Veja como aumentar a conversão do carrinho de compra do seu e-commerce

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Publicado: 29 de agosto de 2018 | Atualizado: 17 de janeiro de 2020.

Já imaginou ter um carrinho de compra que anda rumo ao sucesso do seu e-commerce? Chegou a hora de conhecer as dicas para fazer seus visitantes não abandonarem o carrinho de compras e ter uma taxa de conversão surpreendente!

Para um gestor de e-commerce, o carrinho de compra é visto como um dos pontos principais na estrutura do negócio, afinal, é nessa etapa que o cliente concretiza a aquisição do produto. Ou seja, de fato é importante ter atenções voltadas ao processo decisório do possível cliente.

Isso porque, mesmo os consumidores mais decididos podem ter objeções no instante final da conclusão da compra, por isso, se você quer ter bons resultados é importantes planejar cada etapa desde o momento no qual ele começa administrar o carrinho.

Além disso, de acordo com pesquisas realizadas neste segmento, a “síndrome do carrinho abandonado” é de longe o principal problema no comércio eletrônico, trazendo complicações para os resultados das vendas on-line.

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Portanto o ponto crucial é que você como um bom gestor, deve estar por dentro de todas as técnicas existentes para deixar o usuário de olhos grudados no carrinho de compras sem sequer cogitar abandoná-lo!

Quer saber como fazer isso? É só vir com a gente descobrir, tin tin por tin tin, por meio deste conteúdo:

Por que é importante analisar e cuidar da taxa de conversão do seu carrinho de compra?

Entenda por que é importante cuidar do carrinho de compra

Bom, como vimos acima, o carrinho de compra é, literalmente, o condutor que levará o potencial cliente à concretização da venda.

Sendo assim, quando você avalia a taxa de efetividade ou abandono dele, torna-se possível identificar possíveis falhas ao longo das etapas e ajustá-las com o fim de entregar sempre o melhor e mais confortável ambiente online para seus visitantes.

Quando, porém, você não avalia esse número, acaba não tendo dados indicadores concretos para saber o por quê seus visitantes não estão chegando no degrau final: a compra.

Além disso, você acaba abrindo brechas para o sucesso da concorrência.

Isso porque, quando não se reverte as lacunas presentes no processo de compra da sua loja virtual, além de ter uma conversão e commerce baixa, os visitantes ao deixar seu canal certamente vão procurar por outra alternativa capaz de atender as objeções que não foram sanadas na sua página.

Mas se essa é a sua realidade, agora ela será deixada para trás! Pois vamos ao tópico seguinte conferir as dicas de como aumentar a conversão no seu carrinho de compra!

Veja dicas e aumente a taxa de conversão

Dicas para melhorar a conversão do carrinho de compra

Sim, vamos finalmente conhecer as dicas sobre conversão e commerce.

Por isso, papel e caneta na mão para anotar.

Vamos começar?

Estruture com muito cuidado e clareza a sua página de compras

A sua página de compras é o caminho a ser percorrido até a conclusão da venda. Ou seja, trata-se do ambiente no qual o visitante estará imerso conhecendo e analisando a sua proposta e marca.

Por isso, se ela não for muito bem planejada e estratégica alguns elementos podem passar despercebidos aos seus olhos, porém não pelos olhos do visitante.

Sendo assim, algumas dicas para otimizar o visual da sua página, de modo geral, são:

  • Imagens representativas profissionais
  • Descrição bem encorpada com detalhes minuciosos do produto ou serviço
  • Preço exibido de forma atraente e vantajosa
  • Design que dialogue com a sua identidade visual e valorize os pontos positivos da marca
  • Poucos ícones, somente os necessários e separados de maneira que não polua a visualização da página.

Apresente informações breves mas relevantes

Como dissemos no tópico de cima, a sua página de serviços é a porta de entrada para o relacionamento do cliente com você, por isso dedique muito atenção à construção dela.

Um dos pontos essenciais a ser bem elaborado são as informações presentes. Por mais que você queria exibir uma comunicação robusta e completa para interagir o máximo possível com o visitante, é preciso saber, literalmente, medir as palavras.

Isso porque o ambiente digital é um meio imediatista no qual as pessoas não estão dispostas a ficar muito tempo imersas na leitura de textos longos ou redundantes, principalmente se estamos falando de carrinho de compra. O possível cliente está focado apenas em saber se aquele produto é de qualidade e capaz de atender suas necessidades.

Sendo assim, foque apenas no que for relevante para ser exibido no breve espaço de tempo que o visitante estiver na sua página.

