Você tem muitos casos de falsos positivos em suas vendas?

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Publicado: 5 de maio de 2022 | Atualizado: 5 de maio de 2022.

Se você possui muitos casos de falsos positivos em suas vendas, entenda que esse é um problema muito comum. No entanto, existem formas eficazes de reduzir o impacto negativo que isso causa sobre suas vendas.

Parte dos e-commerce e lojas físicas concedem crédito e realizam vendas contando com a sorte. Muitos não possuem meios de detectar se o comprador é realmente um cliente ou se é uma fraude. 

Por vezes, as soluções utilizadas para identificar fraudes não se mostram efetivas, pois acabam por barrar clientes legítimos.

Seja não identificando um fraudador ou barrando clientes legítimos, o prejuízo é sempre do lojista.

Quer entender mais sobre falsos positivos, como afetam as vendas e o que fazer para reduzi-los ou até mesmo eliminá-los? Acompanhe o artigo até o final!

O que são falsos positivos?

Falsos positivos são pedidos legítimos que, erroneamente, foram classificados como fraude pelo sistema utilizado para prevenção.

Reflita: em alguma tentativa de compra pela internet, você já incluiu todos os seus dados e informações do cartão de crédito, e mesmo assim, a operação foi recusada?

Essa situação geralmente ocorre por conta de erros nas regras de decisão ou falhas no próprio processo de Machine Learning.

Ou seja, um consumidor tentou realizar a compra em sua loja e a ferramenta contratada o classificou como fraudulento, não permitindo a operação.

As consequências desse equívoco são sentidas de forma significativa nas vendas. 

Como os falsos positivos afetam as vendas?

De forma clara, os falsos positivos impedem a realização das vendas a bons consumidores.

Um dos indicadores de que sua loja pode estar perdendo vendas é avaliar a taxa de chargebacks das operações de cartão de crédito.

Taxas de chargebacks muito baixas ou absolutamente estáveis, indica que o seu sistema de proteção pode estar barrando clientes legais e reduzindo o seu número de vendas. Ou seja, para reduzir o risco de chargebacks a parametrização das regras acaba excluindo bons clientes.

E, por consequência, está afetando a lucratividade do negócio e o seu crescimento. 

Claro que não queremos aumentar suas taxas de chargebacks! Um sistema eficiente de prevenção deve ter como objetivo otimizar a conversão do lojista, negando as compras suspeitas, mas permitindo que os consumidores legítimos adquiram os produtos. 

Assim, chargebacks deve sempre ser avaliado em conjunto com a taxa de conversão!

Até porque, quanto mais clientes bons são impedidos de realizar a aquisição, maior é o prejuízo financeiro, tanto a curto prazo, quanto a longo, pois esses consumidores não retornarão mais. 

Aliás, apesar dos problemas mencionados já serem motivo de grande preocupação, os falsos positivos ainda podem atravancar a sua loja de outras maneiras. 

Os problemas causados pelos falsos positivos

Como mencionamos no tópico anterior, os clientes que forem categorizados como falsos positivos não retornarão. Sua experiência de compra foi frustrante e, para alguns, pode-se dizer até que foi ofensiva.

Então, a imagem e a credibilidade da sua empresa perante esse consumidor passam a ser negativas. Porém, é muito provável que ele comente com amigos, familiares, poste na rede social e desaconselhe outras pessoas a comparem com você. 

Isso, sem contar que ele passará a comprar com o concorrente. E, caso ele possua um sistema que realmente funcione, esse cliente será um agente contrário forte ao seu negócio, ajudando ainda mais a loja adversária. 

Então, o que fazer para evitar tudo isso?

Como se proteger dos falsos positivos

Uma das principais formas de se proteger dos falsos positivos é recorrer a uma ferramenta antifraude. No entanto, apenas uma ferramenta completa no que se refere às funcionalidades é capaz de realizar a análise com a devida eficiência. 

Nesse sentido, é fundamental contar com um sistema que forneça não apenas a autenticação, como também validação e identificação do usuário que está adquirindo a mercadoria. 

Dessa forma, o negócio passa a ser apto a detectar padrões que indiquem possibilidade de fraude e chargebacks antes que eles ocorram, reduzindo assim o número de falsos positivos. 

Para isso, a ferramenta escolhida deve possuir as seguintes funcionalidades:

  • Integração com meios de pagamento e plataformas de E-commerce;
  • Fraudscoring;
  • Matriz de Regras;
  • Fingerprint: dados do dispositivo (Computador ou smartphone) que está efetuando a transação são capturados para averiguar se há histórico de fraudes;
  • Validação de e-mail, token e quiz;
  • Equipe especializada em prevenir fraudes atuando 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Juntas, essas funções fornecem:

  • proteção robusta – garantindo a segurança da loja, e eficiente, barrando apenas as transações que são realmente suspeitas. 
  • uma melhor experiência aos clientes, já que evita recusar bons consumidores e, consequentemente, reduzindo o impacto sobre as vendas