8 dicas para você criar a campanha de dia dos pais ideal em 2023 e converter leads em clientes

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de julho de 2023 | Atualizado: 11 de julho de 2023.

Uma campanha de dia dos pais bem feita é obrigação para empresas que buscam lucrar em uma das datas comerciais mais prolíficas do calendário. É preciso pensar na mensagem certa para captar o público e converter leads em clientes da sua marca.

Sempre que o mês de agosto se aproxima, inúmeras empresas começam a se movimentar para criar ações eficazes para o dia dos pais.

Afinal, trata-se da data comercial mais importante do período – com grande potencial de vendas para as marcas mais engajadas.

Sendo assim, pensar em uma boa campanha de dia dos pais para sua empresa pode fazer toda a diferença.

Pense conosco: no contexto da pandemia, que impactou consideravelmente o comércio nos anos de 2020 e 2021 (em 2022 também, mas em menor escala), o comércio eletrônico cresceu de maneira exponencial.

A partir disso, as ações de marketing digital ganharam uma importância jamais vista, especialmente em datas comemorativas. As pessoas preferem comprar pela internet, e sua empresa precisa estar preparada para isso.

Portanto, continue a leitura do nosso conteúdo e saiba como criar a melhor campanha de dia dos pais para a sua empresa. A seguir, separamos os principais tópicos do conteúdo para aprimorar sua experiência:

Dia dos pais 2023: o que esperar do mercado?

Antes de falarmos sobre o que você precisa para criar uma campanha engajadora, vamos entender o contexto do dia dos pais no comércio eletrônico.

Segundo a Lett, o faturamento do e-commerce atingiu um faturamento de R$5,9 bilhões em 2022. Além disso, o Ticket Médio foi de R$425, um número bastante expressivo. 

Os números são um pouco inferiores aos de 2021, que resultaram em uma receita de R$6,2 bilhões para o varejo digital e um ticket médio 7% superior

Apesar da leve queda no faturamento, já é certo que o dia dos pais é garantia de sucesso e vendas para as empresas mais bem preparadas. 

Seja qual for o seu porte, segmento ou modelo de negócio, existe a campanha de dia dos pais certa te esperando para engajar sua audiência. Então, vamos saber como chegar lá!

Pai abraçando a filha, que está em suas costas. Ambos estão sorrindo.

8 Dicas para fazer a campanha de dia dos pais ideal

Agora, sim: vamos às 8 dicas mais valiosas para você criar boas campanhas de dias dos pais e aumentar as vendas. 

1 – Aposte sempre nas redes sociais!

Pode até parecer óbvio, seu negócio precisa ocupar as redes sociais. Tendo em vista que bilhões de pessoas acessam ao menos um desses canais todos os dias, fica mais fácil entender a importância desse trabalho. 

No contexto do dia dos pais, existem alguns formatos que costumam funcionar super bem: sorteios/concursos e cartões com homenagens. 

No caso dos sorteios/concursos, use e abuse da criatividade. Você pode criar um post pedindo que seus seguidores simplesmente curtam, sigam seu perfil e comentem marcando três pessoas para concorrer a um prêmio especial. 

Ou você pode ir além e fazer um concurso estimulando a audiência a contar suas melhores histórias com seus pais e determinar uma forma de premiar a melhor de todas.

Seja como for, esse é o recurso ideal para estimular o engajamento do público e colocar sua marca na boca do povo durante o dia dos pais. 

Além disso, o clássico cartão de feliz dia dos pais não pode ficar de fora! Ele estimula seus seguidores a compartilhar e parabenizar seus pais, sendo necessário incluir o logotipo da sua marca na arte do post.

A ideia é transmitir uma mensagem singela e importante e, ao mesmo tempo, gerar consciência de marca

2 – Crie conteúdos temáticos

Boa parte de quem faz compras no dia dos pais costuma pesquisar ideias de presentes na internet. Sendo assim, é preciso se adiantar em relação a isso e preparar conteúdos temáticos, como as tradicionais listas com sugestões de presentes! 

Aproveite, também, para fazer tutoriais sobre os produtos da sua loja, amarrando a ideia de presente com um guia prático de como usá-lo.

Essas são apenas duas das diversas ideias de conteúdo relevante para o dia dos pais que você pode integrar à sua produção. A ideia é que você tire proveito das oportunidades que essa data apresenta, e a produção de conteúdo temático é essencial! 

3 – Tenha um calendário editorial

O calendário editorial de uma empresa é um documento que determina todos os aspectos da sua produção de conteúdo. Isso inclui:

  • Responsáveis pela produção e divulgação;
  • Temas e formatos;
  • Datas e horários;
  • Frequência de publicação.

Essa organização é um aspecto importante da sua campanha de dia dos pais, já que te ajuda a veicular a mensagem certa no momento adequado. 

Com isso, quando o momento chegar, seu público-alvo já terá sido impactado positivamente, resultando em mais vendas e engajamento. 

Outro aspecto importante do calendário editorial é a facilidade de dialogar com os públicos em diferentes etapas do funil de vendas

Isso permite trabalhar com toda sua base de leads e visitantes, dos que estão perto da decisão de compra aos que acabaram de conhecer sua marca.