Priorize a apresentação de dados pontuais do seu produto, não esqueça da aba que fala sobre a sua marca, nesse campo, apresente somente os detalhes mais significativos da empresa, o ideal é que não ultrapasse 4 parágrafos.

Se você quiser mais dicas, confira o conteúdo sobre o que é marketing de conteúdo e veja dicas sobre como produzir um material relevante.

De modo geral, o objetivo é que o visitante consiga navegar pelas etapas de compra sem empecilhos que o distraiam fazendo-o abandonar o carrinho de compra.

Ah, e não se esqueça das informações de pagamento! Afinal é nessa parte que muitos possíveis clientes desistem do carrinho de compra. Por isso, destinamos um tópico somente para falar sobre isso mais adiante, continue por aqui e confira.

Como as promoções podem ser suas aliadas

Use as promoções como um gatilho para aumentar a conversão do carrinho de compra

Imagine um visitante que está prestes a largar o carrinho de compras mas se depara com um cupom de desconto que tem validade de 3 horas, com certeza ela será estimulado a não sair dali para não perder a oportunidade.

Por isso, a dica aqui é que você exiba estrategicamente as famosas e tão queridas promoções.

Dissemos estrategicamente porque elas devem ser apresentadas no momento certo, por exemplo, assim que o usuário adiciona um produto no carrinho de compra. Assim ele já tem um motivo claro desde o começo para não abandoná-lo.

Por fim, recomendamos fortemente que aproveite as datas sazonais. Dia como o das mães, das crianças, pais etc são ótimos momentos para oferecer estímulos promocionais para que seus visitantes presenteiem pessoas queridas e não deixem de lado o carrinho de compra.

Não faça perguntas demais. Questione apenas o necessário.

Esse é com certeza outro dos momentos que mais causam a desistência do carrinho de compras.

Isso porque aqui o visitante já está pronto para finalizar a aquisição do produto, mas se depara com inúmeras perguntas, como dados pessoais, as quais julga desnecessárias e por isso deixa para trás o carrinho de compra.

Por isso, a dica aqui é: se concentre em pedir apenas os dados cruciais para a conclusão da venda. Normalmente as informações relevantes nessa etapa são dados como nome completo, data de nascimento, números de documentos principais e do cartão de crédito.

Informações sobre pagamento pontuais e esclarecedoras

Essa parte também é muito importante, pois assim como você precisa das informações do cliente para concretizar a venda ele também precisa saber tudo sobre as formas e condições de pagamento.

Por isso, antes e mesmo depois de ele deixar os dados com você, detalhe como funciona o processo de pagamento: as opções de parcelamento, questões relacionadas a juros, alternativas como pagamento por meio de boleto, por exemplo.

Dessa maneira você não corre o risco de ver seu visitante deixar o carrinho de compra porque não teve todas as dúvidas esclarecidas.

Exiba avaliações de outros compradores

Por último, e não menos importante, destacamos como pode ser positivo para a sua conversão e commerce exibir comentários de clientes satisfeitos.

Isso porque nem todos os seus visitantes estão completamente decididos sobre o que querem comprar, ou não estão 100% convencidos da qualidade do produto,

Mas quando, no meio do caminho, eles se deparam com depoimentos positivos de pessoas que já experimentaram o produto, as chances de ele confiar na marca e se estimular a comprar são maiores.

Assim o carrinho de compras permanecerá ao seu lado sempre!

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Já sabe como fazer seus clientes não desistirem do carrinho de compra? Veja sua conversão e-commerce decolar!

E então, já está mestre na missão de fazer seus visitantes não abandonarem o carrinho de compras?

Não temos dúvidas que sim. Afinal vimos juntos ao longo deste conteúdo a importância de analisar a sua taxa de conversão no carrinho de compras e, não somente observar, também agir para potencializar esse número.

Para isso, conhecemos a importância de estruturar estrategicamente a página de compras da sua loja virtual se concentrando em apresentar informações breves e relevantes.

Vimos ainda que é essencial não sufocar o visitante com perguntas desnecessárias e como é importante apresentar informações sobre pagamento pontuais e esclarecedores. Além disso, lembre-se de usar promoções a seu favor!

Sendo assim, agora deixemos para trás a realidade de uma baixa taxa de conversão do carrinho de compra, afinal, você já pode pôr em prática as dicas aprendidas aqui e em nosso conteúdo sobre vendas online para ver o carrinho de compras do seu e-commerce andar rumo ao sucesso.

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