportunidades de negócio.

Então, agora é hora de pegar nossas dicas e colocar as mãos na massa! E se quiser potencializar seus resultados, confira o conteúdo sobre redução de custos!

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