O que é Branded Content o e como criar conteúdos de marca
Branded Content é a estratégia de criação de conteúdo valioso relacionado ao universo de uma marca focado em seu público-alvo. Ele pode ser aplicado em diversos canais e formatos para informar, engajar e converter usuários.
O público da era digital quer interagir e criar relações mais dinâmicas com as empresas que consome. A antiga publicidade, invasiva e unilateral, perdeu o poder de persuasão com o consumidor e espaço no mercado.
Nesse cenário, o Branded Content vem se destacando entre as estratégias de Marketing Digital. Essa estratégia é a produção de conteúdos que construam a autoridade da marca e fortaleçam sua relação com o seu público.
O conteúdo de marca busca gerar valor, estabelecer conexões e transmitir a visão da empresa. Dessa forma, a comunicação com os consumidores é mais significativa e fluida.
Quer saber mais sobre Branded Content, conceito, vantagens e como fazer? Continue lendo este artigo que preparamos para você.
O que é Branded Content?
Podemos traduzir Branded Content como “conteúdo de marca”, mas nem todo conteúdo produzido por uma empresa pode ser definido dessa maneira.
O Branded Content está relacionado ao universo de uma marca e precisa ter qualidade e relevância. Além disso, o foco de cada produção tende a variar.
Essa estratégia funciona com a criação de materiais para divulgar sua marca sem anunciar produtos ou serviços.
Você pode criar conteúdos para defender posicionamentos, informar e divertir. Tudo isso agrega valor ao usuário e aumenta suas chances de gerar leads qualificados para o seu funil de vendas.
O Branded Content pode ser feito em uma variedade de formatos e veiculado em inúmeras plataformas.
Para saber as melhores opções para produzir e divulgar conteúdo de marca, estude a persona e identifique as preferências dos seus clientes.
Como criar conteúdo de marca?
A produção de Branded Content realmente relevante requer uma atenção especial a alguns fatores.
Primeiramente, a dinâmica do Marketing Digital é mais ágil que a do tradicional. Com isso, há menos tempo para planejar uma campanha assertiva.
No entanto, é preciso ficar atento à reação da audiência em relação ao que você produziu e tomar ações para manter as pessoas interessadas no seu conteúdo.
Assim, o que acontece depois que você divulga o Branded Content é muito importante para o sucesso da estratégia.
Compreenda as reações do público ao material publicado e crie artifícios para mantê-lo atrativo pelo máximo de tempo que puder.
Surpreenda a audiência
Quando se fala em Branded Content, o elemento surpresa é fundamental.
Surpreender as pessoas com um conteúdo que quebra expectativas é uma maneira eficaz de gerar visualizações e colocar seu material “na boca do povo”.
Afinal, esse é um dos maiores objetivos do conteúdo de marca: viralizar. Quanto mais popular e positivamente divulgado ele for, melhor para você.
Por esse motivo, muitas empresas estão recorrendo a conteúdos engraçados e divertidos. Eles despertam o interesse da audiência e, quando bem feitos, viram assunto nas mídias sociais.
E por falar nelas, as redes são essenciais para o sucesso do Branded Content. Se o conteúdo é mal feito, não será passado adiante e irá perder relevância rapidamente.
Mas se a ação for certeira e impactar a audiência de forma positiva, a sua marca ganha força e pode até virar referência no assunto em questão.
A diferença entre Branded Content e Marketing de Conteúdo
Branded Content e Marketing de Conteúdo são estratégias diferentes. O produto principal de ambos é o mesmo, mas os direcionamentos são distintos.
O foco do Branded Content está em divulgar e posicionar a marca. Esse pode ser um dos recursos do Marketing de Conteúdo, mas a estratégia vai muito além disso.
Você pode planejar ações de Content Marketing para:
- Engajar a audiência;
- Estabelecer autoridade em um assunto;
- Educar o usuário sobre o produto;
- Gerar leads;
- Atrair parcerias.
Além das diferenças de planejamento, o Marketing de Conteúdo busca influenciar ativamente um impulsionamento nas vendas. O Branded Content pode ter esse efeito, mas de forma indireta.
Cases de sucesso de Branded Content
Até aqui, abordamos o conceito de Branded Content e falamos sobre como colocá-lo em prática.
Então vamos alguns dos maiores cases de sucesso da estratégia nos últimos anos para você se inspirar:
Campanha “Real Beauty Sketches” da Dove
Esse é um dos maiores cases de sucesso de Branded Content nos últimos anos. O vídeo começa com uma mulher descrevendo a própria aparência enquanto um artista forense desenha seu retrato falado.
No segundo momento do vídeo, uma outra mulher a descreve para o desenhista, que faz o segundo retrato.
Quando eles terminam, percebemos que a visão de uma outra pessoa sobre ela foi mais bonita, alegre, positiva.
Dessa forma, a campanha serviu para conscientizar mulheres que os padrões de beleza impostos pela sociedade podem criar percepções negativas sobre suas aparências.
Como a maior parte do público da Dove é feminino, a ação teve grande relevância e serviu como uma forma da marca se posicionar em favor de uma pauta importante.
O resultado: o primeiro vídeo da Real Beauty Sketches fez sucesso imediato, e já possui mais de 70 milhões de visualizações no YouTube.
Campanha “O natal sempre encontra o caminho” da Coca-cola
Quando se fala em branded content, a coca-cola é uma das primeiras marcas que vêm à mente.
Os esforços da empresa para compartilhar seus valores com o público são bastante conhecidos. Ela produz vídeos temáticos para diversas épocas do ano, mas o natal sempre recebe uma atenção especial.
Em 2022, a marca criou a campanha “o natal sempre encontra o caminho”. O vídeo acompanha um homem fazendo compras para preparar uma ceia de natal e receber sua família.
A todo momento ele está acompanhado pela mãe, que participa ativamente do processo com dicas e sugestões.
Mas o final do vídeo revela que, na verdade, a presença da mãe são lembranças, indicando que aquele é o primeiro natal que ele passa sem ela.
A campanha serviu para reforçar ideais de família, união, amor e carinho por parte da empresa e já conta com quase 1 milhão de visualizações no YouTube.
A hora de criar bons conteúdos para sua marca é agora!
Nesse artigo você aprendeu o conceito de Branded Content, os conteúdos relacionados à sua marca para se posicionar e construir autoridade.
Também abordamos os benefícios de investir nessa estratégia e as diferenças para o Marketing de Conteúdo.
Finalizamos com dicas de como colocar tudo o que foi falado em prática na sua empresa e cases de sucesso para te inspirar.
Com isso, você tem o que precisa para divulgar sua marca com inteligência e aprimorar a estratégia de marketing digital.
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