Palavras-chave de cauda longa: 4 motivos para começar a utilizar agora!

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Publicado: 19 de julho de 2019 | Atualizado: 22 de agosto de 2019.

Palavras-chave de cauda longa são essenciais para que o tráfego orgânico do seu site aumente consideravelmente. Quer saber mais sobre elas? Então confira agora este conteúdo!

Um grande problema de quem atua com Marketing Digital nos dias de hoje é conseguir visibilidade no Google em um mercado extremamente competitivo e qualificado.

Mas mesmo que seja trabalhoso você chegar à primeira página do maior buscador online do mundo, algumas técnicas podem resolver o seu problema rapidamente.

E estamos falando das palavras-chave de cauda longa, que garantem originalidade e respostas rápidas para os seus usuários.

Quer ver como usá-las? Então leia os tópicos abaixo!

O que são palavras-chave de cauda longa?

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Também conhecidas como long tail keywords, as palavras-chave de cauda longa são reconhecidas por possuírem de três a mais palavras em sua formação, dando a impressão de serem pequenas frases.

Com as palavras-chave de cauda longa, a busca por um determinado tema nos buscadores online, como o Google, por exemplo, acaba sendo mais personalizada e são um diferencial para a sua estratégia de Search Engine Optimization (SEO).

E como há muitos termos genéricos usados no Google e que possuem um volume altíssimo de busca, as palavras-chave de cauda longa tornam mais fácil o aumento de tráfego orgânico no seu site ou blog.

Além disso, as palavras-chave de cauda longa se aproximam mais do tema que você vai tratar em um determinado conteúdo, assim como segmenta o seu público-alvo e atrai mais leads (potenciais clientes) para o seu empreendimento.

No entanto, o que impede que muitos empresários de investir nas palavras-chave de cauda longa é o fato de que elas possuem um volume menor de buscas no Google, resultando também na diminuição da procura pelos seus produtos ou serviços.

Porém, isso deve ser deixado de lado de uma vez por todas!

Isso porque essa estratégia se aproxima da realidade da solução do problema que os usuários querem encontrar. E tal fato impulsiona também a qualidade dos seus anúncios no Google.

Falando em anúncios, quer saber tudo sobre eles? Então acesse agora o nosso conteúdo sobre Aprenda o que é Google AdWords e desenvolva anúncios na web para o seu negócio rapidamente.

Pronto, você sabe agora o que são as palavras-chave de cauda longa. Mas de onde será que esse conceito surgiu? Quais são os seus benefícios? Vamos descobrir tudo isso nos próximos tópicos!

Onde surgiu o conceito de cauda longa?

Com certeza, você ainda possui muitas dúvidas a respeito das palavras-chave de cauda longa.

Por esse motivo, é necessário que você entenda o conceito do termo “cauda longa”, assim você conseguirá implementar as melhores práticas de SEO em seus conteúdos.

Antes de continuar a leitura, observe a imagem abaixo:

cauda longa

Derivado de um artigo chamado A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho, escrito por Chris Anderson, o termo é uma forma de descrever estratégias que visam atingir muitos serviços com uma baixa demanda ou vice-versa.

Se você parar para olhar bem a imagem que colocamos acima, é possível perceber palavras mais genéricas têm um maior volume de buscas, o que significa que eles também possuem um limite.

Por outro lado, as palavras-chave de cauda longa, que são ditas como “específicas”, têm um menor volume de buscas, mas que, ainda assim, conseguem superar as genéricas em quantidade.

Portanto, é válido dizer que, quando começamos a trabalhar com palavras-chave de cauda longa em nossa estratégia de marketing digital, o sucesso é muito mais garantido.

Confira um exemplo de cauda longa

Digamos que você é um dentista e que está em busca de maior tráfego orgânico para o seu site, além de divulgar o seu consultório, que fica localizado em Bebedouro, uma cidade do interior de São Paulo.

Quando você usa palavras-chave como consultório dentista, dentista em São Paulo, implante dentário, entre outras palavras genéricas, pode fazer com que o paciente não consiga localizar a sua página – que precisa estar na primeira página do Google.

Afinal, existem muitos dentistas não só em São Paulo, como também em todo o Brasil e, além disso, a busca por esses termos é muito alta, tendo uma grande concorrência por elas.

Para que você consiga ser encontrado com mais facilitado, o recomendado é que você use as palavras-chave de cauda longa, que poderia ser assim:

dentista no interior de SP
consultório odontológico Bebedouro SP
fazer implante dentário em Bebedouro SP
quanto custa implante dentário em consultório no interior de São Paulo

Tais palavras têm um menor índice de procura do que as genéricas e, mesmo que pareça que elas não podem dar bons frutos para o seu negócio, essas palavras aumentam – e muito – as chances de novos pacientes encontrarem o seu consultório.

Veja 4 motivos para você começar a usar palavras-chave de cauda longa agora!

cauda longa

Pronto, definitivamente você sabe o que são as palavras-chave de cauda longa e, por isso, não precisa mais ter medo delas.

Para que você comece a usá-las de vez, separamos quatro bons motivos que vão diferenciar o seu site dos demais.

Veja agora:

Dar as respostas ao visitante

Quando você usa cauda longa, as respostas para os problemas de todos os seus visitantes podem ser respondidas mais rapidamente.

E isso significa que esses usuários podem clicar no seu link com maior probabilidade.

Assim, o caminho para que um visitante chegue, de fato, até os seus produtos ou serviços pode ser feito com menos obstáculos.

Custo-benefício

Apesar de parecerem frases, as long tail keywords se diferenciam das short tails (palavras que tem de uma a três palavras) e das head tails (que possuem uma palavra).

Isso porque as palavras-chave de cauda longa apresentam um maior número de cliques qualificados, uma vez que já respondem a muitas perguntas dos usuários.

Menor taxa de rejeição

A partir do momento em que você deixa a sua cauda longa otimizada, o índice de rejeição se torna menor.

Fora isso, você também tem a oportunidade ter os visitantes certos parados no seu site e adquirindo os seus produtos e serviços.

Maior busca no Google

Assim que você tem menor rejeição diante dos seus visitantes, o Google reconhece que você possui um bom site.

Desse modo, o crescimento pelo seu negócio é muito maior no Google, aumentando bastante o seu tráfego orgânico.

Já sabe o que são as palavras-chave de cauda longa? Então comece agora o seu sucesso!

De cara, a cauda longa pode ser um pouco esquisita, afinal, estamos nos deparando não com uma palavra, mas sim com uma frase.

Mas lembre que ela pode já responder a perguntas pertinentes de visitantes que realmente são qualificados para o seu negócio.

Por isso, comece agora mesmo a usar corretamente palavras-chave de cauda longa (long tail keywords) e impulsione o seu sucesso.

Quer saber mais? Então confira agora as melhores técnicas de marketing digital para implementar no seu empreendimento!

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