Buzz Marketing e Marketing Viral: conheça as estratégias do momento
Publicado: 15 de outubro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.
Buzz Marketing e Marketing Viral são duas estratégias que apresentam semelhanças, mas objetivos completamente diferentes. Só quem sabe como tirar o melhor de cada uma delas consegue aproveitar toda a força da sua audiência.
O grande sonho das empresas é que seus produtos e serviços passem a ser divulgados espontaneamente por seus consumidores.
E foi por conta dessa necessidade que estratégias como o Buzz Marketing e Marketing Viral, que aparecem como alternativa para quem quer estar na boca do povo.
A partir disso, você passa a encontrar novos caminhos para o seu empreendimento conquistar o espaço que sempre sonhou no mercado.
Então, se quiser saber mais sobre como deixar a sua marca em evidência entre o seu público, saiba agora o que é Buzz Marketing e Marketing Viral!
O que é Buzz Marketing?
Já pensou ouvir as pessoas falando do produto ou serviço da sua empresa quase que o tempo todo? Pois saiba que o Buzz Marketing é a estratégia ideal para isso!
Isso porque ele tem como foco principal a visibilidade da marca, e não a venda de um determinado item.
E quando o seu empreendimento alcança um reconhecimento social positivo, as chances de gerar mais leads (que são os potenciais consumidores do seu negócio) são bem maiores.
Não à toa, o nome da estratégia está ligada com o termo em inglês buzz, que significa “burburinho” ou ainda “rumor”.
Ou seja, se você deseja criar um estímulo para que as pessoas falem da sua marca com frequência, foque os seus trabalhos na estratégia do Buzz Marketing.
Pronto, agora você já sabe o que é Buzz Marketing! Por isso, vamos te mostrar o que é Marketing Viral!
O que é Marketing Viral?
O Marketing Viral é a estratégia que tem o intuito de viralizar alguma campanha.
Não à toa, ele é encontrado principalmente em estratégias de criação de conteúdos de relevância sobre um determinado segmento.
Mas para que isso seja concretizado, é necessário ponderar se a peça criada está de acordo com as preferências do público ao qual ela será destinada.
Se sim, as suas chances de cair nas graças do povo e fazer com que ele divulgue a sua mensagem são gigantes.
E o melhor de tudo: você acaba não tendo custo nenhum com isso!
Depois de aprender o que é Buzz Marketing e Marketing Viral, agora é hora de entender finalmente suas diferenças. Vamos lá?
Conheça as diferenças entre Buzz Marketing e Marketing Viral
Buzz Marketing e Marketing são duas estratégias bastante parecidas, não é mesmo? Afinal, ambas possuem como o foco o compartilhamento da sua marca.
Porém, há diferenças bem marcantes entre o Buzz Marketing e Marketing Viral.
A primeira delas é que o Buzz Marketing centra as suas ações no diálogo entre consumidores a respeito de uma determinada marca, enquanto o Marketing Viral repassa as suas mensagens de forma espontânea.
Por isso, os resultados encontrados entre Buzz Marketing e Marketing Viral são bem diferentes.
Isso porque no Buzz Marketing surge o desejo de fazer com que a sua marca tenha um valor social de relevância, capaz de gerar discussão entre mídia e pública.
Enquanto isso, no Marketing Viral o desejo é de alcançar o maior número de pessoas possível em pouco tempo.
Além disso, uma grande diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral é o controle que a sua marca pode obter de cada estratégias.
No Buzz Marketing, por exemplo, toda a discussão sobre a sua marca é controlada, enquanto no Marketing Viral, mesmo que haja um planejamento por trás dele, as respostas acabam sendo mais naturais.
Conseguiu entender a diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral? Então chegou o momento de saber o motivo de utilizar essas duas estratégias no negócio.
Entenda por que você precisa investir em Buzz Marketing e Marketing Viral
Bom, agora que você sabe o que é Buzz Marketing e Marketing Viral, fica mais fácil conhecer bons motivos de investir nessas duas estratégias.
Para ficar mais fácil, resolvemos separar essas vantagens por metodologia escolhida. Então, vejamos:
Buzz Marketing
Quando você sabe o que é Buzz Marketing, fica mais simples criar uma estratégia baseada no conceito de gerar valor social à sua marca, garantindo ótimos benefícios.
Além disso, seus principais são:
1. Credibilidade
Quando a sua marca consegue iniciar uma conversação entre as pessoas, fica muito mais fácil conseguir divulgação boca a boca.
Desse modo, quando um novo cliente pensar em ir até a sua loja comprar um produto ou serviço da sua empresa, ele estará seguindo a recomendação de um amigo.
2. Custo baixo
Com o Buzz Marketing a sua empresa garante um crescimento natural, pois não visa pagar outras pessoas para discutir a respeito do que você oferece ao mercado.
Até porque essa estratégia busca ao máximo ser efetivo no quesito engajamento orgânico, que você pode conhecer um pouco melhor por meio deste conteúdo sobre como trazer visitantes orgânicos para o seu site e gerar vendas mesmo sem ter e-commerce.
Marketing Viral
Você sabe bem o que é Marketing Viral, mas para adotá-lo à sua estratégia é necessário reconhecer as suas vantagens. Por isso, veja só:
1. Popularidade
Com essa estratégia, os conteúdos da sua marca conseguem se tornar populares entre as pessoas, uma vez que eles foram compartilhados de forma “viral”.
Alcançado tal resultado, as chances de garantir um aumento na cartela de clientes acaba se tornando bem maior.
2. Pouco investimento
Assim como no Buzz Marketing, não é preciso gastar rios de dinheiro para alcançar diversas pessoas, já que não é necessário pagar para ter um espaço na mídia.
Portanto, se o seu foco é alcançar o maior número de pessoas, elabore uma boa estratégia de Marketing Viral.
Já sabe o que é Buzz Marketing e Marketing Viral? Então chegou o momento de destacar o seu negócio!
Neste conteúdo você soube o que é Buzz Marketing e Marketing Viral, conheceu as suas diferenças e as principais vantagens que cada estratégia pode oferecer ao seu empreendimento.
Provavelmente, você deve estar se perguntando qual dessas ações pode ser a melhor para os resultados de um empreendimento.
Para a sua sorte, a resposta é bem simples: as duas.
Isso porque, você é capaz de misturar estratégias e potencializar cada vez mais os resultados do seu negócio com o Marketing Digital.
E para facilitar essa tarefa, conheça os principais tipos de marketing do mercado atual.
Bons negócios!