4 – Adote a identidade visual do dia dos pais

Essa dica vale especialmente para o seu site institucional, mas também para os demais canais de divulgação – como as mídias sociais. 

Ao adotar uma identidade visual temática para o dia dos pais, você transmite credibilidade e prepara o consumidor para o que está por vir. Isso facilita a adesão às suas ofertas, já que aprimora a experiência do cliente. 

Portanto, faça mudanças estratégicas no layout do site, anunciando as promoções de dia dos pais que se aproximam. Isso dará ao cliente em potencial uma razão para retornar quando a data chegar – ou até mesmo se antecipar e concluir uma compra ali mesmo.

Além disso, crie e-mails personalizados, além de alterar suas imagens de perfil e de capa nas redes sociais, se julgar necessário. 

Quanto maior for a personalização dos seus ambientes, mais o cliente se sentirá acolhido e incentivado a comprar de você no período. 

5 – Crie páginas de vendas

Ainda na temática de identidade visual, uma landing page exclusiva com ofertas de dia dos pais também é uma boa pedida. 

Assim, você constrói um ambiente pensado exclusivamente para incluir ofertas personalizadas para atrair a atenção de leads e clientes. 

Esse recurso é importante para facilitar a vida de usuários que já estejam decididos a comprar. Por isso, pense bem nas promoções que serão incluídas e prepare uma página de vendas para lucrar o máximo possível no dia dos pais! 

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

6 – Invista em campanhas pagas

Os anúncios pagos são um meio bastante eficaz de conquistar mais vendas para sua empresa durante o dia dos pais. 

Incluir uma verba de mídia paga no seu planejamento significa maximizar seus retornos imediatos e atingir um número ainda maior de pessoas interessadas nas suas soluções.

Google Ads, Facebook Ads e TikTok Ads são algumas das principais ferramentas de campanhas pagas do mercado e têm funções valiosas. 

Nelas, é possível segmentar seus anúncios por:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Escolaridade;
  • Região.

7 – Não esqueça do email marketing

O email segue sendo um dos canais mais sólidos para apostar em estratégias de marketing. E quando pensamos em boas formas de nutrir seus leads durante o dia dos pais, ele aparece no topo da lista.

Um contato que já demonstrou interesse na sua marca pode – e deve – ser alimentado com bons conteúdos por email para continuar avançando na jornada de compra. 

No contexto da campanha de dia dos pais, é possível compartilhar diversos conteúdos (como blogposts, cartões e promoções exclusivas) com esse mesmo intuito. 

Então não caia na armadilha de pensar que o email marketing ficou no passado. Ele segue relevante como nunca e pode aumentar seu faturamento de forma exponencial no dia dos pais!

8 – Faça promoções!

Promoções exclusivas são excelentes maneiras de estimular vendas em períodos comemorativos. 

Portanto, ofereça cupons e descontos estratégicos. Além disso, estabeleça uma política de desconto progressivo para premiar os clientes que decidirem gastar mais na sua loja.

Ao unir boas ofertas, conteúdos valiosos e uma identidade visual dedicada, sua campanha de dia dos pais tem tudo para decolar. 

Pacotes de presentes e balões azuis amarrados a um dos pacotes, representando presentes de dia dos pais

Veja 5 campanhas de dia dos pais de sucesso para se inspirar

O que é melhor para te ajudar a construir uma campanha de dia dos pais de sucesso do que exemplos práticos que funcionaram super bem nos últimos anos?

1 – Americanas

Esta campanha das Americanas mostra uma filha presenteando o pai biológico e o padrasto, mostrando que há diferentes maneiras de ser pai, não apenas a mais tradicional. Confira:

2 – Carrefour

A campanha do hipermercado transmite a mensagem de que cada segundo da paternidade é especial, e que os filhos são o maior presente que um pai poderia ter. Veja na íntegra: 

3 – Natura

A campanha da Natura coletou depoimentos de filhos sobre seus pais e transmitiu em estádios de futebol para que eles pudessem assistir juntos às homenagens. Veja como ficou:

4 – Telhanorte

Já a Telhanorte apostou em uma mensagem de que cada pedaço de sua casa é parte importante da relação entre pais e filhos. Assista: 

5 – Hering

A marca de roupas reforçou a importância de ser um homem de palavra, especialmente com os filhos, e sempre cumprir suas promessas.

Engaje e converta sua audiência no dia dos pais!

Um público engajado é um público que converte. Ou seja, se você criar campanhas de dia dos pais capazes de impactar sua audiência, a tendência é vender e lucrar bastante no dia dos pais.

É por isso que, neste conteúdo, trouxemos 8 dicas especiais para você criar ações bem elaboradas para o dia dos pais e tirar proveito do boom comercial do período.

Aproveite ao máximo as dicas que descrevemos nos tópicos acima para construir uma campanha capaz de alcançar esse objetivo.

Gostou do que leu? Então continue no nosso blog para conferir centenas de outros materiais como este.

E-book da Ideal Marketing com dicas para produzir vídeos de qualidade para o seu negócio

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!